Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID: DIAS DE LUTA DIAS DE GLÓRIA, UMA ANALOGIA A MÚSICA DE CHARLIE BROWN JR.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, GRUPO FOCAL, PIBID, DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84942
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 338
    "titulo" => "PIBID: DIAS DE LUTA DIAS DE GLÓRIA, UMA ANALOGIA A MÚSICA DE CHARLIE BROWN JR."
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) CAMPUS CAJAZEIRAS- PB PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PARTICIPANTES. O PIBID, CRIADO NO ANO DE 2007 E COORDENADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), OFERECE A APROXIMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA COM ALUNOS QUE CURSAM LICENCIATURAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, VISANDO ANTECIPAR O VÍNCULO DO LICENCIANDO COM A ESCOLA E O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ ESCOLA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO OUVIR E DISCUTIR AS CONVERGÊNCIAS E AS TENSÕES EXPERIENCIADOS PELOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID. NESSE CONTEXTO, DESENVOLVEMOS UMA ANALOGIA BASEADA NA MÚSICA DE CHARLIE BROWN JR. INTITULADA “DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA”, PROPONDO, ASSIM, PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. A PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA EM UMA ABORDAGEM NA MODALIDADE DE GRUPO FOCAL. ESTA METODOLOGIA CONSTITUI-SE NUMA ESPÉCIE DE PESQUISA/ENTREVISTA EM GRUPO, CAPAZ DE REUNIR DIFERENTES OPINIÕES E DISCUSSÕES ACERCA DO TEMA PROPOSTO E APLICADOS AOS INTERLOCUTORES DA PESQUISA. CARACTERIZA-SE TAMBÉM COMO UM ESTUDO DE CASO, POIS DISCUTIREMOS A RESPEITO DE UMA AMOSTRA, OU SEJA, UMA PARCELA DOS PARTICIPANTES DO PIBID DA ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL MATIAS DUARTE ROLIM, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. O EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO VERSA SOBRE A RELEVÂNCIA DA PROFISSÃO DOCENTE E O VALOR DO PIBID NA VIDA DOS SUJEITOS, FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTUDO DIALOGA COM AUTORES COMO FREIRE (1992), TARDIF (2002), KAERCHER (2010), PESSOA (2017) E SILVA, F. (2017).  PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DA PESQUISA ANALISAMOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS SEIS BOLSISTAS E DOIS VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA. COMO RESULTADO, OS DEPOIMENTOS DOS INTERLOCUTORES FORAM DE DIFICULDADES EM SUA TRAJETÓRIA ATÉ A UNIVERSIDADE, DIFICULDADE FINANCEIRA, FAMILIAR, SOCIAL ETC. A MAIORIA NÃO RESIDE NO MUNICÍPIO ONDE SE ENCONTRA A UNIVERSIDADE, FATO DESFAVORECEDOR. A ESCOLHA PELO CURSO NÃO FOI A PRIMEIRA OPÇÃO DE TODOS, LOGO, TIVERAM QUE SE “APAIXONAR” PELA GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM MEIO AS AULAS, AVALIAÇÕES E TRABALHOS DEMANDADOS DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. SE ENCONTRAR COMO UM (A) GEOGRAFO (A) LOGO NO INÍCIO DE UM CURSO DE LICENCIATURA, ACONTECEU COM BOA PARTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, E O PIBID AJUDOU A ESCLARECER, O QUE É A DOCÊNCIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA. OCORRERAM TAMBÉM PERCALÇOS DA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE DEVIDO ÀS DIFICULDADES FINANCEIRAS, A INSUFICIÊNCIA DE BOLSAS QUE PUDESSEM AUXILIAR NAS DESPESAS OBTIDAS EM FUNÇÃO DO DESLOCAMENTO OU PERMANÊNCIA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS- PB.  POR UNANIMIDADE, OS DISCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA DECLARARAM TEREM ENFRENTADO INÚMEROS DESAFIOS E CONQUISTAS, E DEFENDERAM QUE TODOS OS LICENCIADOS DEVERIAM TER ACESSO AO PIBID. REFLETIRAM TAMBÉM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESISTIR FRENTE AOS CONTÍNUOS ATAQUES A SUA EXISTÊNCIA, E CONSIDERARAM QUE OS IMPACTOS EXITOSOS DEVEM CONTINUAR E AUXILIAR NA INICIAÇÃO DA DESAFIADORA CARREIRA COMO PROFESSOR. NOS DEPOIMENTOS ENCONTRAMOS DIFICULDADES DEVIDO A MODALIDADE REMOTA INSTALADA NOS CENTROS EDUCACIONAIS (UNIVERSIDADE E ESCOLA), DEVIDO ÀS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NECESSÁRIAS, A FIM DE COMBATER A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19 (SARS-COV-2). DIFICULDADES COM CONEXÃO PARA ACESSO À INTERNET, EQUIPAMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE ESPAÇO PARA ESTUDO, BARULHO, DENTRE OUTROS; A QUANTIDADE EXACERBADA DE MATERIAL PARA LEITURA, ANÁLISE E REUNIÕES/DISCUSSÕES; JUNTANDO-SE AOS MATERIAIS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA; ATRASO DA BOLSA; CRISES DE ANSIEDADE INTENSIFICADAS PELA PANDEMIA; CONTATO LIMITADO COM A ESCOLA E OS ALUNOS: ESTES FORAM PERCALÇOS DESTACADOS PELOS PARTICIPANTES. LOGO, OS “DIAS DE LUTAS” APARECIAM NOTORIAMENTE NAS DECLARAÇÕES DOS INTERLOCUTORES. OS “DIAS DE GLÓRIA” FORAM EXPRESSOS NAS FALAS ACERCA DE COMO PIBID OFERECEU AUTONOMIA ACADÊMICA, INTELECTUAL E FINANCEIRA. OS ALUNOS TAMBÉM RELATARAM QUE A PARTIR DO PIBID DESENVOLVERAM UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE DO ENSINO DE GEOGRAFIA, VISÃO ESSA NÃO ALCANÇADA NO CURSO DE LICENCIATURA. POR FIM, HOUVERAM DEPOIMENTOS E REFLEXÕES CAPAZES DE EXPLICITAR O QUANTO O PAPEL DO PIBID É IMPORTANTE NA VIDA DAQUELES QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA. CONSIDERANDO O TEOR DAS DECLARAÇÕES, DISCUSSÕES E LEITURAS, ELAS NOS PERMITEM “ESPERANÇAR”, REMETENDO ÀS IDEIAS DE FREIRE (1992), UM FUTURO MELHOR MEDIANTE O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO, DA GEOGRAFIA E AS INÚMERAS FERRAMENTAS E OPORTUNIDADES NECESSÁRIAS PARA MUDANÇAS POSITIVAS NA NOSSA SOCIEDADE. DESSA FORMA, NÃO SÓ TRANSFORMANDO, MAS REVOLUCIONANDO. COM ESSA PESQUISA, ESPERAMOS CONTRIBUIR COM AS DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE, COLABORANDO EM NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO PESQUISADORES E FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, GRUPO FOCAL, PIBID, DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID338_26102021160828.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDERLAM ORIEL SOARES BANDEIRA "
    "autor_nome_curto" => "ORIEL"
    "autor_email" => "orielsoares41@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84942
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 338
    "titulo" => "PIBID: DIAS DE LUTA DIAS DE GLÓRIA, UMA ANALOGIA A MÚSICA DE CHARLIE BROWN JR."
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) CAMPUS CAJAZEIRAS- PB PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PARTICIPANTES. O PIBID, CRIADO NO ANO DE 2007 E COORDENADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), OFERECE A APROXIMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA COM ALUNOS QUE CURSAM LICENCIATURAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, VISANDO ANTECIPAR O VÍNCULO DO LICENCIANDO COM A ESCOLA E O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ ESCOLA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO OUVIR E DISCUTIR AS CONVERGÊNCIAS E AS TENSÕES EXPERIENCIADOS PELOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID. NESSE CONTEXTO, DESENVOLVEMOS UMA ANALOGIA BASEADA NA MÚSICA DE CHARLIE BROWN JR. INTITULADA “DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA”, PROPONDO, ASSIM, PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. A PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA EM UMA ABORDAGEM NA MODALIDADE DE GRUPO FOCAL. ESTA METODOLOGIA CONSTITUI-SE NUMA ESPÉCIE DE PESQUISA/ENTREVISTA EM GRUPO, CAPAZ DE REUNIR DIFERENTES OPINIÕES E DISCUSSÕES ACERCA DO TEMA PROPOSTO E APLICADOS AOS INTERLOCUTORES DA PESQUISA. CARACTERIZA-SE TAMBÉM COMO UM ESTUDO DE CASO, POIS DISCUTIREMOS A RESPEITO DE UMA AMOSTRA, OU SEJA, UMA PARCELA DOS PARTICIPANTES DO PIBID DA ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL MATIAS DUARTE ROLIM, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. O EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO VERSA SOBRE A RELEVÂNCIA DA PROFISSÃO DOCENTE E O VALOR DO PIBID NA VIDA DOS SUJEITOS, FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTUDO DIALOGA COM AUTORES COMO FREIRE (1992), TARDIF (2002), KAERCHER (2010), PESSOA (2017) E SILVA, F. (2017).  PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DA PESQUISA ANALISAMOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS SEIS BOLSISTAS E DOIS VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA. COMO RESULTADO, OS DEPOIMENTOS DOS INTERLOCUTORES FORAM DE DIFICULDADES EM SUA TRAJETÓRIA ATÉ A UNIVERSIDADE, DIFICULDADE FINANCEIRA, FAMILIAR, SOCIAL ETC. A MAIORIA NÃO RESIDE NO MUNICÍPIO ONDE SE ENCONTRA A UNIVERSIDADE, FATO DESFAVORECEDOR. A ESCOLHA PELO CURSO NÃO FOI A PRIMEIRA OPÇÃO DE TODOS, LOGO, TIVERAM QUE SE “APAIXONAR” PELA GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM MEIO AS AULAS, AVALIAÇÕES E TRABALHOS DEMANDADOS DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. SE ENCONTRAR COMO UM (A) GEOGRAFO (A) LOGO NO INÍCIO DE UM CURSO DE LICENCIATURA, ACONTECEU COM BOA PARTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, E O PIBID AJUDOU A ESCLARECER, O QUE É A DOCÊNCIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA. OCORRERAM TAMBÉM PERCALÇOS DA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE DEVIDO ÀS DIFICULDADES FINANCEIRAS, A INSUFICIÊNCIA DE BOLSAS QUE PUDESSEM AUXILIAR NAS DESPESAS OBTIDAS EM FUNÇÃO DO DESLOCAMENTO OU PERMANÊNCIA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS- PB.  POR UNANIMIDADE, OS DISCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA DECLARARAM TEREM ENFRENTADO INÚMEROS DESAFIOS E CONQUISTAS, E DEFENDERAM QUE TODOS OS LICENCIADOS DEVERIAM TER ACESSO AO PIBID. REFLETIRAM TAMBÉM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESISTIR FRENTE AOS CONTÍNUOS ATAQUES A SUA EXISTÊNCIA, E CONSIDERARAM QUE OS IMPACTOS EXITOSOS DEVEM CONTINUAR E AUXILIAR NA INICIAÇÃO DA DESAFIADORA CARREIRA COMO PROFESSOR. NOS DEPOIMENTOS ENCONTRAMOS DIFICULDADES DEVIDO A MODALIDADE REMOTA INSTALADA NOS CENTROS EDUCACIONAIS (UNIVERSIDADE E ESCOLA), DEVIDO ÀS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NECESSÁRIAS, A FIM DE COMBATER A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19 (SARS-COV-2). DIFICULDADES COM CONEXÃO PARA ACESSO À INTERNET, EQUIPAMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE ESPAÇO PARA ESTUDO, BARULHO, DENTRE OUTROS; A QUANTIDADE EXACERBADA DE MATERIAL PARA LEITURA, ANÁLISE E REUNIÕES/DISCUSSÕES; JUNTANDO-SE AOS MATERIAIS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA; ATRASO DA BOLSA; CRISES DE ANSIEDADE INTENSIFICADAS PELA PANDEMIA; CONTATO LIMITADO COM A ESCOLA E OS ALUNOS: ESTES FORAM PERCALÇOS DESTACADOS PELOS PARTICIPANTES. LOGO, OS “DIAS DE LUTAS” APARECIAM NOTORIAMENTE NAS DECLARAÇÕES DOS INTERLOCUTORES. OS “DIAS DE GLÓRIA” FORAM EXPRESSOS NAS FALAS ACERCA DE COMO PIBID OFERECEU AUTONOMIA ACADÊMICA, INTELECTUAL E FINANCEIRA. OS ALUNOS TAMBÉM RELATARAM QUE A PARTIR DO PIBID DESENVOLVERAM UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE DO ENSINO DE GEOGRAFIA, VISÃO ESSA NÃO ALCANÇADA NO CURSO DE LICENCIATURA. POR FIM, HOUVERAM DEPOIMENTOS E REFLEXÕES CAPAZES DE EXPLICITAR O QUANTO O PAPEL DO PIBID É IMPORTANTE NA VIDA DAQUELES QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA. CONSIDERANDO O TEOR DAS DECLARAÇÕES, DISCUSSÕES E LEITURAS, ELAS NOS PERMITEM “ESPERANÇAR”, REMETENDO ÀS IDEIAS DE FREIRE (1992), UM FUTURO MELHOR MEDIANTE O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO, DA GEOGRAFIA E AS INÚMERAS FERRAMENTAS E OPORTUNIDADES NECESSÁRIAS PARA MUDANÇAS POSITIVAS NA NOSSA SOCIEDADE. DESSA FORMA, NÃO SÓ TRANSFORMANDO, MAS REVOLUCIONANDO. COM ESSA PESQUISA, ESPERAMOS CONTRIBUIR COM AS DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE, COLABORANDO EM NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO PESQUISADORES E FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, GRUPO FOCAL, PIBID, DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID338_26102021160828.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDERLAM ORIEL SOARES BANDEIRA "
    "autor_nome_curto" => "ORIEL"
    "autor_email" => "orielsoares41@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) CAMPUS CAJAZEIRAS- PB PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PARTICIPANTES. O PIBID, CRIADO NO ANO DE 2007 E COORDENADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), OFERECE A APROXIMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA COM ALUNOS QUE CURSAM LICENCIATURAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, VISANDO ANTECIPAR O VÍNCULO DO LICENCIANDO COM A ESCOLA E O FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE/ ESCOLA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO OUVIR E DISCUTIR AS CONVERGÊNCIAS E AS TENSÕES EXPERIENCIADOS PELOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PIBID. NESSE CONTEXTO, DESENVOLVEMOS UMA ANALOGIA BASEADA NA MÚSICA DE CHARLIE BROWN JR. INTITULADA “DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA”, PROPONDO, ASSIM, PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO. A PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA EM UMA ABORDAGEM NA MODALIDADE DE GRUPO FOCAL. ESTA METODOLOGIA CONSTITUI-SE NUMA ESPÉCIE DE PESQUISA/ENTREVISTA EM GRUPO, CAPAZ DE REUNIR DIFERENTES OPINIÕES E DISCUSSÕES ACERCA DO TEMA PROPOSTO E APLICADOS AOS INTERLOCUTORES DA PESQUISA. CARACTERIZA-SE TAMBÉM COMO UM ESTUDO DE CASO, POIS DISCUTIREMOS A RESPEITO DE UMA AMOSTRA, OU SEJA, UMA PARCELA DOS PARTICIPANTES DO PIBID DA ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL MATIAS DUARTE ROLIM, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. O EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO VERSA SOBRE A RELEVÂNCIA DA PROFISSÃO DOCENTE E O VALOR DO PIBID NA VIDA DOS SUJEITOS, FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTUDO DIALOGA COM AUTORES COMO FREIRE (1992), TARDIF (2002), KAERCHER (2010), PESSOA (2017) E SILVA, F. (2017). PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DA PESQUISA ANALISAMOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS SEIS BOLSISTAS E DOIS VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA. COMO RESULTADO, OS DEPOIMENTOS DOS INTERLOCUTORES FORAM DE DIFICULDADES EM SUA TRAJETÓRIA ATÉ A UNIVERSIDADE, DIFICULDADE FINANCEIRA, FAMILIAR, SOCIAL ETC. A MAIORIA NÃO RESIDE NO MUNICÍPIO ONDE SE ENCONTRA A UNIVERSIDADE, FATO DESFAVORECEDOR. A ESCOLHA PELO CURSO NÃO FOI A PRIMEIRA OPÇÃO DE TODOS, LOGO, TIVERAM QUE SE “APAIXONAR” PELA GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM MEIO AS AULAS, AVALIAÇÕES E TRABALHOS DEMANDADOS DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. SE ENCONTRAR COMO UM (A) GEOGRAFO (A) LOGO NO INÍCIO DE UM CURSO DE LICENCIATURA, ACONTECEU COM BOA PARTE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, E O PIBID AJUDOU A ESCLARECER, O QUE É A DOCÊNCIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA. OCORRERAM TAMBÉM PERCALÇOS DA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE DEVIDO ÀS DIFICULDADES FINANCEIRAS, A INSUFICIÊNCIA DE BOLSAS QUE PUDESSEM AUXILIAR NAS DESPESAS OBTIDAS EM FUNÇÃO DO DESLOCAMENTO OU PERMANÊNCIA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS- PB. POR UNANIMIDADE, OS DISCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA DECLARARAM TEREM ENFRENTADO INÚMEROS DESAFIOS E CONQUISTAS, E DEFENDERAM QUE TODOS OS LICENCIADOS DEVERIAM TER ACESSO AO PIBID. REFLETIRAM TAMBÉM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESISTIR FRENTE AOS CONTÍNUOS ATAQUES A SUA EXISTÊNCIA, E CONSIDERARAM QUE OS IMPACTOS EXITOSOS DEVEM CONTINUAR E AUXILIAR NA INICIAÇÃO DA DESAFIADORA CARREIRA COMO PROFESSOR. NOS DEPOIMENTOS ENCONTRAMOS DIFICULDADES DEVIDO A MODALIDADE REMOTA INSTALADA NOS CENTROS EDUCACIONAIS (UNIVERSIDADE E ESCOLA), DEVIDO ÀS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL NECESSÁRIAS, A FIM DE COMBATER A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19 (SARS-COV-2). DIFICULDADES COM CONEXÃO PARA ACESSO À INTERNET, EQUIPAMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE ESPAÇO PARA ESTUDO, BARULHO, DENTRE OUTROS; A QUANTIDADE EXACERBADA DE MATERIAL PARA LEITURA, ANÁLISE E REUNIÕES/DISCUSSÕES; JUNTANDO-SE AOS MATERIAIS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA; ATRASO DA BOLSA; CRISES DE ANSIEDADE INTENSIFICADAS PELA PANDEMIA; CONTATO LIMITADO COM A ESCOLA E OS ALUNOS: ESTES FORAM PERCALÇOS DESTACADOS PELOS PARTICIPANTES. LOGO, OS “DIAS DE LUTAS” APARECIAM NOTORIAMENTE NAS DECLARAÇÕES DOS INTERLOCUTORES. OS “DIAS DE GLÓRIA” FORAM EXPRESSOS NAS FALAS ACERCA DE COMO PIBID OFERECEU AUTONOMIA ACADÊMICA, INTELECTUAL E FINANCEIRA. OS ALUNOS TAMBÉM RELATARAM QUE A PARTIR DO PIBID DESENVOLVERAM UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE DO ENSINO DE GEOGRAFIA, VISÃO ESSA NÃO ALCANÇADA NO CURSO DE LICENCIATURA. POR FIM, HOUVERAM DEPOIMENTOS E REFLEXÕES CAPAZES DE EXPLICITAR O QUANTO O PAPEL DO PIBID É IMPORTANTE NA VIDA DAQUELES QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA. CONSIDERANDO O TEOR DAS DECLARAÇÕES, DISCUSSÕES E LEITURAS, ELAS NOS PERMITEM “ESPERANÇAR”, REMETENDO ÀS IDEIAS DE FREIRE (1992), UM FUTURO MELHOR MEDIANTE O ENTENDIMENTO DA RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO, DA GEOGRAFIA E AS INÚMERAS FERRAMENTAS E OPORTUNIDADES NECESSÁRIAS PARA MUDANÇAS POSITIVAS NA NOSSA SOCIEDADE. DESSA FORMA, NÃO SÓ TRANSFORMANDO, MAS REVOLUCIONANDO. COM ESSA PESQUISA, ESPERAMOS CONTRIBUIR COM AS DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE, COLABORANDO EM NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO PESQUISADORES E FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.