Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE QUÍMICA, DEFICIÊNCIA VISUAL, , Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
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      QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
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      COTIDIANAMENTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA GANHA ESPAÇO NO MEIO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE\r\n
      FORMAÇÃO EM QUÍMICA, ONDE, A INSERÇÃO DE ALUNOS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIAS AUDITIVA, VISUAL, COGNITIVA\r\n
      E MENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR ESTÁ CADA VEZ MAIOR, CONSEQUENTEMENTE SUCEDE UMA GRANDE INSEGURANÇA E\r\n
      DESÂNIMO PARA GRANDE PARTE DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE LIDA COM ESSA\r\n
      REALIDADE INCLUSIVA. DESDE A IDADE MÉDIA OS INDIVÍDUOS QUE POSSUÍAM DEFICIÊNCIA VISUAL ERAM POSTULADOS\r\n
      COMO INVÁLIDOS, ATUALMENTE ELES AINDA SÃO VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, PORÉM, A INCLUSÃO\r\n
      COMEÇOU A SER DESENVOLVIDA PARA IGUALAR OS DIREITOS DE TODOS OS SERES HUMANOS, ALÉM DE QUEBRAR AS\r\n
      BARREIRAS DO ENSINO, PORTANTO, AS POLÍTICAS FORAM ESTABELECIDAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TENDO EM VISTA\r\n
      DETERMINAR A IGUALDADE NA SOCIEDADE E, ENTÃO, A EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MUITAS LUTAS PASSOU A SER UMA\r\n
      MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESCOLAR. O ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL CHAMA\r\n
      ATENÇÃO TANTO À IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATENDER AS NECESSIDADES ESPECIAIS\r\n
      DESSES ALUNOS, QUANTO ÀS NECESSIDADES DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, COMO IMPLICA NA UTILIZAÇÃO DE\r\n
      RECURSOS ESPECIALIZADOS PARA FACILITAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES PARA ANULAR AS BARREIRAS\r\n
      PEDAGÓGICAS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE. NESSE SEGUIMENTO, ESTE TRABALHO VINCULADO AS PESQUISAS DO GRUPO\r\n
      DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (GEPE), CADASTRADO NO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO\r\n
      CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL) TEVE COMO OBJETIVO\r\n
      REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISANDO DESTACAR A\r\n
      IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESSA TEMÁTICA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CURSOS\r\n
      DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. ESTÁ FUNDAMENTADO NOS AUTORES QUE DEFENDEM A EDUCAÇÃO\r\n
      INCLUSIVA: GLAT E NOGUEIRA (2002 ); SASSAKI ( 2004); DOCUMENTOS OFICIAIS LEI DE DIRETRIZES E BASES DA\r\n
      EDUCAÇÃO NACIONAL BRASIL (1996); DECLARAÇÃO DE SALAMANCA BRASIL (2018); BRASIL (1999); BARROS\r\n
      E LEHFELD (2003); LAKATOS E MARCONI (2003), QUE ASSEGURAM QUE UM ESTUDO CIENTÍFICO É INVESTIGAÇÃO,\r\n
      POSSUI CARACTERÍSTICAS DE INDAGAÇÃO EXPLORATÓRIA, OBJETIVA CONSTATAR, ESCLARECER BEM COMO COMPREENDER\r\n
      AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE INTEGRAM TODA CERTA REALIDADE, PORTANTO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OPORTUNIZA A\r\n
      ANÁLISE DE UM TEMA SOB NOVO ENFOQUE, UMA ABORDAGEM INOVADORA. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO\r\n
      UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM CARÁTER EXPLORATÓRIO E PESQUISA QUALITATIVA DA LITERATURA DE ARTIGOS\r\n
      PUBLICADOS NA BASE DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES\r\n
      VISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA, REALIZADA A PARTIR DE TRABALHOS PERTINENTES À TEMÁTICA DO ESTUDO, SENDO\r\n
      TODOS ARTIGOS NACIONAIS DE 2020/2021. OS TERMOS UTILIZADOS COMO PALAVRAS-CHAVE QUE ENVOLVEM O TEMA\r\n
      CENTRAL FORAM: INCLUSÃO ESCOLAR, ENSINO DE QUÍMICA, E DEFICIÊNCIA VISUAL. A SELEÇÃO DOS ARTIGOS À\r\n
      PRINCÍPIO FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA FILTRAGEM DE ARTIGOS PERTINENTES AO TEMA CENTRAL DESTA PESQUISA,\r\n
      PUBLICADOS. NA SELEÇÃO INICIAL FORAM DESCONSIDERADOS 200 ARTIGOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS\r\n
      ARTIGOS, 300 FORAM RENEGADAS POR SE TRATAR DE PESQUISAS EM DUPLICATAS E COM TEMÁTICAS DIVERGENTES, COM\r\n
      A LEITURA DOS RESUMOS FORAM ELIMINADOS 200 ARTIGOS, RESTANDO 73 ARTIGOS. NO QUARTO MOMENTO DE DESCARTE,\r\n
      FORAM ELIMINADOS 63 TRABALHOS COM BASE NA INTRODUÇÃO, ONDE AS FINALIDADES NÃO ERAM CONDIZENTES COM\r\n
      O ESTUDO CENTRAL DESTA PESQUISA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SELECIONADOS 10 ARTIGOS, ONDE, O CRITÉRIO DE INCLUSÃO ESTABELECIDO PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI QUE OS ESTUDOS DEVERIAM\r\n
      RELACIONAR O ENSINO DE QUÍMICA COM A DEFICIÊNCIA VISUAL, ABORDANDO TEMAS TAIS COMO: FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES, OS DESAFIOS E METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM\r\n
      DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. ESTA PESQUISA EM ANDAMENTO APRESENTA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS OS\r\n
      RESULTADOS DO ESTUDO, POIS ABORDAM OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES COM A\r\n
      CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NESSA ÁREA, NECESSIDADES DE FORMAÇÃO, INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS,\r\n
      RECURSOS DIDÁTICOS, BEM COMO AS METODOLOGIAS PARA SEREM UTILIZADAS PARA ADAPTAR OS ALUNOS COM\r\n
      DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA. NOS ARTIGOS ESTUDADOS PERCEBE-SE QUE A INCLUSÃO É ALGO RECENTE\r\n
      NO NOSSO MEIO, PORÉM, ESTÁ CADA VEZ MAIS CHAMANDO ATENÇÃO DOS EDUCADORES, COMO ALGO QUE NECESSITA\r\n
      DE BASTANTE CUIDADO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TRABALHAR QUÍMICA NO CENÁRIO EDUCACIONAL INCLUSIVA REQUER\r\n
      MUITA PREPARAÇÃO E DEDICAÇÃO, DIANTE DESTA PESQUISA, A REALIDADE RELATA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO\r\n
      QUALIFICADA DOS PROFESSORES, ONDE DEVEM ATENDER ÀS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO ATUAL E INCLUSIVA PARA QUE OS\r\n
      DOCENTES POSSAM OFERECER AOS SEUS FUTUROS ALUNOS, COM E SEM DEFICIÊNCIA, AS MELHORES CONDIÇÕES\r\n
      NECESSÁRIAS PARA SUA FORMAÇÃO MORAL, SOCIAL E INTELECTUAL. PORTANTO, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM\r\n
      DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA É UM TEMA QUE É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO E IMPORTANTE PARA\r\n
      QUE OS DOCENTES BUSQUEM UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA COM BASE NA DIVERSIDADE DOS SERES HUMANOS E SUAS\r\n
      LIMITAÇÕES, MESMO COM A NECESSIDADE DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE AUXILIEM OS PROFESSORES NA ESCOLA PARA\r\n
      LIDAR COM AS NECESSIDADES APRESENTADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. É IMPRESCINDÍVEL QUE O DOCENTE\r\n
      SE TORNE APTO E BUSQUE EXCOGITAR DE CONHECIMENTOS SOBRE A INCLUSÃO UMA VEZ QUE ATUALMENTE É UMA\r\n
      REALIDADE MAIS AMPLA E NÃO É CONSIDERADO COMO MINORIA, O PROFESSOR DEVE TER POR OBJETIVO DE SE\r\n
      QUALIFICAR PARA DESENVOLVER AS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, E LÚDICAS DISPONÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA\r\n
      BEM COMO A INSTITUIÇÃO DEVE MANTER O DISCENTE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NAS SALAS DE AULAS REGULARES\r\n
      JUNTO COM OS DEMAIS ALUNOS, APLICANDO A CIDADANIA INCLUSIVA E SOCIAL, COM DIREITOS E DEVERES IGUAIS.
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

COTIDIANAMENTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA GANHA ESPAÇO NO MEIO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE FORMAÇÃO EM QUÍMICA, ONDE, A INSERÇÃO DE ALUNOS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIAS AUDITIVA, VISUAL, COGNITIVA E MENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR ESTÁ CADA VEZ MAIOR, CONSEQUENTEMENTE SUCEDE UMA GRANDE INSEGURANÇA E DESÂNIMO PARA GRANDE PARTE DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE LIDA COM ESSA REALIDADE INCLUSIVA. DESDE A IDADE MÉDIA OS INDIVÍDUOS QUE POSSUÍAM DEFICIÊNCIA VISUAL ERAM POSTULADOS COMO INVÁLIDOS, ATUALMENTE ELES AINDA SÃO VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, PORÉM, A INCLUSÃO COMEÇOU A SER DESENVOLVIDA PARA IGUALAR OS DIREITOS DE TODOS OS SERES HUMANOS, ALÉM DE QUEBRAR AS BARREIRAS DO ENSINO, PORTANTO, AS POLÍTICAS FORAM ESTABELECIDAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TENDO EM VISTA DETERMINAR A IGUALDADE NA SOCIEDADE E, ENTÃO, A EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MUITAS LUTAS PASSOU A SER UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESCOLAR. O ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL CHAMA ATENÇÃO TANTO À IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATENDER AS NECESSIDADES ESPECIAIS DESSES ALUNOS, QUANTO ÀS NECESSIDADES DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, COMO IMPLICA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ESPECIALIZADOS PARA FACILITAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES PARA ANULAR AS BARREIRAS PEDAGÓGICAS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE. NESSE SEGUIMENTO, ESTE TRABALHO VINCULADO AS PESQUISAS DO GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (GEPE), CADASTRADO NO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL) TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISANDO DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESSA TEMÁTICA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. ESTÁ FUNDAMENTADO NOS AUTORES QUE DEFENDEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: GLAT E NOGUEIRA (2002 ); SASSAKI ( 2004); DOCUMENTOS OFICIAIS LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL BRASIL (1996); DECLARAÇÃO DE SALAMANCA BRASIL (2018); BRASIL (1999); BARROS E LEHFELD (2003); LAKATOS E MARCONI (2003), QUE ASSEGURAM QUE UM ESTUDO CIENTÍFICO É INVESTIGAÇÃO, POSSUI CARACTERÍSTICAS DE INDAGAÇÃO EXPLORATÓRIA, OBJETIVA CONSTATAR, ESCLARECER BEM COMO COMPREENDER AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE INTEGRAM TODA CERTA REALIDADE, PORTANTO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OPORTUNIZA A ANÁLISE DE UM TEMA SOB NOVO ENFOQUE, UMA ABORDAGEM INOVADORA. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM CARÁTER EXPLORATÓRIO E PESQUISA QUALITATIVA DA LITERATURA DE ARTIGOS PUBLICADOS NA BASE DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA, REALIZADA A PARTIR DE TRABALHOS PERTINENTES À TEMÁTICA DO ESTUDO, SENDO TODOS ARTIGOS NACIONAIS DE 2020/2021. OS TERMOS UTILIZADOS COMO PALAVRAS-CHAVE QUE ENVOLVEM O TEMA CENTRAL FORAM: INCLUSÃO ESCOLAR, ENSINO DE QUÍMICA, E DEFICIÊNCIA VISUAL. A SELEÇÃO DOS ARTIGOS À PRINCÍPIO FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA FILTRAGEM DE ARTIGOS PERTINENTES AO TEMA CENTRAL DESTA PESQUISA, PUBLICADOS. NA SELEÇÃO INICIAL FORAM DESCONSIDERADOS 200 ARTIGOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS ARTIGOS, 300 FORAM RENEGADAS POR SE TRATAR DE PESQUISAS EM DUPLICATAS E COM TEMÁTICAS DIVERGENTES, COM A LEITURA DOS RESUMOS FORAM ELIMINADOS 200 ARTIGOS, RESTANDO 73 ARTIGOS. NO QUARTO MOMENTO DE DESCARTE, FORAM ELIMINADOS 63 TRABALHOS COM BASE NA INTRODUÇÃO, ONDE AS FINALIDADES NÃO ERAM CONDIZENTES COM O ESTUDO CENTRAL DESTA PESQUISA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SELECIONADOS 10 ARTIGOS, ONDE, O CRITÉRIO DE INCLUSÃO ESTABELECIDO PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI QUE OS ESTUDOS DEVERIAM RELACIONAR O ENSINO DE QUÍMICA COM A DEFICIÊNCIA VISUAL, ABORDANDO TEMAS TAIS COMO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OS DESAFIOS E METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. ESTA PESQUISA EM ANDAMENTO APRESENTA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS OS RESULTADOS DO ESTUDO, POIS ABORDAM OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES COM A CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NESSA ÁREA, NECESSIDADES DE FORMAÇÃO, INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS, RECURSOS DIDÁTICOS, BEM COMO AS METODOLOGIAS PARA SEREM UTILIZADAS PARA ADAPTAR OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA. NOS ARTIGOS ESTUDADOS PERCEBE-SE QUE A INCLUSÃO É ALGO RECENTE NO NOSSO MEIO, PORÉM, ESTÁ CADA VEZ MAIS CHAMANDO ATENÇÃO DOS EDUCADORES, COMO ALGO QUE NECESSITA DE BASTANTE CUIDADO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TRABALHAR QUÍMICA NO CENÁRIO EDUCACIONAL INCLUSIVA REQUER MUITA PREPARAÇÃO E DEDICAÇÃO, DIANTE DESTA PESQUISA, A REALIDADE RELATA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO QUALIFICADA DOS PROFESSORES, ONDE DEVEM ATENDER ÀS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO ATUAL E INCLUSIVA PARA QUE OS DOCENTES POSSAM OFERECER AOS SEUS FUTUROS ALUNOS, COM E SEM DEFICIÊNCIA, AS MELHORES CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SUA FORMAÇÃO MORAL, SOCIAL E INTELECTUAL. PORTANTO, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA É UM TEMA QUE É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO E IMPORTANTE PARA QUE OS DOCENTES BUSQUEM UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA COM BASE NA DIVERSIDADE DOS SERES HUMANOS E SUAS LIMITAÇÕES, MESMO COM A NECESSIDADE DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE AUXILIEM OS PROFESSORES NA ESCOLA PARA LIDAR COM AS NECESSIDADES APRESENTADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. É IMPRESCINDÍVEL QUE O DOCENTE SE TORNE APTO E BUSQUE EXCOGITAR DE CONHECIMENTOS SOBRE A INCLUSÃO UMA VEZ QUE ATUALMENTE É UMA REALIDADE MAIS AMPLA E NÃO É CONSIDERADO COMO MINORIA, O PROFESSOR DEVE TER POR OBJETIVO DE SE QUALIFICAR PARA DESENVOLVER AS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, E LÚDICAS DISPONÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA BEM COMO A INSTITUIÇÃO DEVE MANTER O DISCENTE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NAS SALAS DE AULAS REGULARES JUNTO COM OS DEMAIS ALUNOS, APLICANDO A CIDADANIA INCLUSIVA E SOCIAL, COM DIREITOS E DEVERES IGUAIS.

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