COTIDIANAMENTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA GANHA ESPAÇO NO MEIO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE
FORMAÇÃO EM QUÍMICA, ONDE, A INSERÇÃO DE ALUNOS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIAS AUDITIVA, VISUAL, COGNITIVA
E MENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR ESTÁ CADA VEZ MAIOR, CONSEQUENTEMENTE SUCEDE UMA GRANDE INSEGURANÇA E
DESÂNIMO PARA GRANDE PARTE DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE LIDA COM ESSA
REALIDADE INCLUSIVA. DESDE A IDADE MÉDIA OS INDIVÍDUOS QUE POSSUÍAM DEFICIÊNCIA VISUAL ERAM POSTULADOS
COMO INVÁLIDOS, ATUALMENTE ELES AINDA SÃO VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, PORÉM, A INCLUSÃO
COMEÇOU A SER DESENVOLVIDA PARA IGUALAR OS DIREITOS DE TODOS OS SERES HUMANOS, ALÉM DE QUEBRAR AS
BARREIRAS DO ENSINO, PORTANTO, AS POLÍTICAS FORAM ESTABELECIDAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TENDO EM VISTA
DETERMINAR A IGUALDADE NA SOCIEDADE E, ENTÃO, A EDUCAÇÃO ESPECIAL COM MUITAS LUTAS PASSOU A SER UMA
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESCOLAR. O ENSINO DE QUÍMICA PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL CHAMA
ATENÇÃO TANTO À IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATENDER AS NECESSIDADES ESPECIAIS
DESSES ALUNOS, QUANTO ÀS NECESSIDADES DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, COMO IMPLICA NA UTILIZAÇÃO DE
RECURSOS ESPECIALIZADOS PARA FACILITAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES PARA ANULAR AS BARREIRAS
PEDAGÓGICAS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE. NESSE SEGUIMENTO, ESTE TRABALHO VINCULADO AS PESQUISAS DO GRUPO
DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (GEPE), CADASTRADO NO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL) TEVE COMO OBJETIVO
REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISANDO DESTACAR A
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESSA TEMÁTICA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CURSOS
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. ESTÁ FUNDAMENTADO NOS AUTORES QUE DEFENDEM A EDUCAÇÃO
INCLUSIVA: GLAT E NOGUEIRA (2002 ); SASSAKI ( 2004); DOCUMENTOS OFICIAIS LEI DE DIRETRIZES E BASES DA
EDUCAÇÃO NACIONAL BRASIL (1996); DECLARAÇÃO DE SALAMANCA BRASIL (2018); BRASIL (1999); BARROS
E LEHFELD (2003); LAKATOS E MARCONI (2003), QUE ASSEGURAM QUE UM ESTUDO CIENTÍFICO É INVESTIGAÇÃO,
POSSUI CARACTERÍSTICAS DE INDAGAÇÃO EXPLORATÓRIA, OBJETIVA CONSTATAR, ESCLARECER BEM COMO COMPREENDER
AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE INTEGRAM TODA CERTA REALIDADE, PORTANTO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OPORTUNIZA A
ANÁLISE DE UM TEMA SOB NOVO ENFOQUE, UMA ABORDAGEM INOVADORA. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM CARÁTER EXPLORATÓRIO E PESQUISA QUALITATIVA DA LITERATURA DE ARTIGOS
PUBLICADOS NA BASE DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES
VISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA, REALIZADA A PARTIR DE TRABALHOS PERTINENTES À TEMÁTICA DO ESTUDO, SENDO
TODOS ARTIGOS NACIONAIS DE 2020/2021. OS TERMOS UTILIZADOS COMO PALAVRAS-CHAVE QUE ENVOLVEM O TEMA
CENTRAL FORAM: INCLUSÃO ESCOLAR, ENSINO DE QUÍMICA, E DEFICIÊNCIA VISUAL. A SELEÇÃO DOS ARTIGOS À
PRINCÍPIO FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA FILTRAGEM DE ARTIGOS PERTINENTES AO TEMA CENTRAL DESTA PESQUISA,
PUBLICADOS. NA SELEÇÃO INICIAL FORAM DESCONSIDERADOS 200 ARTIGOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TÍTULOS DOS
ARTIGOS, 300 FORAM RENEGADAS POR SE TRATAR DE PESQUISAS EM DUPLICATAS E COM TEMÁTICAS DIVERGENTES, COM
A LEITURA DOS RESUMOS FORAM ELIMINADOS 200 ARTIGOS, RESTANDO 73 ARTIGOS. NO QUARTO MOMENTO DE DESCARTE,
FORAM ELIMINADOS 63 TRABALHOS COM BASE NA INTRODUÇÃO, ONDE AS FINALIDADES NÃO ERAM CONDIZENTES COM
O ESTUDO CENTRAL DESTA PESQUISA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SELECIONADOS 10 ARTIGOS, ONDE, O CRITÉRIO DE INCLUSÃO ESTABELECIDO PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI QUE OS ESTUDOS DEVERIAM
RELACIONAR O ENSINO DE QUÍMICA COM A DEFICIÊNCIA VISUAL, ABORDANDO TEMAS TAIS COMO: FORMAÇÃO DE
PROFESSORES, OS DESAFIOS E METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM
DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. ESTA PESQUISA EM ANDAMENTO APRESENTA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS OS
RESULTADOS DO ESTUDO, POIS ABORDAM OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES COM A
CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NESSA ÁREA, NECESSIDADES DE FORMAÇÃO, INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS,
RECURSOS DIDÁTICOS, BEM COMO AS METODOLOGIAS PARA SEREM UTILIZADAS PARA ADAPTAR OS ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA. NOS ARTIGOS ESTUDADOS PERCEBE-SE QUE A INCLUSÃO É ALGO RECENTE
NO NOSSO MEIO, PORÉM, ESTÁ CADA VEZ MAIS CHAMANDO ATENÇÃO DOS EDUCADORES, COMO ALGO QUE NECESSITA
DE BASTANTE CUIDADO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TRABALHAR QUÍMICA NO CENÁRIO EDUCACIONAL INCLUSIVA REQUER
MUITA PREPARAÇÃO E DEDICAÇÃO, DIANTE DESTA PESQUISA, A REALIDADE RELATA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO
QUALIFICADA DOS PROFESSORES, ONDE DEVEM ATENDER ÀS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO ATUAL E INCLUSIVA PARA QUE OS
DOCENTES POSSAM OFERECER AOS SEUS FUTUROS ALUNOS, COM E SEM DEFICIÊNCIA, AS MELHORES CONDIÇÕES
NECESSÁRIAS PARA SUA FORMAÇÃO MORAL, SOCIAL E INTELECTUAL. PORTANTO, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA É UM TEMA QUE É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO E IMPORTANTE PARA
QUE OS DOCENTES BUSQUEM UMA FORMAÇÃO QUALIFICADA COM BASE NA DIVERSIDADE DOS SERES HUMANOS E SUAS
LIMITAÇÕES, MESMO COM A NECESSIDADE DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE AUXILIEM OS PROFESSORES NA ESCOLA PARA
LIDAR COM AS NECESSIDADES APRESENTADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. É IMPRESCINDÍVEL QUE O DOCENTE
SE TORNE APTO E BUSQUE EXCOGITAR DE CONHECIMENTOS SOBRE A INCLUSÃO UMA VEZ QUE ATUALMENTE É UMA
REALIDADE MAIS AMPLA E NÃO É CONSIDERADO COMO MINORIA, O PROFESSOR DEVE TER POR OBJETIVO DE SE
QUALIFICAR PARA DESENVOLVER AS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, E LÚDICAS DISPONÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
BEM COMO A INSTITUIÇÃO DEVE MANTER O DISCENTE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL NAS SALAS DE AULAS REGULARES
JUNTO COM OS DEMAIS ALUNOS, APLICANDO A CIDADANIA INCLUSIVA E SOCIAL, COM DIREITOS E DEVERES IGUAIS.