ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA BUSCA APRESENTAR A INTEGRAÇÃO QUE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PROPORCIONOU ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA-CAMPO, ONDE FOI POSSÍVEL DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO DIRECIONADA AOS ALUNOS COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM A ESCOLA NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS AINDA EM MEIO À PANDEMIA. FOI PRODUZIDO UM VÍDEO INFORMATIVO DIRECIONADO ÀS CRIANÇAS ORIENTANDO SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O CORONA VÍRUS. NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA INTERVENÇÃO DESENVOLVEMOS ESTUDOS SOBRE O PLANO DE CONTINGÊNCIA (2021) DISPONIBILIZADO PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ, BEM COMO, SOBRE AS PRODUÇÕES DA AUTORA FANNY ABRAMOVICH (1989) ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DESTE MATERIAL E COM A EFETIVAÇÃO DA INTERVENÇÃO ALGUMAS REFLEXÕES SURGIRAM EM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO POR MEIOS AUDIOVISUAIS E COM O USO DA TECNOLOGIA EM UM MOMENTO ONDE NOS ENCONTRAMOS TÃO DISTANTES FISICAMENTE. SENDO ASSIM, DESENVOLVEMOS TAMBÉM UMA DISCUSSÃO ACERCA DO USO TECNOLÓGICO NO MEIO EDUCACIONAL, TRAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E SINALIZANDO AS DIFICULDADES DE ACESSO QUE AINDA ENFRENTAMOS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA INFÂNCIA TANTO COMO INSTRUMENTO INFORMATIVO QUANTO AGENTE FORMADOR DE UM INDIVÍDUO CRÍTICO E REFLEXIVO, ALIADO A REFLEXÃO SOBRE O ACESSO TECNOLÓGICO NAS ESCOLAS DO PAÍS, AFINAL AS IMPACTANTES TRANSFORMAÇÕES VIVIDAS ULTIMAMENTE DEIXARAM EXPLÍCITAS AS NECESSIDADES DE INOVAR AS METODOLOGIAS E RECORRER AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS