A QUÍMICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA BIOLOGIA: DIAGNÓSTICO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ (PB)
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Este trabalho está sendo realizado na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada na cidade de Cuité (PB) e tem como público alvo alunos do 1° e 2° anos do ensino médio. A fim de elucidar a relação da química com a biologia sob a ótica dos discentes, foi realizado diagnóstico por aplicação de um questionário semiestruturado, composto de treze questões, sendo duas dissertativas e onze objetivas. A análise do material coletado elucidou os seguintes resultados: dos alunos respondentes da pesquisa na turma do 1° ano, 11% afirmaram que têm dificuldade no estudo dos conteúdos da disciplina de biologia e 44% na componente curricular química; para 89% existe uma relação da química com a biologia, e 72% responderam que é possível aplicar um experimento de química na aula; Contudo, apenas 17% já participaram de uma aula prática onde a química era a ferramenta e 83% afirmaram que as práticas ajudam muito a entender o conteúdo, pois os livros de biologia não abordam os conteúdos que envolvem química com clareza, o que torna a disciplina um pouco confusa. 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