A PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8445 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 956 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "A PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a temática “A prática de leitura na sala de aula”, assunto que vem sendo alvo de constantes debates entre teóricos e profissionais da área educacional. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de leitura no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, visto que, em boa parte das escolas da rede pública de ensino, a leitura é desenvolvida como sinônimo da prática de decodificação do texto, de modo que podemos pressupor que os alunos passam pela escola realizando a mera pronúncia de textos, fato que não garante que estes indivíduos tenham compreendido aquilo que fora lido. Assim, podemos afirmar que os alunos têm saído da escola sem que a habilidade de interpretar, compreender e atribuir sentido aos textos tenha sido desenvolvida, ou seja, têm concluído o nível básico de estudos sem saber ler. O trabalho torna-se importante para que seja possível a formação de leitores hábeis na escola, auxiliando assim o sujeito a exercer sua plena cidadania. Na metodologia, pretendemos, inicialmente, verificar qual o desempenho obtido pelos alunos da segunda fase do ensino fundamental das escolas públicas de Queimadas- PB, nos exames SAEB e PROVA BRASIL, nos últimos quatro anos, através uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que será necessário coletar informações a respeito dos exames avaliativos em questão. A população selecionada para o desenvolvimento da pesquisa constituir-se-á de professores de Língua Portuguesa e alunos da última série do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Queimadas-PB. Como a pesquisa encontra-se em andamento, esperamos que nosso estudo possa verificar os problemas de leitura enfrentados pelos alunos nos testes de verificação dos índices de aprendizagem do país e que contribua de maneira satisfatória para que os educadores reflitam como a prática pedagógica tem sido e está sendo desenvolvida, a fim de que possam realizar um trabalho efetivo com a leitura em sala de aula e assim tornar leitores ativos e proficientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_16_45_04_idinscrito_709_2931081cb04f6088d5d23ab6470ce947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE MARIA MACEDO CALAFANGE" "autor_nome_curto" => "RAIANE" "autor_email" => "raymacedo10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8445 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 956 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "A PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a temática “A prática de leitura na sala de aula”, assunto que vem sendo alvo de constantes debates entre teóricos e profissionais da área educacional. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de leitura no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, visto que, em boa parte das escolas da rede pública de ensino, a leitura é desenvolvida como sinônimo da prática de decodificação do texto, de modo que podemos pressupor que os alunos passam pela escola realizando a mera pronúncia de textos, fato que não garante que estes indivíduos tenham compreendido aquilo que fora lido. Assim, podemos afirmar que os alunos têm saído da escola sem que a habilidade de interpretar, compreender e atribuir sentido aos textos tenha sido desenvolvida, ou seja, têm concluído o nível básico de estudos sem saber ler. O trabalho torna-se importante para que seja possível a formação de leitores hábeis na escola, auxiliando assim o sujeito a exercer sua plena cidadania. Na metodologia, pretendemos, inicialmente, verificar qual o desempenho obtido pelos alunos da segunda fase do ensino fundamental das escolas públicas de Queimadas- PB, nos exames SAEB e PROVA BRASIL, nos últimos quatro anos, através uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que será necessário coletar informações a respeito dos exames avaliativos em questão. A população selecionada para o desenvolvimento da pesquisa constituir-se-á de professores de Língua Portuguesa e alunos da última série do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Queimadas-PB. Como a pesquisa encontra-se em andamento, esperamos que nosso estudo possa verificar os problemas de leitura enfrentados pelos alunos nos testes de verificação dos índices de aprendizagem do país e que contribua de maneira satisfatória para que os educadores reflitam como a prática pedagógica tem sido e está sendo desenvolvida, a fim de que possam realizar um trabalho efetivo com a leitura em sala de aula e assim tornar leitores ativos e proficientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_16_45_04_idinscrito_709_2931081cb04f6088d5d23ab6470ce947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE MARIA MACEDO CALAFANGE" "autor_nome_curto" => "RAIANE" "autor_email" => "raymacedo10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }