Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL Pôster (PO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8445
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 709
    "titulo" => "A PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a temática “A prática de leitura na sala de aula”, assunto que vem sendo alvo de constantes debates entre teóricos e profissionais da área educacional. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de leitura no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, visto que, em boa parte das escolas da rede pública de ensino, a leitura é desenvolvida como sinônimo da prática de decodificação do texto, de modo que podemos pressupor que os alunos passam pela escola realizando a mera pronúncia de textos, fato que não garante que estes indivíduos tenham compreendido aquilo que fora lido. Assim, podemos afirmar que os alunos têm saído da escola sem que a habilidade de interpretar, compreender e atribuir sentido aos textos tenha sido desenvolvida, ou seja, têm concluído o nível básico de estudos sem saber ler. O trabalho torna-se importante para que seja possível a formação de leitores hábeis na escola, auxiliando assim o sujeito a exercer sua plena cidadania. Na metodologia, pretendemos, inicialmente, verificar qual o desempenho obtido pelos alunos da segunda fase do ensino fundamental das escolas públicas de Queimadas- PB, nos exames SAEB e PROVA BRASIL, nos últimos quatro anos, através uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que será necessário coletar informações a respeito dos exames avaliativos em questão. A população selecionada para o desenvolvimento da pesquisa constituir-se-á de professores de Língua Portuguesa e alunos da última série do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Queimadas-PB. Como a pesquisa encontra-se em andamento, esperamos que nosso estudo possa verificar os problemas de leitura enfrentados pelos alunos nos testes de verificação dos índices de aprendizagem do país e que contribua de maneira satisfatória para que os educadores reflitam como a prática pedagógica tem sido e está sendo desenvolvida, a fim de que possam realizar um trabalho efetivo com a leitura em sala de aula e assim tornar leitores ativos e proficientes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_16_45_04_idinscrito_709_2931081cb04f6088d5d23ab6470ce947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANE MARIA MACEDO CALAFANGE"
    "autor_nome_curto" => "RAIANE"
    "autor_email" => "raymacedo10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8445
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 709
    "titulo" => "A PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a temática “A prática de leitura na sala de aula”, assunto que vem sendo alvo de constantes debates entre teóricos e profissionais da área educacional. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de leitura no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, visto que, em boa parte das escolas da rede pública de ensino, a leitura é desenvolvida como sinônimo da prática de decodificação do texto, de modo que podemos pressupor que os alunos passam pela escola realizando a mera pronúncia de textos, fato que não garante que estes indivíduos tenham compreendido aquilo que fora lido. Assim, podemos afirmar que os alunos têm saído da escola sem que a habilidade de interpretar, compreender e atribuir sentido aos textos tenha sido desenvolvida, ou seja, têm concluído o nível básico de estudos sem saber ler. O trabalho torna-se importante para que seja possível a formação de leitores hábeis na escola, auxiliando assim o sujeito a exercer sua plena cidadania. Na metodologia, pretendemos, inicialmente, verificar qual o desempenho obtido pelos alunos da segunda fase do ensino fundamental das escolas públicas de Queimadas- PB, nos exames SAEB e PROVA BRASIL, nos últimos quatro anos, através uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que será necessário coletar informações a respeito dos exames avaliativos em questão. A população selecionada para o desenvolvimento da pesquisa constituir-se-á de professores de Língua Portuguesa e alunos da última série do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Queimadas-PB. Como a pesquisa encontra-se em andamento, esperamos que nosso estudo possa verificar os problemas de leitura enfrentados pelos alunos nos testes de verificação dos índices de aprendizagem do país e que contribua de maneira satisfatória para que os educadores reflitam como a prática pedagógica tem sido e está sendo desenvolvida, a fim de que possam realizar um trabalho efetivo com a leitura em sala de aula e assim tornar leitores ativos e proficientes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_16_45_04_idinscrito_709_2931081cb04f6088d5d23ab6470ce947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANE MARIA MACEDO CALAFANGE"
    "autor_nome_curto" => "RAIANE"
    "autor_email" => "raymacedo10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta a temática “A prática de leitura na sala de aula”, assunto que vem sendo alvo de constantes debates entre teóricos e profissionais da área educacional. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de leitura no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, visto que, em boa parte das escolas da rede pública de ensino, a leitura é desenvolvida como sinônimo da prática de decodificação do texto, de modo que podemos pressupor que os alunos passam pela escola realizando a mera pronúncia de textos, fato que não garante que estes indivíduos tenham compreendido aquilo que fora lido. Assim, podemos afirmar que os alunos têm saído da escola sem que a habilidade de interpretar, compreender e atribuir sentido aos textos tenha sido desenvolvida, ou seja, têm concluído o nível básico de estudos sem saber ler. O trabalho torna-se importante para que seja possível a formação de leitores hábeis na escola, auxiliando assim o sujeito a exercer sua plena cidadania. Na metodologia, pretendemos, inicialmente, verificar qual o desempenho obtido pelos alunos da segunda fase do ensino fundamental das escolas públicas de Queimadas- PB, nos exames SAEB e PROVA BRASIL, nos últimos quatro anos, através uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que será necessário coletar informações a respeito dos exames avaliativos em questão. A população selecionada para o desenvolvimento da pesquisa constituir-se-á de professores de Língua Portuguesa e alunos da última série do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Queimadas-PB. Como a pesquisa encontra-se em andamento, esperamos que nosso estudo possa verificar os problemas de leitura enfrentados pelos alunos nos testes de verificação dos índices de aprendizagem do país e que contribua de maneira satisfatória para que os educadores reflitam como a prática pedagógica tem sido e está sendo desenvolvida, a fim de que possam realizar um trabalho efetivo com a leitura em sala de aula e assim tornar leitores ativos e proficientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.