CONCEPÇÕES DE PAIS/MÃES, PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8590 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 4400 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PAIS/MÃES, PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A Psicologia Escolar vem sendo pouco vivenciada a nível teórico-prático, tendo em vista que é uma área em que tem-se originado diversas reflexões e análises, sobre a identidade dos profissionais que nela atuam, levando em consideração a necessidade de se redefinir a prática e o papel do psicólogo na escola (Almeida 1999; Jobim e Souza, 1996). Vale ressaltar a importância de conhecer a atuação do Psicólogo inserido no ambiente escolar visando, sobre sua atuação não somente na dimensão psicoeducativa como também na dimensão psicossocial. OBJETIVOS: Esse estudo tem como objetivo identificar as concepções de Pais/Mães, Professores e Alunos sobre a atuação do Psicólogo inserido no contexto escolar, assim como analisar tais concepções. METODOLOGIA: O presente estudo segue a abordagem qualitativa, está sendo realizado em uma escola do sertão paraibano. Estão participando deste estudo 10 pais/mães, 10 professores, 10 pessoas com deficiência (alunos da sala multifuncional), 10 alunos em sala regular. Para tanto, estão sendo utilizados como instrumentos, a entrevista semiestruturada, cujas estão sendo registradas por um gravador de áudio, tendo como propósito melhor absorver as informações relatadas pelos entrevistados. A análise dos dados está sendo realizada por meio de categorização dos dados coletados, visando contemplar em fase final uma analise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados apresentados até o momento são parciais, tendo como base que a pesquisa ainda se encontra em fase de conclusão. Para tanto, têm se que há o reconhecimento da importância do trabalho do Psicólogo inserido no contexto escolar, no entanto ainda é presente a falta de articulação deste profissional diante das estratégias de intervenções práticas para a comunidade educacional, visando a perspectiva de inclusão e associação desse contexto. CONCLUSÕES PARCIAIS: Espera-se que a área da Psicologia Escolar consiga agregar estratégias práticas com articulações teóricas que possibilitem uma maior integração pais/mães, professores, alunos no segmento regular e inclusivo, visando estabelecer mecanismo que além de demarca sua prática, disponibilize condições psicossociais adequadas de políticas de inclusão educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, PSICOLOGIA ESCOLAR, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_16_31_55_idinscrito_4400_617b4b4a6c85a0b3e3162971b856f77b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE CARNEIRO DINIZ" "autor_nome_curto" => "GEORGE ESTRELA" "autor_email" => "diocesano_estrela@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8590 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1497 "inscrito_id" => 4400 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PAIS/MÃES, PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A Psicologia Escolar vem sendo pouco vivenciada a nível teórico-prático, tendo em vista que é uma área em que tem-se originado diversas reflexões e análises, sobre a identidade dos profissionais que nela atuam, levando em consideração a necessidade de se redefinir a prática e o papel do psicólogo na escola (Almeida 1999; Jobim e Souza, 1996). Vale ressaltar a importância de conhecer a atuação do Psicólogo inserido no ambiente escolar visando, sobre sua atuação não somente na dimensão psicoeducativa como também na dimensão psicossocial. OBJETIVOS: Esse estudo tem como objetivo identificar as concepções de Pais/Mães, Professores e Alunos sobre a atuação do Psicólogo inserido no contexto escolar, assim como analisar tais concepções. METODOLOGIA: O presente estudo segue a abordagem qualitativa, está sendo realizado em uma escola do sertão paraibano. Estão participando deste estudo 10 pais/mães, 10 professores, 10 pessoas com deficiência (alunos da sala multifuncional), 10 alunos em sala regular. Para tanto, estão sendo utilizados como instrumentos, a entrevista semiestruturada, cujas estão sendo registradas por um gravador de áudio, tendo como propósito melhor absorver as informações relatadas pelos entrevistados. A análise dos dados está sendo realizada por meio de categorização dos dados coletados, visando contemplar em fase final uma analise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados apresentados até o momento são parciais, tendo como base que a pesquisa ainda se encontra em fase de conclusão. Para tanto, têm se que há o reconhecimento da importância do trabalho do Psicólogo inserido no contexto escolar, no entanto ainda é presente a falta de articulação deste profissional diante das estratégias de intervenções práticas para a comunidade educacional, visando a perspectiva de inclusão e associação desse contexto. CONCLUSÕES PARCIAIS: Espera-se que a área da Psicologia Escolar consiga agregar estratégias práticas com articulações teóricas que possibilitem uma maior integração pais/mães, professores, alunos no segmento regular e inclusivo, visando estabelecer mecanismo que além de demarca sua prática, disponibilize condições psicossociais adequadas de políticas de inclusão educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, PSICOLOGIA ESCOLAR, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_16_31_55_idinscrito_4400_617b4b4a6c85a0b3e3162971b856f77b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE CARNEIRO DINIZ" "autor_nome_curto" => "GEORGE ESTRELA" "autor_email" => "diocesano_estrela@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }