Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONCEPÇÕES DE PAIS/MÃES, PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES, PSICOLOGIA ESCOLAR, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO Pôster (PO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8590
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1497
    "inscrito_id" => 4400
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PAIS/MÃES, PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A Psicologia Escolar vem sendo pouco vivenciada a nível teórico-prático, tendo em vista que é uma área em que tem-se originado diversas reflexões e análises, sobre a identidade dos profissionais que nela atuam, levando em consideração a necessidade de se redefinir a prática e o papel do psicólogo na escola (Almeida 1999; Jobim e Souza, 1996). Vale ressaltar a importância de conhecer a atuação do Psicólogo inserido no ambiente escolar visando, sobre sua atuação não somente na dimensão psicoeducativa como também na dimensão psicossocial. OBJETIVOS: Esse estudo tem como objetivo identificar as concepções de Pais/Mães, Professores e Alunos sobre a atuação do Psicólogo inserido no contexto escolar, assim como analisar tais concepções. METODOLOGIA: O presente estudo segue a abordagem qualitativa, está sendo realizado em uma escola do sertão paraibano. Estão participando deste estudo 10 pais/mães, 10 professores, 10 pessoas com deficiência (alunos da sala multifuncional), 10 alunos em sala regular. Para tanto, estão sendo utilizados como instrumentos, a entrevista semiestruturada, cujas estão sendo registradas por um gravador de áudio, tendo como propósito melhor absorver as informações relatadas pelos entrevistados. A análise dos dados está sendo realizada por meio de categorização dos dados coletados, visando contemplar em fase final uma analise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados apresentados até o momento são parciais, tendo como base que a pesquisa ainda se encontra em fase de conclusão. Para tanto, têm se que há o reconhecimento da importância do trabalho do Psicólogo inserido no contexto escolar, no entanto ainda é presente a falta de articulação deste profissional diante das estratégias de intervenções práticas para a comunidade educacional, visando a perspectiva de inclusão e associação desse contexto. CONCLUSÕES PARCIAIS: Espera-se que a área da Psicologia Escolar consiga agregar estratégias práticas com articulações teóricas que possibilitem uma maior integração pais/mães, professores, alunos no segmento regular e inclusivo, visando estabelecer mecanismo que além de demarca sua prática, disponibilize condições psicossociais adequadas de políticas de inclusão educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL."
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, PSICOLOGIA ESCOLAR, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_16_31_55_idinscrito_4400_617b4b4a6c85a0b3e3162971b856f77b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE CARNEIRO DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE ESTRELA"
    "autor_email" => "diocesano_estrela@hotmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8590
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1497
    "inscrito_id" => 4400
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PAIS/MÃES, PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A Psicologia Escolar vem sendo pouco vivenciada a nível teórico-prático, tendo em vista que é uma área em que tem-se originado diversas reflexões e análises, sobre a identidade dos profissionais que nela atuam, levando em consideração a necessidade de se redefinir a prática e o papel do psicólogo na escola (Almeida 1999; Jobim e Souza, 1996). Vale ressaltar a importância de conhecer a atuação do Psicólogo inserido no ambiente escolar visando, sobre sua atuação não somente na dimensão psicoeducativa como também na dimensão psicossocial. OBJETIVOS: Esse estudo tem como objetivo identificar as concepções de Pais/Mães, Professores e Alunos sobre a atuação do Psicólogo inserido no contexto escolar, assim como analisar tais concepções. METODOLOGIA: O presente estudo segue a abordagem qualitativa, está sendo realizado em uma escola do sertão paraibano. Estão participando deste estudo 10 pais/mães, 10 professores, 10 pessoas com deficiência (alunos da sala multifuncional), 10 alunos em sala regular. Para tanto, estão sendo utilizados como instrumentos, a entrevista semiestruturada, cujas estão sendo registradas por um gravador de áudio, tendo como propósito melhor absorver as informações relatadas pelos entrevistados. A análise dos dados está sendo realizada por meio de categorização dos dados coletados, visando contemplar em fase final uma analise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados apresentados até o momento são parciais, tendo como base que a pesquisa ainda se encontra em fase de conclusão. Para tanto, têm se que há o reconhecimento da importância do trabalho do Psicólogo inserido no contexto escolar, no entanto ainda é presente a falta de articulação deste profissional diante das estratégias de intervenções práticas para a comunidade educacional, visando a perspectiva de inclusão e associação desse contexto. CONCLUSÕES PARCIAIS: Espera-se que a área da Psicologia Escolar consiga agregar estratégias práticas com articulações teóricas que possibilitem uma maior integração pais/mães, professores, alunos no segmento regular e inclusivo, visando estabelecer mecanismo que além de demarca sua prática, disponibilize condições psicossociais adequadas de políticas de inclusão educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL."
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, PSICOLOGIA ESCOLAR, ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_16_31_55_idinscrito_4400_617b4b4a6c85a0b3e3162971b856f77b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGE CARNEIRO DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "GEORGE ESTRELA"
    "autor_email" => "diocesano_estrela@hotmail"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: A Psicologia Escolar vem sendo pouco vivenciada a nível teórico-prático, tendo em vista que é uma área em que tem-se originado diversas reflexões e análises, sobre a identidade dos profissionais que nela atuam, levando em consideração a necessidade de se redefinir a prática e o papel do psicólogo na escola (Almeida 1999; Jobim e Souza, 1996). Vale ressaltar a importância de conhecer a atuação do Psicólogo inserido no ambiente escolar visando, sobre sua atuação não somente na dimensão psicoeducativa como também na dimensão psicossocial. OBJETIVOS: Esse estudo tem como objetivo identificar as concepções de Pais/Mães, Professores e Alunos sobre a atuação do Psicólogo inserido no contexto escolar, assim como analisar tais concepções. METODOLOGIA: O presente estudo segue a abordagem qualitativa, está sendo realizado em uma escola do sertão paraibano. Estão participando deste estudo 10 pais/mães, 10 professores, 10 pessoas com deficiência (alunos da sala multifuncional), 10 alunos em sala regular. Para tanto, estão sendo utilizados como instrumentos, a entrevista semiestruturada, cujas estão sendo registradas por um gravador de áudio, tendo como propósito melhor absorver as informações relatadas pelos entrevistados. A análise dos dados está sendo realizada por meio de categorização dos dados coletados, visando contemplar em fase final uma analise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados apresentados até o momento são parciais, tendo como base que a pesquisa ainda se encontra em fase de conclusão. Para tanto, têm se que há o reconhecimento da importância do trabalho do Psicólogo inserido no contexto escolar, no entanto ainda é presente a falta de articulação deste profissional diante das estratégias de intervenções práticas para a comunidade educacional, visando a perspectiva de inclusão e associação desse contexto. CONCLUSÕES PARCIAIS: Espera-se que a área da Psicologia Escolar consiga agregar estratégias práticas com articulações teóricas que possibilitem uma maior integração pais/mães, professores, alunos no segmento regular e inclusivo, visando estabelecer mecanismo que além de demarca sua prática, disponibilize condições psicossociais adequadas de políticas de inclusão educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.