A POESIA DO CORDELISTA XEXÉU: NUMA PERSPECTIVA ECOCRÍTICA E DIDÁTICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8442 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1990 "inscrito_id" => 1605 "titulo" => "A POESIA DO CORDELISTA XEXÉU: NUMA PERSPECTIVA ECOCRÍTICA E DIDÁTICA" "resumo" => "Este trabalho traz uma análise voltada aos versos dos cordéis O Beija Flor Mensageiro e A Flor pedindo paz, do poeta Nordestino João Gomes sobrinho (Xexéu), de maneira a relacionar possíveis contatos entre a poesia popular e o meio ambiente. Nossa discursão está voltada a uma perspectiva educacional ecológica, refletiremos nas estrofes poéticas a degradação que homem vem causando à fauna da região Nordeste ao longo dos anos. Além disso, discutiremos no âmbito escolar alguns problemas ligados ao meio ecológico pretende-se conscientizar nos versos as práticas sociais que destroem os animais e sua respectiva moradia “a natureza”. Nesse sentido, nossa proposta de ensino ambiental volta-se à necessidade do aluno de conhecer o texto poético regional, além do gênero cordel e estabelecer essa relação com a ecocrítica, uma vez que esse assunto ainda é inclusivo nas aulas de literatura. A metodologia utilizada foi leitura dos teóricos e os textos do poeta Xexéu. A proposta foi construída durante as pesquisas do Projeto de Língua Portuguesa PIBIC/CH/UEPB. Como base teórica, utilizamos Garrard (2006), Guattari (1990), Leff (2010) e Mansoldo (2012)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "NATUREZA, ENSINO, POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_29_22_idinscrito_1605_df88523ef8d75868ba84d0799f3a8f48.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MÁRCIA TARGINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA" "autor_email" => "anamarciatargino@hotmail." "autor_ies" => "UEPB-CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8442 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1990 "inscrito_id" => 1605 "titulo" => "A POESIA DO CORDELISTA XEXÉU: NUMA PERSPECTIVA ECOCRÍTICA E DIDÁTICA" "resumo" => "Este trabalho traz uma análise voltada aos versos dos cordéis O Beija Flor Mensageiro e A Flor pedindo paz, do poeta Nordestino João Gomes sobrinho (Xexéu), de maneira a relacionar possíveis contatos entre a poesia popular e o meio ambiente. Nossa discursão está voltada a uma perspectiva educacional ecológica, refletiremos nas estrofes poéticas a degradação que homem vem causando à fauna da região Nordeste ao longo dos anos. Além disso, discutiremos no âmbito escolar alguns problemas ligados ao meio ecológico pretende-se conscientizar nos versos as práticas sociais que destroem os animais e sua respectiva moradia “a natureza”. Nesse sentido, nossa proposta de ensino ambiental volta-se à necessidade do aluno de conhecer o texto poético regional, além do gênero cordel e estabelecer essa relação com a ecocrítica, uma vez que esse assunto ainda é inclusivo nas aulas de literatura. A metodologia utilizada foi leitura dos teóricos e os textos do poeta Xexéu. A proposta foi construída durante as pesquisas do Projeto de Língua Portuguesa PIBIC/CH/UEPB. Como base teórica, utilizamos Garrard (2006), Guattari (1990), Leff (2010) e Mansoldo (2012)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "NATUREZA, ENSINO, POESIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_29_22_idinscrito_1605_df88523ef8d75868ba84d0799f3a8f48.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MÁRCIA TARGINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA MÁRCIA" "autor_email" => "anamarciatargino@hotmail." "autor_ies" => "UEPB-CAMPUS III" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }