Ao longo do processo histórico da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de biologia, mais também nas demais disciplinas da grade curricular. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é parte de um subprojeto do PIBID – Biologia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), resultante das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Araci Lustosa (UEAL), situada no município de Bom Jesus - PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências e biologia. Desta forma, este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, palavras cruzadas e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos educandos. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem, a autonomia e entre outros que proporcionaram suporte relevante ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de biologia.