Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, RECURSO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9303
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 5381
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "Ao longo do processo histórico da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de biologia, mais também nas demais disciplinas da grade curricular. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é parte de um subprojeto do PIBID – Biologia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), resultante das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Araci Lustosa (UEAL), situada no município de Bom Jesus - PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências e biologia. Desta forma, este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, palavras cruzadas e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos educandos. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem, a autonomia e entre outros que proporcionaram suporte relevante ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de biologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, RECURSO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_04_49_idinscrito_5381_9171ee2ed883df34e124c4ec40e20939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ CONCEIÇÃO DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NENZINHA"
    "autor_email" => "mjcdelima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9303
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 5381
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "Ao longo do processo histórico da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de biologia, mais também nas demais disciplinas da grade curricular. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é parte de um subprojeto do PIBID – Biologia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), resultante das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Araci Lustosa (UEAL), situada no município de Bom Jesus - PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências e biologia. Desta forma, este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, palavras cruzadas e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos educandos. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem, a autonomia e entre outros que proporcionaram suporte relevante ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de biologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, RECURSO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_04_49_idinscrito_5381_9171ee2ed883df34e124c4ec40e20939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ CONCEIÇÃO DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NENZINHA"
    "autor_email" => "mjcdelima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Ao longo do processo histórico da Educação, as metodologias de ensino tiveram que ser reavaliadas conforme as mudanças na sociedade. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham espaço como metodologias que podem e devem ser aplicadas não só no ensino de biologia, mais também nas demais disciplinas da grade curricular. Partindo-se deste pressuposto este trabalho é parte de um subprojeto do PIBID – Biologia (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), resultante das atividades desenvolvidas com a utilização de jogos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Unidade Escolar Araci Lustosa (UEAL), situada no município de Bom Jesus - PI; tendo em vista uma acentuada preocupação do núcleo escolar com o baixo rendimento dos alunos na disciplina de ciências e biologia. Desta forma, este trabalho objetivou despertar o interesse dos educandos para a aprendizagem dos diversos assuntos abordados nas aulas, no sentido de torná-las mais lúdicas e dinâmicas, por permitirem que o conhecimento contextualizado seja aplicado na prática. Posto isto, o processo de elaboração desses materiais didáticos, ocorreu através de jogos com cartas, palavras cruzadas e desenhos para a exploração dos conteúdos e assimilação dos termos e conceitos pelos educandos. Diante do exposto, estes recursos didáticos como estratégias pedagógicas possibilitaram notáveis colaborações na recuperação do estímulo e aprendizagem dos alunos, construção de novos conhecimentos, relação social, interação e o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a linguagem, a autonomia e entre outros que proporcionaram suporte relevante ao professor condutor do processo ensino-aprendizagem de biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.