Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE A DIVERSIDADE UM ESTUDO DOS ALUNOS CONSIDERADOS ITINERANTES EM SITUAÇÃO ESCOLAR OS CIRCENSES

Palavra-chaves: CIDADANIA, ESCOLARIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO Pôster (PO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho trata de um estudo desenvolvido no Projeto PIVIC/CE/UFPB intitulado A Formação Docente frente à diversidade: Um estudo dos alunos considerados itinerantes em situação escolar: os circenses. Apresenta o foco mais direcionado ao estudo dos alunos itinerantes em situação escolar, que apresenta uma preocupação em relação à escolarização de crianças e adolescentes, em idade de 6 a 14 anos, considerados nômades. Nossa atenção volta-se aos direitos constitucionais dos mesmos, nos certificando da aplicação devidamente legalizada dos seus direitos e deveres como cidadãos. Esses diretos e deveres como cidadãos em relação à escolarização foi matéria do parecer do CNE/CB14/2011 que mereceu legislação especifica aprovada em 7/12/2011, e homologada em 10/05/2012 - publicada no D.O.U, que determina nos espaços de escolarização a um significativo número de estudantes entre crianças e adolescentes como nômades, ciganos, indígenas, acampados, artistas, trabalhadores de circos, parque de diversões, teatro mambembe, e em situação constante de deslocamento. Nos propomos a identificar e analisar o seu desempenho escolar mediante a tal situação, que denomina essa condição de itinerância escolar.

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