Resumo: A reflexão sobre o processo de formação do professor tem se constituído como um dos grandes desafios na agenda de prioridades do Estado, diante das exigências que são apresentadas para a educação básica na sociedade contemporânea. Neste sentido, este artigo busca discutir a formação dos professores no Brasil e os contornos assumidos diante das exigências da contemporaneidade, aliada às práticas pedagógicas que permeiam as salas de aula da educação básica. Nele enfatizamos as especificidades do trabalho docente que tem como matéria-prima o conhecimento e o desenvolvimento de competências a partir de uma reflexão quanto à ressignificação dos sentidos atribuídos à profissionalização docente e as práticas vigentes nas aulas de língua materna. Constitui-se pesquisa bibliográfica, uma vez que será faz revisão da literatura especializada na formação do professor e nas práticas por ele desenvolvidas, a partir do que vem sendo discutido nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e nas Bases da Educação Nacional; estudos também desenvolvidos por Tardif (2010), Morin (2007), Santiago (2006), Furlaneto et al (2007), entre outros. Tal reflexão epistemológica busca compreender a formação do professor em prol do desenvolvimento dos saberes (discentes e docentes) que circulam na Educação Básica.