OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS PARA DIAGNOSTICAR O TDAH NA SOCIEDADE ATUAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9095 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS PARA DIAGNOSTICAR O TDAH NA SOCIEDADE ATUAL" "resumo" => "OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS PARA DIAGNOSTICAR O TDAH NA SOCIEDADE ATUALLuciana Quintino de Queiroz luciana_quintino@hotmail.com Nazaré Soares de Oliveira Nazaresoares8@gmail.comRárami Quaresma Z. Nascimento discipulararami@gmail.com Eduardo Gomes Onofreeduonofre@gmail.comUniversidade Estadual da Paraíba- UEPBRESUMOO presente artigo investigou como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é discutido por profissionais da educação. Tivemos como objetivo analisar o diagnostico do TDAH numa sociedade hiperativa e capitalista. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual tivemos por base o texto: Discutindo a medicalização brutal em uma sociedade hiperativa; e realizamos entrevistas com professores e psicólogos da comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é bastante abordado e discutido pelos profissionais da educação, por psicólogos e psicopedagogos. O mesmo, geralmente, é discutido e diagnosticado de maneira equivocada, porque o mesmo é complexo e multidisciplinar, logo necessita de estudo profundo, crítico e cauteloso. Segundo Eidth e Tuleski (2007) seria importante considerar a realidade histórica, cultural e social dos sujeitos, através de uma analise crítica, reflexiva da situação familiar e convivência dos mesmos. Segundo as autoras, a transformação no contexto social, cultural, profissional, econômico e pessoal contribui em certas patologias, por isso não devemos diagnosticar algo apenas pelo fator biológico e individual e sim investigar a totalidade da realidade concreta. A partir das entrevistas, vimos que o diagnóstico do TDAH é bastante complexo, exige um conjunto de estudo rigoroso, já que existem vários fatores macroestruturais que causa mudança no comportamento dos indivíduos. Portanto, a falta de clareza em relação o que é TDAH, é evidente porque praticamente não há exames consistentes que prove de forma concreta se o sujeito apresenta este Transtorno. Logo, muito se discute sobre inclusão, mas, esquecemo-nos de nos questionar se existe uma preparação ao qual, ajudará os nossos futuros professores a lidar com essa educação inclusiva. Palavras-chave: TDAH. Diagnóstico. Sociedade Neoliberal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TDAH, DIAGNÓSTICO, SOCIEDADE NEOLIBERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_20_51_30_idinscrito_122_fb6db44e8e8e6cd4be29085b0b64a0f5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA QUINTINO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana_quintino@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9095 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 348 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS PARA DIAGNOSTICAR O TDAH NA SOCIEDADE ATUAL" "resumo" => "OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS PARA DIAGNOSTICAR O TDAH NA SOCIEDADE ATUALLuciana Quintino de Queiroz luciana_quintino@hotmail.com Nazaré Soares de Oliveira Nazaresoares8@gmail.comRárami Quaresma Z. Nascimento discipulararami@gmail.com Eduardo Gomes Onofreeduonofre@gmail.comUniversidade Estadual da Paraíba- UEPBRESUMOO presente artigo investigou como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é discutido por profissionais da educação. Tivemos como objetivo analisar o diagnostico do TDAH numa sociedade hiperativa e capitalista. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual tivemos por base o texto: Discutindo a medicalização brutal em uma sociedade hiperativa; e realizamos entrevistas com professores e psicólogos da comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é bastante abordado e discutido pelos profissionais da educação, por psicólogos e psicopedagogos. O mesmo, geralmente, é discutido e diagnosticado de maneira equivocada, porque o mesmo é complexo e multidisciplinar, logo necessita de estudo profundo, crítico e cauteloso. Segundo Eidth e Tuleski (2007) seria importante considerar a realidade histórica, cultural e social dos sujeitos, através de uma analise crítica, reflexiva da situação familiar e convivência dos mesmos. Segundo as autoras, a transformação no contexto social, cultural, profissional, econômico e pessoal contribui em certas patologias, por isso não devemos diagnosticar algo apenas pelo fator biológico e individual e sim investigar a totalidade da realidade concreta. A partir das entrevistas, vimos que o diagnóstico do TDAH é bastante complexo, exige um conjunto de estudo rigoroso, já que existem vários fatores macroestruturais que causa mudança no comportamento dos indivíduos. Portanto, a falta de clareza em relação o que é TDAH, é evidente porque praticamente não há exames consistentes que prove de forma concreta se o sujeito apresenta este Transtorno. Logo, muito se discute sobre inclusão, mas, esquecemo-nos de nos questionar se existe uma preparação ao qual, ajudará os nossos futuros professores a lidar com essa educação inclusiva. Palavras-chave: TDAH. Diagnóstico. Sociedade Neoliberal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "TDAH, DIAGNÓSTICO, SOCIEDADE NEOLIBERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_20_51_30_idinscrito_122_fb6db44e8e8e6cd4be29085b0b64a0f5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA QUINTINO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana_quintino@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }