OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS PARA DIAGNOSTICAR O TDAH NA SOCIEDADE ATUALLuciana Quintino de Queiroz luciana_quintino@hotmail.com Nazaré Soares de Oliveira Nazaresoares8@gmail.comRárami Quaresma Z. Nascimento discipulararami@gmail.com Eduardo Gomes Onofreeduonofre@gmail.comUniversidade Estadual da Paraíba- UEPBRESUMOO presente artigo investigou como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é discutido por profissionais da educação. Tivemos como objetivo analisar o diagnostico do TDAH numa sociedade hiperativa e capitalista. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual tivemos por base o texto: Discutindo a medicalização brutal em uma sociedade hiperativa; e realizamos entrevistas com professores e psicólogos da comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é bastante abordado e discutido pelos profissionais da educação, por psicólogos e psicopedagogos. O mesmo, geralmente, é discutido e diagnosticado de maneira equivocada, porque o mesmo é complexo e multidisciplinar, logo necessita de estudo profundo, crítico e cauteloso. Segundo Eidth e Tuleski (2007) seria importante considerar a realidade histórica, cultural e social dos sujeitos, através de uma analise crítica, reflexiva da situação familiar e convivência dos mesmos. Segundo as autoras, a transformação no contexto social, cultural, profissional, econômico e pessoal contribui em certas patologias, por isso não devemos diagnosticar algo apenas pelo fator biológico e individual e sim investigar a totalidade da realidade concreta. A partir das entrevistas, vimos que o diagnóstico do TDAH é bastante complexo, exige um conjunto de estudo rigoroso, já que existem vários fatores macroestruturais que causa mudança no comportamento dos indivíduos. Portanto, a falta de clareza em relação o que é TDAH, é evidente porque praticamente não há exames consistentes que prove de forma concreta se o sujeito apresenta este Transtorno. Logo, muito se discute sobre inclusão, mas, esquecemo-nos de nos questionar se existe uma preparação ao qual, ajudará os nossos futuros professores a lidar com essa educação inclusiva. Palavras-chave: TDAH. Diagnóstico. Sociedade Neoliberal.