O CRESCENTE DESINTERESSE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS NA QUÍMICA, ASSIM COMO SALAS DE AULAS CADA VEZ MAIS MASSIFICADAS E HETEROGÊNEAS, BUSCA-SE POR METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS ATRATIVAS. UMA FORMA ENCONTRADA PARA DESPERTAR E MOTIVAR O INTERESSE DO ALUNO É O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, SOB A CONDIÇÃO DE ESTAR VINCULADA À CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO GRUPAL, À POSSIBILIDADE DA PROMOÇÃO DE DISCUSSÕES E INVESTIGAÇÕES QUE TRAGAM UM ENRIQUECIMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DE SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. ESSE ESTUDO CONSTA DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA DE NATUREZA ESTRUTURADA, A PARTIR DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FUNÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS. PARTICIPARAM DA PESQUISA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃO INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CUITÉ, PARAÍBA. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE INTEGROU DIFERENTES ATIVIDADES, ARTICULADA DESDE AS PERCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS A UMA EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA. A PRÁTICA EXPERIMENTAL DESPERTOU A CURIOSIDADE DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, ASSOCIANDO AO SEU COTIDIANO, SENDO TAMBÉM POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORIA NO RELACIONAMENTO ENTRE OS ALUNOS, E COMO CONSEQUÊNCIA UM MELHORAMENTO CONCEITUAL E SOCIAL. A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO AO CONTEÚDO DE ÁCIDO-BASE, E PRINCIPALMENTE, A JUNÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA EXPERIMENTAL, É MAIS EFICAZ PARA O ENTENDIMENTO DO ALUNO.