O PRESENTE TRABALHO, APRESENTA UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA DE ESTUDOS QUE PROCURARAM POR MEIO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS INVESTIGAR OS USOS DAS TIC NO ÂMBITO EDUCACIONAL. A REFERIDA ANÁLISE FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CARÁCTER BIBLIOGRÁFICO. A PROCURA POR MATERIAIS SOBRE O OBJETO DE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA UTILIZANDO-SE BANCO DE DADOS COMUMENTE UTILIZADOS POR PESQUISADORES BRASILEIROS E ANAIS DE IMPORTANTES EVENTOS CIENTÍFICOS COM PESQUISAS VOLTADAS AO APORTE TEÓRICO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO FOI FEITO NO PERÍODO DE SETEMBRO DE 2014 À DEZEMBRO DE 2019. NOS TRABALHOS INVESTIGADOS, ANALISOU-SE OS OBJETIVOS, O PERCURSO METODOLÓGICO, AS DISCUSSÕES E AS PRINCIPAIS CONCLUSÕES NO SENTIDO DE DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA E A PERTINÊNCIA DO OBJETO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TIC. A FIM DE ILUSTRAR MELHOR AS QUESTÕES PROBLEMAS E AS PRINCIPAIS DISCUSSÕES APRESENTADAS NAS PESQUISAS SELECIONADAS, ESTA REVISÃO DE LITERATURA ORGANIZOU SEUS RESULTADOS EM TORNO DE TRÊS CATEGORIAS: NOVA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, POTENCIALIDADES NO USO DAS TIC X LIMITAÇÕES DO CONTEXTO ESCOLAR E DISTANCIAMENTO NA ARTICULAÇÃO DAS TIC COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA. ENTRE AS PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES, VERIFICAMOS QUE NENHUMA DAS PESQUISAS ABORDADAS MOSTROU-SE PREOCUPADA COM O PROCESSO FORMATIVO NAS LICENCIATURAS PARA O USO DAS TIC NA FUTURA PRÁTICA DOCENTE NO SENTIDO DE IDENTIFICAR, POR EXEMPLO: QUAIS REPRESENTAÇÕES SOBRE ESSE OBJETO OS DISCENTES TRAZEM AO CAMPO FORMATIVO? COMO ELAS CHEGAM AO FINAL DE CURSO? E DE QUE MODO SOFREM INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E/OU RECONSTRUÇÃO DESSAS REPRESENTAÇÕES?