A UNIVERSIDADE TEM UM PAPEL INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO INICIAL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS, É NESSE ESPAÇO QUE AS PRIMEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE A REALIDADE EDUCACIONAL SÃO DISCUTIDAS E SOCIALIZADAS. A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PIBID É ESSENCIAL PARA OS FUTUROS DOCENTES, POIS FAVORECE A VIVÊNCIA EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS, O QUE CONTRIBUI PARA O APRIMORAMENTO DOS SABERES. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO: A) IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/BIOLOGIA/UERN À FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES; B) DISCUTIR SOBRE AS INTERVENÇÕES DAS METODOLOGIAS VIVENCIADAS POR ELES. A PESQUISA ENVOLVEU OS PIBIDIANOS DA BIOLOGIA QUE REALIZAM AS ATIVIDADES NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA ENVOLVENDO DIVERSAS METODOLOGIAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS 10 ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO NO ANO DE 2019 E SEUS RESULTADOS FORAM ANALISADOS PARA POSTERIORES DISCUSSÕES. DESTACARAM QUE O PROGRAMA OS APROXIMOU DA ESCOLA E DOS ALUNOS, FORTALECENDO O CONTATO E O ENFRENTAMENTO DE VÁRIOS DILEMAS DA DOCÊNCIA. SOBRE AS TEORIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS TRABALHADAS NA UNIVERSIDADE, APONTAM RELEVÂNCIA, POIS NESSAS DISCIPLINAS SE DISCUTEM DIVERSOS ASPECTOS EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO CONTEXTO SOCIAL NO QUAL IRÃO SE DEPARAR NO ÂMBITO ESCOLAR. OS DADOS PERMITEM VISUALIZAR QUE O PROJETO POSSIBILITA E FORTALECE OS LAÇOS EXISTENTES ENTRE A COMPREENSÃO E A VIVÊNCIA DA PRÁTICA ESCOLAR, IDENTIFICANDO AS PARTICULARIDADES DO ENSINO BÁSICO, DE FORMA A INTERVIR COM MAIS PROPRIEDADE. ASSIM, O PROGRAMA FAVORECE A AMPLIAÇÃO DE POSSIBILIDADES QUANTO A FORMAS MAIS DINÂMICAS E ACESSÍVEIS DE APRENDIZAGEM, POIS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ABRE CAMINHOS PARA SABERES MAIS COMPLEXOS.