PROFESSORES QUÍMICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: TRANSFORMAÇÕES SOCIOTÉCNICAS E CULTURAIS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA ESCOLA
"2022-02-09" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83279 "edicao_id" => 175 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "PROFESSORES QUÍMICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: TRANSFORMAÇÕES SOCIOTÉCNICAS E CULTURAIS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA ESCOLA" "resumo" => "A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM POTENCIALIZADO TRANSFORMAÇÕES SOCIOTÉCNICAS E CULTURAIS NA ESCOLA E NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS. NO CONTEXTO ATUAL, OS JOVENS TÊM UTILIZADO ESSAS TECNOLOGIAS NAS SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS SE COLOCANDO, NA MAIORIA DAS VEZES, COMO ATORES, AUTORES, PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E CULTURAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. POR OUTRO LADO, SÃO POUCAS AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE PERMITEM AOS ALUNOS CRIAREM E INTERAGIREM COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ISSO PORQUE OS PROFESSORES SE COLOCAM NA POSIÇÃO DAQUELES QUE UTILIZAM AS TECNOLOGIAS COMO CONSUMIDORES E NÃO COMO PRODUTORES. PERCEBE-SE ASSIM QUE HÁ UM CHOQUE DE PERSPECTIVAS NO USO DAS TECNOLOGIAS. ESSE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO PARA/COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS/CAMPUS ARACAJU)." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA EM QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID1412_11102021205729.pdf" "created_at" => "2022-02-14 13:48:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEVERTON SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "WEVERTON SANTOS DE JESUS" "autor_email" => "weverton.santos@ifs.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conapesc" "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-09" "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 83279 "edicao_id" => 175 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "PROFESSORES QUÍMICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: TRANSFORMAÇÕES SOCIOTÉCNICAS E CULTURAIS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA ESCOLA" "resumo" => "A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM POTENCIALIZADO TRANSFORMAÇÕES SOCIOTÉCNICAS E CULTURAIS NA ESCOLA E NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS. NO CONTEXTO ATUAL, OS JOVENS TÊM UTILIZADO ESSAS TECNOLOGIAS NAS SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS SE COLOCANDO, NA MAIORIA DAS VEZES, COMO ATORES, AUTORES, PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E CULTURAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. POR OUTRO LADO, SÃO POUCAS AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE PERMITEM AOS ALUNOS CRIAREM E INTERAGIREM COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ISSO PORQUE OS PROFESSORES SE COLOCAM NA POSIÇÃO DAQUELES QUE UTILIZAM AS TECNOLOGIAS COMO CONSUMIDORES E NÃO COMO PRODUTORES. PERCEBE-SE ASSIM QUE HÁ UM CHOQUE DE PERSPECTIVAS NO USO DAS TECNOLOGIAS. ESSE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO PARA/COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS/CAMPUS ARACAJU)." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA EM QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID1412_11102021205729.pdf" "created_at" => "2022-02-14 13:48:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEVERTON SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "WEVERTON SANTOS DE JESUS" "autor_email" => "weverton.santos@ifs.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conapesc" "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-09" "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 175 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conapesc" "nome" => "E-book VI CONAPESC" "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "descricao" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "logo" => null "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-05" "final_evento" => "2021-12-07" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => "2022-02-09" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 175 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conapesc" "nome" => "E-book VI CONAPESC" "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "descricao" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "logo" => null "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-05" "final_evento" => "2021-12-07" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => "2022-02-09" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 84 "edicao_id" => 175 "codigo" => "978-65-86901-44-3" "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg" "titulo" => "E-book VI CONAPESC" "prefacio" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JOÃO CÂMARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n Artur Torres De Araújo - UFRPE<br />\r\n Bergson Melo - UECE<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Danielle Freire De Araújo - UNINASSAU - CG<br />\r\n Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n Débora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA <br />\r\n Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Fabíola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n Francisco Guimarães De Assis - ULBRA<br />\r\n Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n Gildo William Barbosa Da Silva - POS ESTÁCIO<br />\r\n Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n José Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n José Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n José Mawison Cândido De Lima - UFPE<br />\r\n Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n Libânia Da Silva Ribeiro - UFCG <br />\r\n Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n Patrícia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n Patrícia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Rafael José da Silva - IFPE<br />\r\n Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Vânia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG """ "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf" "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 84 "edicao_id" => 175 "codigo" => "978-65-86901-44-3" "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg" "titulo" => "E-book VI CONAPESC" "prefacio" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JOÃO CÂMARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n Artur Torres De Araújo - UFRPE<br />\r\n Bergson Melo - UECE<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Danielle Freire De Araújo - UNINASSAU - CG<br />\r\n Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n Débora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA <br />\r\n Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Fabíola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n Francisco Guimarães De Assis - ULBRA<br />\r\n Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n Gildo William Barbosa Da Silva - POS ESTÁCIO<br />\r\n Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n José Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n José Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n José Mawison Cândido De Lima - UFPE<br />\r\n Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n Libânia Da Silva Ribeiro - UFCG <br />\r\n Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n Patrícia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n Patrícia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Rafael José da Silva - IFPE<br />\r\n Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Vânia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG """ "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf" "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }