A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM POTENCIALIZADO TRANSFORMAÇÕES SOCIOTÉCNICAS E CULTURAIS NA ESCOLA E NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES E ALUNOS. NO CONTEXTO ATUAL, OS JOVENS TÊM UTILIZADO ESSAS TECNOLOGIAS NAS SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS SE COLOCANDO, NA MAIORIA DAS VEZES, COMO ATORES, AUTORES, PRODUTORES DE CONHECIMENTOS E CULTURAS PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. POR OUTRO LADO, SÃO POUCAS AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS QUE PERMITEM AOS ALUNOS CRIAREM E INTERAGIREM COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ISSO PORQUE OS PROFESSORES SE COLOCAM NA POSIÇÃO DAQUELES QUE UTILIZAM AS TECNOLOGIAS COMO CONSUMIDORES E NÃO COMO PRODUTORES. PERCEBE-SE ASSIM QUE HÁ UM CHOQUE DE PERSPECTIVAS NO USO DAS TECNOLOGIAS. ESSE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO PARA/COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS/CAMPUS ARACAJU).