ESTE TEXTO TEM O PROPÓSITO DE FOMENTAR REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA, EM ESPECIAL, A CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA. A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD, EM ESPECIAL OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, SUBSIDIARÃO A COMPREENSÃO DA GÊNESE
DESSE CAMPO DA MATEMÁTICA E POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS QUE PODEM SER ENFRENTADOS PELOS ALUNOS ATUALMENTE. UMA VEZ ELENCADOS, APOIADOS AINDA EM BACHELARD, MAS AGORA TAMBÉM NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE RAYMOND DUVAL BUSCOU-SE UMA FORMA DE SUPERAR
ESSES OBSTÁCULOS. A PESQUISA AINDA CONTEMPLA O LIVRO DIDÁTICO DEVIDO À IMPORTÂNCIA E INFLUENCIA DESSE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO EDUCATIVO. FOI IDENTIFICADO UM OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO ASSOCIADO AO CONTEXTO HISTÓRICO DA TRIGONOMETRIA. ALÉM DISSO PROPUSEMOS UMA FORMA DE GARANTIR A
CONVERSÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA.