ESTE TEXTO ADVÉM DE UM ESTUDO QUE VISA APRESENTAR UM LEVANTAMENTO DE TRABALHOS QUE BUSCARAM INVESTIGAR OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES INICIANTES ATUANTES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA TAL FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA PAUTADA EM A UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO TIPO ESTADO DO CONHECIMENTO. BUSCOU-SE ANALISAR OS TRABALHOS INDEXADOS CUJO TEMA PERPASSAVA A TEMÁTICA DE INVESTIGAÇÃO, ENTRE OS ANOS 2015 E 2020. FORAM IDENTIFICADOS DOZE TRABALHOS REFERENTES À TEMÁTICA DE INTERESSE, OS QUAIS FORAM LIDOS NA ÍNTEGRA E ANALISADOS SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DE BARDIN (2009). APÓS A ANÁLISE DAS PESQUISAS FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE NOS ÚLTIMOS ANOS (2015-2020), OS ESTUDOS TÊM BUSCADO COMPREENDER COMO SE CONSTITUEM A IDENTIDADE DOCENTE, ESPECIFICAMENTE DOS PROFESSORES ATUANTES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SÃO PESQUISAS QUE TÊM IDENTIFICADO QUAIS SÃO AS DIFICULDADES PRESENTES NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE, E AINDA, QUAIS SABERES SÃO CONSTITUÍDOS PELOS PROFESSORES E MOBILIZADOS NESTES MOMENTOS INICIAIS DE MAGISTÉRIO.