Artigo E-book VI CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-44-3

CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOBRE VASOS CONDUTORES VEGETAIS, QUANDO O LÁTEX E O MAPLE SYRUP IMPACTAM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, FLOEMA, XILEMA, LÁTEX, MAPLE SYRUP E-book E-book
"2022-02-09" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83257
    "edicao_id" => 175
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 1935
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOBRE VASOS CONDUTORES VEGETAIS, QUANDO O LÁTEX E O MAPLE SYRUP IMPACTAM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "NO ENSINO DE CIÊNCIAS, O USO DE EXEMPLOS SÃO RECURSOS DIDÁTICOS CAPAZES DE FACILITAR APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, SOBRETUDO QUANDO SÃO EXTRAÍDOS DO CONTEXTO E CULTURA DOS APRENDIZES. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU AS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE VASOS CONDUTORES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS, CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA E EXATAS. COMO A EXTRAÇÃO DO LÁTEX É PRONTAMENTE ASSOCIADA À TEMÁTICA, INVESTIGAMOS O IMPACTO DESSA ATIVIDADE ECONÔMICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL E, PARA FINS COMPARATIVOS, UTILIZAMOS A ATIVIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DA PRODUÇÃO DO MAPLE SYRUP (XAROPE DE BORDO) NO CANADÁ. OS NÍVEIS COGNITIVOS ABORDADOS NAS ATIVIDADES DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM A TAXONOMIA DE BLOOM (1956). AS AÇÕES MENTAIS ESTIMULADAS PELAS ATIVIDADES E O CONTEÚDO DESCRITIVO DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS CONFORME GUILFORD (1950) E MERRILL (1981). QUANDO COMPARADO COM O LIVRO DIDÁTICO CANADENSE, A ABORDAGEM DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS É FEITA NO NÍVEL MENOS COMPLEXO (CONHECIMENTO), EXPLORA A COGNIÇÃO MEMORATIVA E RACIOCÍNIO CONVERGENTE, E ENVOLVE MAIS FATOS DO QUE CONCEITOS CIENTÍFICOS. NÃO FORAM IDENTIFICADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS CURRÍCULOS BRASILEIRO E CANADENSE. CONTUDO, A POPULAÇÃO INVESTIGADA APRESENTOU POSSE DE CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS ENVOLVENDO O LÁTEX COMO UM PRODUTO VEGETAL TRANSPORTADO PELO FLOEMA, AO INVÉS DA CORRETA CITAÇÃO DE SUA LOCALIZAÇÃO NOS LACTÍFEROS. COM BASE NA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MOSCOVICI (1978), OS TERMOS XILEMA, FLOEMA, TRANSPORTE E SEIVA CONTRIBUEM FORTEMENTE PARA AS CONCEPÇÕES DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS DA POPULAÇÃO INVESTIGADA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, FLOEMA, XILEMA, LÁTEX, MAPLE SYRUP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID1935_28082021125932.pdf"
    "created_at" => "2022-02-14 13:48:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANI EL ZAHAB"
    "autor_nome_curto" => "AMANI"
    "autor_email" => "a.zahab@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vi-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-02-09"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83257
    "edicao_id" => 175
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 1935
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOBRE VASOS CONDUTORES VEGETAIS, QUANDO O LÁTEX E O MAPLE SYRUP IMPACTAM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "NO ENSINO DE CIÊNCIAS, O USO DE EXEMPLOS SÃO RECURSOS DIDÁTICOS CAPAZES DE FACILITAR APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, SOBRETUDO QUANDO SÃO EXTRAÍDOS DO CONTEXTO E CULTURA DOS APRENDIZES. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU AS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE VASOS CONDUTORES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS, CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA E EXATAS. COMO A EXTRAÇÃO DO LÁTEX É PRONTAMENTE ASSOCIADA À TEMÁTICA, INVESTIGAMOS O IMPACTO DESSA ATIVIDADE ECONÔMICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL E, PARA FINS COMPARATIVOS, UTILIZAMOS A ATIVIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DA PRODUÇÃO DO MAPLE SYRUP (XAROPE DE BORDO) NO CANADÁ. OS NÍVEIS COGNITIVOS ABORDADOS NAS ATIVIDADES DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM A TAXONOMIA DE BLOOM (1956). AS AÇÕES MENTAIS ESTIMULADAS PELAS ATIVIDADES E O CONTEÚDO DESCRITIVO DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS CONFORME GUILFORD (1950) E MERRILL (1981). QUANDO COMPARADO COM O LIVRO DIDÁTICO CANADENSE, A ABORDAGEM DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS É FEITA NO NÍVEL MENOS COMPLEXO (CONHECIMENTO), EXPLORA A COGNIÇÃO MEMORATIVA E RACIOCÍNIO CONVERGENTE, E ENVOLVE MAIS FATOS DO QUE CONCEITOS CIENTÍFICOS. NÃO FORAM IDENTIFICADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS CURRÍCULOS BRASILEIRO E CANADENSE. CONTUDO, A POPULAÇÃO INVESTIGADA APRESENTOU POSSE DE CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS ENVOLVENDO O LÁTEX COMO UM PRODUTO VEGETAL TRANSPORTADO PELO FLOEMA, AO INVÉS DA CORRETA CITAÇÃO DE SUA LOCALIZAÇÃO NOS LACTÍFEROS. COM BASE NA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MOSCOVICI (1978), OS TERMOS XILEMA, FLOEMA, TRANSPORTE E SEIVA CONTRIBUEM FORTEMENTE PARA AS CONCEPÇÕES DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS DA POPULAÇÃO INVESTIGADA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "E-book"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, FLOEMA, XILEMA, LÁTEX, MAPLE SYRUP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID1935_28082021125932.pdf"
    "created_at" => "2022-02-14 13:48:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANI EL ZAHAB"
    "autor_nome_curto" => "AMANI"
    "autor_email" => "a.zahab@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vi-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-02-09"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 175
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conapesc"
        "nome" => "E-book VI CONAPESC"
        "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS"
        "descricao" => """
          Mais um ano se passou e mais uma edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa sa&uacute;de ocular e postural, mas ao mesmo tempo &eacute; a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investiga&ccedil;&otilde;es. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais pr&oacute;ximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n
          Em sua sexta (VI) edi&ccedil;&atilde;o, o CONAPESC, procurou ficar mais pr&oacute;ximo dos participantes. Dessa forma, a pr&oacute;pria tem&aacute;tica do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Al&eacute;m disso, mais uma vez foi poss&iacute;vel que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programa&ccedil;&atilde;o do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se voc&ecirc; n&atilde;o submeteu trabalho ou proposta de minicurso, n&atilde;o se preocupe, agora, em 2022, voc&ecirc; ter&aacute; uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n
          A VI edi&ccedil;&atilde;o, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programa&ccedil;&atilde;o multidisciplinar, rica e variada, como &eacute; habitual no CONAPESC. As discuss&otilde;es foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webin&aacute;rio &ldquo;Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a forma&ccedil;&atilde;o&rdquo; que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconfer&ecirc;ncia de Abertura, com a tem&aacute;tica central do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como &ldquo;acreditamos na for&ccedil;a da rapaziada, a qual segue em frente e segura o roj&atilde;o &rdquo;, encerramos o primeiro dia do evento com webin&aacute;rio &ldquo;Jovens na ci&ecirc;ncia: o futuro &eacute; hoje!&rdquo;, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bag&eacute;), mediado pelo Prof. Claudio Lu&iacute;s (UNINASSAU).<br />\r\n
          No segundo dia do evento, al&eacute;m dos minicursos e apresenta&ccedil;&otilde;es de trabalhos, tivemos tr&ecirc;s (3) palestras muito potentes: 1) Ci&ecirc;ncia desde a Escola de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa G&uuml;llich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica na Forma&ccedil;&atilde;o de Professores de Ci&ecirc;ncias: Reflex&otilde;es expressas pela rela&ccedil;&atilde;o teoria-pr&aacute;tica, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sociedade e a forma&ccedil;&atilde;o de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Car&iacute;ssimo Selli Deconto (IFRS &ndash; Campus Caxias do Sul).<br />\r\n
          O &uacute;ltimo dia do evento contou com mais tr&ecirc;s (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudan&ccedil;as da nova portaria de potabilidade d&#39;&aacute;gua, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Intelig&ecirc;ncia artificial na pesquisa e ensino em ci&ecirc;ncias, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/p&oacute;s pandemia: algumas reflex&otilde;es, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n
          Nesse e-book, voc&ecirc; encontrar&aacute; trabalhos variados, oriundos das diferentes &aacute;reas do conhecimento. Tais trabalhos poder&atilde;o dialogar com as suas investiga&ccedil;&otilde;es, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n
          Doutor em Educa&ccedil;&atilde;o em Ci&ecirc;ncias<br />\r\n
          Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n
          UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel, RS
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg"
        "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-05"
        "final_evento" => "2021-12-07"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => "2022-02-09"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-07-16 15:51:48"
        "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 175
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "vi-conapesc"
        "nome" => "E-book VI CONAPESC"
        "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS"
        "descricao" => """
          Mais um ano se passou e mais uma edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa sa&uacute;de ocular e postural, mas ao mesmo tempo &eacute; a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investiga&ccedil;&otilde;es. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais pr&oacute;ximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n
          Em sua sexta (VI) edi&ccedil;&atilde;o, o CONAPESC, procurou ficar mais pr&oacute;ximo dos participantes. Dessa forma, a pr&oacute;pria tem&aacute;tica do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Al&eacute;m disso, mais uma vez foi poss&iacute;vel que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programa&ccedil;&atilde;o do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se voc&ecirc; n&atilde;o submeteu trabalho ou proposta de minicurso, n&atilde;o se preocupe, agora, em 2022, voc&ecirc; ter&aacute; uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n
          A VI edi&ccedil;&atilde;o, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programa&ccedil;&atilde;o multidisciplinar, rica e variada, como &eacute; habitual no CONAPESC. As discuss&otilde;es foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webin&aacute;rio &ldquo;Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a forma&ccedil;&atilde;o&rdquo; que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconfer&ecirc;ncia de Abertura, com a tem&aacute;tica central do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como &ldquo;acreditamos na for&ccedil;a da rapaziada, a qual segue em frente e segura o roj&atilde;o &rdquo;, encerramos o primeiro dia do evento com webin&aacute;rio &ldquo;Jovens na ci&ecirc;ncia: o futuro &eacute; hoje!&rdquo;, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bag&eacute;), mediado pelo Prof. Claudio Lu&iacute;s (UNINASSAU).<br />\r\n
          No segundo dia do evento, al&eacute;m dos minicursos e apresenta&ccedil;&otilde;es de trabalhos, tivemos tr&ecirc;s (3) palestras muito potentes: 1) Ci&ecirc;ncia desde a Escola de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa G&uuml;llich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica na Forma&ccedil;&atilde;o de Professores de Ci&ecirc;ncias: Reflex&otilde;es expressas pela rela&ccedil;&atilde;o teoria-pr&aacute;tica, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sociedade e a forma&ccedil;&atilde;o de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Car&iacute;ssimo Selli Deconto (IFRS &ndash; Campus Caxias do Sul).<br />\r\n
          O &uacute;ltimo dia do evento contou com mais tr&ecirc;s (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudan&ccedil;as da nova portaria de potabilidade d&#39;&aacute;gua, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Intelig&ecirc;ncia artificial na pesquisa e ensino em ci&ecirc;ncias, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/p&oacute;s pandemia: algumas reflex&otilde;es, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n
          Nesse e-book, voc&ecirc; encontrar&aacute; trabalhos variados, oriundos das diferentes &aacute;reas do conhecimento. Tais trabalhos poder&atilde;o dialogar com as suas investiga&ccedil;&otilde;es, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n
          Doutor em Educa&ccedil;&atilde;o em Ci&ecirc;ncias<br />\r\n
          Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n
          UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel, RS
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2021"
        "logo" => null
        "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg"
        "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2021-12-05"
        "final_evento" => "2021-12-07"
        "ano_publicacao" => 2021
        "data_publicacao" => "2022-02-09"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2021-07-16 15:51:48"
        "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 84
                "edicao_id" => 175
                "codigo" => "978-65-86901-44-3"
                "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg"
                "titulo" => "E-book VI CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Mais um ano se passou e mais uma edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa sa&uacute;de ocular e postural, mas ao mesmo tempo &eacute; a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investiga&ccedil;&otilde;es. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais pr&oacute;ximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n
                  Em sua sexta (VI) edi&ccedil;&atilde;o, o CONAPESC, procurou ficar mais pr&oacute;ximo dos participantes. Dessa forma, a pr&oacute;pria tem&aacute;tica do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Al&eacute;m disso, mais uma vez foi poss&iacute;vel que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programa&ccedil;&atilde;o do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se voc&ecirc; n&atilde;o submeteu trabalho ou proposta de minicurso, n&atilde;o se preocupe, agora, em 2022, voc&ecirc; ter&aacute; uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n
                  A VI edi&ccedil;&atilde;o, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programa&ccedil;&atilde;o multidisciplinar, rica e variada, como &eacute; habitual no CONAPESC. As discuss&otilde;es foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webin&aacute;rio &ldquo;Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a forma&ccedil;&atilde;o&rdquo; que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconfer&ecirc;ncia de Abertura, com a tem&aacute;tica central do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como &ldquo;acreditamos na for&ccedil;a da rapaziada, a qual segue em frente e segura o roj&atilde;o &rdquo;, encerramos o primeiro dia do evento com webin&aacute;rio &ldquo;Jovens na ci&ecirc;ncia: o futuro &eacute; hoje!&rdquo;, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bag&eacute;), mediado pelo Prof. Claudio Lu&iacute;s (UNINASSAU).<br />\r\n
                  No segundo dia do evento, al&eacute;m dos minicursos e apresenta&ccedil;&otilde;es de trabalhos, tivemos tr&ecirc;s (3) palestras muito potentes: 1) Ci&ecirc;ncia desde a Escola de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa G&uuml;llich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica na Forma&ccedil;&atilde;o de Professores de Ci&ecirc;ncias: Reflex&otilde;es expressas pela rela&ccedil;&atilde;o teoria-pr&aacute;tica, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sociedade e a forma&ccedil;&atilde;o de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Car&iacute;ssimo Selli Deconto (IFRS &ndash; Campus Caxias do Sul).<br />\r\n
                  O &uacute;ltimo dia do evento contou com mais tr&ecirc;s (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudan&ccedil;as da nova portaria de potabilidade d&#39;&aacute;gua, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Intelig&ecirc;ncia artificial na pesquisa e ensino em ci&ecirc;ncias, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/p&oacute;s pandemia: algumas reflex&otilde;es, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n
                  Nesse e-book, voc&ecirc; encontrar&aacute; trabalhos variados, oriundos das diferentes &aacute;reas do conhecimento. Tais trabalhos poder&atilde;o dialogar com as suas investiga&ccedil;&otilde;es, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n
                  Doutor em Educa&ccedil;&atilde;o em Ci&ecirc;ncias<br />\r\n
                  Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n
                  UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel, RS
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n
                  WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n
                  Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n
                  Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JO&Atilde;O C&Acirc;MARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bergson Melo - UECE<br />\r\n
                  Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Danielle Freire De Ara&uacute;jo - UNINASSAU - CG<br />\r\n
                  Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n
                  D&eacute;bora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n
                  Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n
                  Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA&nbsp;<br />\r\n
                  Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n
                  Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n
                  Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n
                  Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  Fab&iacute;ola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n
                  Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n
                  Francisco Guimar&atilde;es De Assis - ULBRA<br />\r\n
                  Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n
                  Gildo William Barbosa Da Silva - POS EST&Aacute;CIO<br />\r\n
                  Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n
                  Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n
                  Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n
                  Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n
                  Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n
                  Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n
                  Lib&acirc;nia Da Silva Ribeiro - UFCG&nbsp;<br />\r\n
                  Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n
                  Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; da Silva - IFPE<br />\r\n
                  Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  V&acirc;nia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n
                  Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n
                  Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf"
                "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-07-16 15:51:48"
                "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 84
                "edicao_id" => 175
                "codigo" => "978-65-86901-44-3"
                "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg"
                "titulo" => "E-book VI CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Mais um ano se passou e mais uma edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa sa&uacute;de ocular e postural, mas ao mesmo tempo &eacute; a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investiga&ccedil;&otilde;es. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais pr&oacute;ximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n
                  Em sua sexta (VI) edi&ccedil;&atilde;o, o CONAPESC, procurou ficar mais pr&oacute;ximo dos participantes. Dessa forma, a pr&oacute;pria tem&aacute;tica do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Al&eacute;m disso, mais uma vez foi poss&iacute;vel que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programa&ccedil;&atilde;o do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se voc&ecirc; n&atilde;o submeteu trabalho ou proposta de minicurso, n&atilde;o se preocupe, agora, em 2022, voc&ecirc; ter&aacute; uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n
                  A VI edi&ccedil;&atilde;o, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programa&ccedil;&atilde;o multidisciplinar, rica e variada, como &eacute; habitual no CONAPESC. As discuss&otilde;es foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webin&aacute;rio &ldquo;Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a forma&ccedil;&atilde;o&rdquo; que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconfer&ecirc;ncia de Abertura, com a tem&aacute;tica central do evento &ndash; &ldquo;Entre investiga&ccedil;&otilde;es, descobertas, desafios e esperan&ccedil;a: Ensinar e Pesquisar Ci&ecirc;ncias em um Brasil P&oacute;s-Pandemia&rdquo; &ndash; ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como &ldquo;acreditamos na for&ccedil;a da rapaziada, a qual segue em frente e segura o roj&atilde;o &rdquo;, encerramos o primeiro dia do evento com webin&aacute;rio &ldquo;Jovens na ci&ecirc;ncia: o futuro &eacute; hoje!&rdquo;, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bag&eacute;), mediado pelo Prof. Claudio Lu&iacute;s (UNINASSAU).<br />\r\n
                  No segundo dia do evento, al&eacute;m dos minicursos e apresenta&ccedil;&otilde;es de trabalhos, tivemos tr&ecirc;s (3) palestras muito potentes: 1) Ci&ecirc;ncia desde a Escola de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa G&uuml;llich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica na Forma&ccedil;&atilde;o de Professores de Ci&ecirc;ncias: Reflex&otilde;es expressas pela rela&ccedil;&atilde;o teoria-pr&aacute;tica, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sociedade e a forma&ccedil;&atilde;o de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Car&iacute;ssimo Selli Deconto (IFRS &ndash; Campus Caxias do Sul).<br />\r\n
                  O &uacute;ltimo dia do evento contou com mais tr&ecirc;s (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudan&ccedil;as da nova portaria de potabilidade d&#39;&aacute;gua, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Intelig&ecirc;ncia artificial na pesquisa e ensino em ci&ecirc;ncias, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/p&oacute;s pandemia: algumas reflex&otilde;es, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n
                  Nesse e-book, voc&ecirc; encontrar&aacute; trabalhos variados, oriundos das diferentes &aacute;reas do conhecimento. Tais trabalhos poder&atilde;o dialogar com as suas investiga&ccedil;&otilde;es, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na pr&oacute;xima edi&ccedil;&atilde;o possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n
                  Doutor em Educa&ccedil;&atilde;o em Ci&ecirc;ncias<br />\r\n
                  Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n
                  UNIPAMPA &ndash; Campus S&atilde;o Gabriel, RS
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n
                  WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB)
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n
                  Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n
                  Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n
                  Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n
                  Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JO&Atilde;O C&Acirc;MARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n
                  Artur Torres De Ara&uacute;jo - UFRPE<br />\r\n
                  Bergson Melo - UECE<br />\r\n
                  Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n
                  Danielle Freire De Ara&uacute;jo - UNINASSAU - CG<br />\r\n
                  Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n
                  D&eacute;bora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n
                  Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n
                  Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n
                  Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n
                  Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA&nbsp;<br />\r\n
                  Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n
                  Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n
                  Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n
                  Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n
                  Fab&iacute;ola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n
                  Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n
                  Francisco Guimar&atilde;es De Assis - ULBRA<br />\r\n
                  Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n
                  Gildo William Barbosa Da Silva - POS EST&Aacute;CIO<br />\r\n
                  Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n
                  Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery - INSA<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n
                  Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n
                  Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima - UFPE<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n
                  Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n
                  Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n
                  Lib&acirc;nia Da Silva Ribeiro - UFCG&nbsp;<br />\r\n
                  Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n
                  Luciana Maria De Souza Mac&ecirc;do - URCA<br />\r\n
                  Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n
                  Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n
                  Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n
                  Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n
                  N&iacute;via Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n
                  Ot&aacute;vio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n
                  Rafael Jos&eacute; da Silva - IFPE<br />\r\n
                  Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n
                  Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n
                  Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n
                  Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  V&acirc;nia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n
                  Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n
                  Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf"
                "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2021
                "created_at" => "2021-07-16 15:51:48"
                "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de fevereiro de 2022

Resumo

NO ENSINO DE CIÊNCIAS, O USO DE EXEMPLOS SÃO RECURSOS DIDÁTICOS CAPAZES DE FACILITAR APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, SOBRETUDO QUANDO SÃO EXTRAÍDOS DO CONTEXTO E CULTURA DOS APRENDIZES. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU AS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE VASOS CONDUTORES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS, CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA E EXATAS. COMO A EXTRAÇÃO DO LÁTEX É PRONTAMENTE ASSOCIADA À TEMÁTICA, INVESTIGAMOS O IMPACTO DESSA ATIVIDADE ECONÔMICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL E, PARA FINS COMPARATIVOS, UTILIZAMOS A ATIVIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DA PRODUÇÃO DO MAPLE SYRUP (XAROPE DE BORDO) NO CANADÁ. OS NÍVEIS COGNITIVOS ABORDADOS NAS ATIVIDADES DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM A TAXONOMIA DE BLOOM (1956). AS AÇÕES MENTAIS ESTIMULADAS PELAS ATIVIDADES E O CONTEÚDO DESCRITIVO DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS CONFORME GUILFORD (1950) E MERRILL (1981). QUANDO COMPARADO COM O LIVRO DIDÁTICO CANADENSE, A ABORDAGEM DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS É FEITA NO NÍVEL MENOS COMPLEXO (CONHECIMENTO), EXPLORA A COGNIÇÃO MEMORATIVA E RACIOCÍNIO CONVERGENTE, E ENVOLVE MAIS FATOS DO QUE CONCEITOS CIENTÍFICOS. NÃO FORAM IDENTIFICADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS CURRÍCULOS BRASILEIRO E CANADENSE. CONTUDO, A POPULAÇÃO INVESTIGADA APRESENTOU POSSE DE CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS ENVOLVENDO O LÁTEX COMO UM PRODUTO VEGETAL TRANSPORTADO PELO FLOEMA, AO INVÉS DA CORRETA CITAÇÃO DE SUA LOCALIZAÇÃO NOS LACTÍFEROS. COM BASE NA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MOSCOVICI (1978), OS TERMOS XILEMA, FLOEMA, TRANSPORTE E SEIVA CONTRIBUEM FORTEMENTE PARA AS CONCEPÇÕES DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS DA POPULAÇÃO INVESTIGADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.