NO ENSINO DE CIÊNCIAS, O USO DE EXEMPLOS SÃO RECURSOS DIDÁTICOS CAPAZES DE FACILITAR APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, SOBRETUDO QUANDO SÃO EXTRAÍDOS DO CONTEXTO E CULTURA DOS APRENDIZES. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU AS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE VASOS CONDUTORES PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS, CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA E EXATAS. COMO A EXTRAÇÃO DO LÁTEX É PRONTAMENTE ASSOCIADA À TEMÁTICA, INVESTIGAMOS O IMPACTO DESSA ATIVIDADE ECONÔMICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL E, PARA FINS COMPARATIVOS, UTILIZAMOS A ATIVIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DA PRODUÇÃO DO MAPLE SYRUP (XAROPE DE BORDO) NO CANADÁ. OS NÍVEIS COGNITIVOS ABORDADOS NAS ATIVIDADES DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM A TAXONOMIA DE BLOOM (1956). AS AÇÕES MENTAIS ESTIMULADAS PELAS ATIVIDADES E O CONTEÚDO DESCRITIVO DOS LIVROS DIDÁTICOS FORAM ANALISADOS CONFORME GUILFORD (1950) E MERRILL (1981). QUANDO COMPARADO COM O LIVRO DIDÁTICO CANADENSE, A ABORDAGEM DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS É FEITA NO NÍVEL MENOS COMPLEXO (CONHECIMENTO), EXPLORA A COGNIÇÃO MEMORATIVA E RACIOCÍNIO CONVERGENTE, E ENVOLVE MAIS FATOS DO QUE CONCEITOS CIENTÍFICOS. NÃO FORAM IDENTIFICADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS CURRÍCULOS BRASILEIRO E CANADENSE. CONTUDO, A POPULAÇÃO INVESTIGADA APRESENTOU POSSE DE CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS ENVOLVENDO O LÁTEX COMO UM PRODUTO VEGETAL TRANSPORTADO PELO FLOEMA, AO INVÉS DA CORRETA CITAÇÃO DE SUA LOCALIZAÇÃO NOS LACTÍFEROS. COM BASE NA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MOSCOVICI (1978), OS TERMOS XILEMA, FLOEMA, TRANSPORTE E SEIVA CONTRIBUEM FORTEMENTE PARA AS CONCEPÇÕES DE VASOS CONDUTORES VEGETAIS DA POPULAÇÃO INVESTIGADA.