O MATERIAL DIDÁTICO PODE AUXILIAR O ENSINO DO PROFESSOR E EM CONSEQUÊNCIA, PODE OPORTUNIZAR APRENDIZAGENS AOS DISCENTES FRENTE AO ASSUNTO TRABALHADO. ESTE TRABALHO OBJETIVOU IDENTIFICAR E ANALISAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS PELO MATERIAL DIDÁTICO NA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ÁREAS DE CÍRCULOS E NA FUTURA PRÁTICA DOCENTE. A PESQUISA SE ENQUADRA NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E OCORREU DE FORMA REMOTA DEVIDA À PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19, TEVE A PARTICIPAÇÃO DE 18 ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, COMO INSTRUMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE DADOS FORAM UTILIZADAS AS GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO E UM FORMULÁRIO AVALIATIVO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E DAS REFLEXÕES SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO E DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. DENTRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PARA OS SUJEITOS DA PESQUISA, JÁ QUE ESTA ENRIQUECEU A FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES A PARTIR DOS CONHECIMENTOS COMPARTILHADOS PELA EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR COM MATERIAL DIDÁTICO, ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS UTILIZADOS ENQUANTO VIABILIZADOR DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, ASSIM COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO.