NÃO OBSTANTE AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS, É PRECISO PENSAR PARÂMETROS PARA AMENIZAR OS IMPACTOS QUE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TÊM PROVOCADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS EFEITOS DO COVID-19 TÊM AFETADO O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, PERMANECERÁ POR LONGO TEMPO. SABEDOR DESSA REALIDADE DEVASTADORA NA ÁREA EDUCACIONAL, O PRESENTE ARTIGO TENCIONA APRESENTAR REFLEXÕES ACERCA DA NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ACREDITA-SE QUE UMA DAS FORMAS DE RESSIGNIFICAR O ATO DE ENSINAR ESTEJA NA REFORMULAÇÃO DA DIDÁTICA DESENVOLVIDA PÓS-PANDEMIA. A AÇÃO DIDÁTICA REQUER UMA NOVA “ROUPAGEM”, UMA VISÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. NESTE ESTUDO, AS DISCUSSÕES ESTARÃO DIRECIONADAS À PROPOSIÇÃO DA DIDÁTICA IDEAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN), TENDO COMO PANO DE FUNDO O QUESTIONAMENTO: QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA DIDÁTICA IDEAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PÓS-PANDEMIA? OBJETIVA-SE OPORTUNIZAR REFLEXÕES PONTUAIS AOS ENVOLVIDOS COM A EDUCAÇÃO QUANTO A NECESSIDADE DE RECONSIDERAR ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ÁREA DE CN. A PESQUISA QUALITATIVA DE TÉCNICA BIBLIOGRÁFICA APRESENTA OS RESULTADOS APÓS REFLEXÕES À LUZ DE ALGUNS TEÓRICOS QUE DISCUTEM A DIDÁTICA NA ATUALIDADE, ENTRE ELES: CANDAU (2012), GERALDO (2014), MARTINS (2011) E LIBÂNEO (2006). OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR A TRÍADE METODOLÓGICA – CONSTRUÇÃO, [DES]CONSTRUÇÃO E [RE]CONSTRUÇÃO – PROPOSTA PELO MÉTODO PRAGMÁTICO, TEORIA METODOLÓGICA AVERBADA PELO AUTOR DESTE ARTIGO. POR RESULTADOS, PERCEBEU-SE TAMANHA NECESSIDADE DE REFORMULAR A COMPREENSÃO DE DIDÁTICA, PARA TANTO, APOSTANDO NA PROPOSIÇÃO DE UMA DIDÁTICA IDEAL PARA ALÉM DA AQUISIÇÃO DE TÉCNICAS.