A DIDÁTICA IDEAL PARA UMA "NOVA" EDUCAÇÃO: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PÓS-PANDEMIA
"2022-02-09" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83248 "edicao_id" => 175 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 1647 "titulo" => "A DIDÁTICA IDEAL PARA UMA "NOVA" EDUCAÇÃO: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "NÃO OBSTANTE AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS, É PRECISO PENSAR PARÂMETROS PARA AMENIZAR OS IMPACTOS QUE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TÊM PROVOCADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS EFEITOS DO COVID-19 TÊM AFETADO O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, PERMANECERÁ POR LONGO TEMPO. SABEDOR DESSA REALIDADE DEVASTADORA NA ÁREA EDUCACIONAL, O PRESENTE ARTIGO TENCIONA APRESENTAR REFLEXÕES ACERCA DA NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ACREDITA-SE QUE UMA DAS FORMAS DE RESSIGNIFICAR O ATO DE ENSINAR ESTEJA NA REFORMULAÇÃO DA DIDÁTICA DESENVOLVIDA PÓS-PANDEMIA. A AÇÃO DIDÁTICA REQUER UMA NOVA “ROUPAGEM”, UMA VISÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. NESTE ESTUDO, AS DISCUSSÕES ESTARÃO DIRECIONADAS À PROPOSIÇÃO DA DIDÁTICA IDEAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN), TENDO COMO PANO DE FUNDO O QUESTIONAMENTO: QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA DIDÁTICA IDEAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PÓS-PANDEMIA? OBJETIVA-SE OPORTUNIZAR REFLEXÕES PONTUAIS AOS ENVOLVIDOS COM A EDUCAÇÃO QUANTO A NECESSIDADE DE RECONSIDERAR ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ÁREA DE CN. A PESQUISA QUALITATIVA DE TÉCNICA BIBLIOGRÁFICA APRESENTA OS RESULTADOS APÓS REFLEXÕES À LUZ DE ALGUNS TEÓRICOS QUE DISCUTEM A DIDÁTICA NA ATUALIDADE, ENTRE ELES: CANDAU (2012), GERALDO (2014), MARTINS (2011) E LIBÂNEO (2006). OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR A TRÍADE METODOLÓGICA – CONSTRUÇÃO, [DES]CONSTRUÇÃO E [RE]CONSTRUÇÃO – PROPOSTA PELO MÉTODO PRAGMÁTICO, TEORIA METODOLÓGICA AVERBADA PELO AUTOR DESTE ARTIGO. POR RESULTADOS, PERCEBEU-SE TAMANHA NECESSIDADE DE REFORMULAR A COMPREENSÃO DE DIDÁTICA, PARA TANTO, APOSTANDO NA PROPOSIÇÃO DE UMA DIDÁTICA IDEAL PARA ALÉM DA AQUISIÇÃO DE TÉCNICAS." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PANDEMIA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID1647_29072021101658.pdf" "created_at" => "2022-02-14 13:48:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ MARINHO MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conapesc" "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-09" "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 83248 "edicao_id" => 175 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 1647 "titulo" => "A DIDÁTICA IDEAL PARA UMA "NOVA" EDUCAÇÃO: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "NÃO OBSTANTE AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS, É PRECISO PENSAR PARÂMETROS PARA AMENIZAR OS IMPACTOS QUE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS TÊM PROVOCADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS EFEITOS DO COVID-19 TÊM AFETADO O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES E, CONSEQUENTEMENTE, PERMANECERÁ POR LONGO TEMPO. SABEDOR DESSA REALIDADE DEVASTADORA NA ÁREA EDUCACIONAL, O PRESENTE ARTIGO TENCIONA APRESENTAR REFLEXÕES ACERCA DA NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. ACREDITA-SE QUE UMA DAS FORMAS DE RESSIGNIFICAR O ATO DE ENSINAR ESTEJA NA REFORMULAÇÃO DA DIDÁTICA DESENVOLVIDA PÓS-PANDEMIA. A AÇÃO DIDÁTICA REQUER UMA NOVA “ROUPAGEM”, UMA VISÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. NESTE ESTUDO, AS DISCUSSÕES ESTARÃO DIRECIONADAS À PROPOSIÇÃO DA DIDÁTICA IDEAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN), TENDO COMO PANO DE FUNDO O QUESTIONAMENTO: QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA DIDÁTICA IDEAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PÓS-PANDEMIA? OBJETIVA-SE OPORTUNIZAR REFLEXÕES PONTUAIS AOS ENVOLVIDOS COM A EDUCAÇÃO QUANTO A NECESSIDADE DE RECONSIDERAR ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ÁREA DE CN. A PESQUISA QUALITATIVA DE TÉCNICA BIBLIOGRÁFICA APRESENTA OS RESULTADOS APÓS REFLEXÕES À LUZ DE ALGUNS TEÓRICOS QUE DISCUTEM A DIDÁTICA NA ATUALIDADE, ENTRE ELES: CANDAU (2012), GERALDO (2014), MARTINS (2011) E LIBÂNEO (2006). OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR A TRÍADE METODOLÓGICA – CONSTRUÇÃO, [DES]CONSTRUÇÃO E [RE]CONSTRUÇÃO – PROPOSTA PELO MÉTODO PRAGMÁTICO, TEORIA METODOLÓGICA AVERBADA PELO AUTOR DESTE ARTIGO. POR RESULTADOS, PERCEBEU-SE TAMANHA NECESSIDADE DE REFORMULAR A COMPREENSÃO DE DIDÁTICA, PARA TANTO, APOSTANDO NA PROPOSIÇÃO DE UMA DIDÁTICA IDEAL PARA ALÉM DA AQUISIÇÃO DE TÉCNICAS." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "PANDEMIA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD7_SA100_ID1647_29072021101658.pdf" "created_at" => "2022-02-14 13:48:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ MARINHO MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vi-conapesc" "edicao_nome" => "E-book VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-09" "edicao_publicada_em" => "2021-07-16 15:51:48" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 175 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conapesc" "nome" => "E-book VI CONAPESC" "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "descricao" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "logo" => null "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-05" "final_evento" => "2021-12-07" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => "2022-02-09" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 175 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conapesc" "nome" => "E-book VI CONAPESC" "nome_evento" => "VI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS" "descricao" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2021" "logo" => null "capa" => "6203fccea0e99_09022022144134.jpg" "timbrado" => "60f1d5442f902_16072021155148.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-05" "final_evento" => "2021-12-07" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => "2022-02-09" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-14 14:36:25" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 84 "edicao_id" => 175 "codigo" => "978-65-86901-44-3" "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg" "titulo" => "E-book VI CONAPESC" "prefacio" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JOÃO CÂMARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n Artur Torres De Araújo - UFRPE<br />\r\n Bergson Melo - UECE<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Danielle Freire De Araújo - UNINASSAU - CG<br />\r\n Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n Débora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA <br />\r\n Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Fabíola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n Francisco Guimarães De Assis - ULBRA<br />\r\n Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n Gildo William Barbosa Da Silva - POS ESTÁCIO<br />\r\n Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n José Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n José Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n José Mawison Cândido De Lima - UFPE<br />\r\n Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n Libânia Da Silva Ribeiro - UFCG <br />\r\n Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n Patrícia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n Patrícia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Rafael José da Silva - IFPE<br />\r\n Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Vânia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG """ "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf" "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 84 "edicao_id" => 175 "codigo" => "978-65-86901-44-3" "capa" => "6203fccea4ce0_09022022144134.jpg" "titulo" => "E-book VI CONAPESC" "prefacio" => """ Mais um ano se passou e mais uma edição do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC) teve que ser digital, por meio das plataformas digitais. Plataformas essas que nos esgotam, prejudicam nossa saúde ocular e postural, mas ao mesmo tempo é a forma segura de estramos juntos, reunidos, dialogando, aprendendo e compartilhando nossas investigações. Ficamos distantes fisicamente, mas estamos mais próximos e interligados como nunca tivemos.<br />\r\n Em sua sexta (VI) edição, o CONAPESC, procurou ficar mais próximo dos participantes. Dessa forma, a própria temática do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – foi proposta e escolhida pelos participantes do evento, por meio das redes sociais. Além disso, mais uma vez foi possível que os congressistas submetessem trabalhos e propostas de minicursos, fazendo assim com que os mesmos integrassem a programação do evento de forma ativa, saindo da perspectiva passiva de apenas expectadores. Se você não submeteu trabalho ou proposta de minicurso, não se preocupe, agora, em 2022, você terá uma nova oportunidade e estamos na torcida que o evento possa ocorrer de forma presencial! #NaTorcida #CONAPESC2022presencial<br />\r\n A VI edição, realizada de forma digital em 2021, contou com uma programação multidisciplinar, rica e variada, como é habitual no CONAPESC. As discussões foram potentes por meio do bate papo da plataforma. O evento iniciou com o webinário “Pesquisas que narram e investigam a vida e potencializam a formação” que contou com as debatedoras Profa. Silvia Nogueira Chaves (UFPA) e Profa. Aline Machado Dorneles (FURG), mediado pelo Prof. Julio Cesar Bresolin Marinho (UNIPAMPA). A Webconferência de Abertura, com a temática central do evento – “Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia” – ficou a cargo de toda poesia do conferencista Leandro Belinaso (UFSC). Como “acreditamos na força da rapaziada, a qual segue em frente e segura o rojão ”, encerramos o primeiro dia do evento com webinário “Jovens na ciência: o futuro é hoje!”, o qual contou com os debatedores(as) Ekarinny Myrela (FACENE-RN), Erivaldo Genuino (INSA) e Pedro Fernando Teixeira Dorneles (UNIPAMPA, Campus Bagé), mediado pelo Prof. Claudio Luís (UNINASSAU).<br />\r\n No segundo dia do evento, além dos minicursos e apresentações de trabalhos, tivemos três (3) palestras muito potentes: 1) Ciência desde a Escola de Educação Básica, ministrada pelo Prof. Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS, Campus Cerro Largo); 2) Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Ciências: Reflexões expressas pela relação teoria-prática, ministrada pelo Prof. Manuel Bandeira dos Santos Neto (UFRPE); 3) Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a formação de professores, ministrada pelo Prof. Diomar Caríssimo Selli Deconto (IFRS – Campus Caxias do Sul).<br />\r\n O último dia do evento contou com mais três (3) palestras e uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB/UCDB, a qual foi realizada pelo Dirceu Mauricio Van Lonkhuijzen. As palestras versaram sobre: 1) Mudanças da nova portaria de potabilidade d'água, conduzida pela Profa. Weruska Brasileiro (UEPB); 2) Inteligência artificial na pesquisa e ensino em ciências, conduzida pela Profa. Ismenia Blavatsky (UFRN); 3) Como ser professor na/pós pandemia: algumas reflexões, conduzida pela Profa. Paula Castro (UEPB).<br />\r\n Nesse e-book, você encontrará trabalhos variados, oriundos das diferentes áreas do conhecimento. Tais trabalhos poderão dialogar com as suas investigações, bem como inspirar novas aventuras na academia. Desejo uma boa leitura e que na próxima edição possamos ter um texto oriundo de suas pesquisas publicado no e-book do CONAPESC.<br />\r\n <br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho<br />\r\n Doutor em Educação em Ciências<br />\r\n Professora da Universidade Federal do Pampa<br />\r\n UNIPAMPA – Campus São Gabriel, RS """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ CLAUDIO LUIS DE ARAUJO (UNINASSAU)<br />\r\n JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO (UNIPAMPA)<br />\r\n WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA (UEPB) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Alex Bruno da Silva Farias - UFRPE/UFAPE<br />\r\n Allan Nilson De Sousa Dantas - IFRN<br />\r\n Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Amanda Paiva Farias - UFCG<br />\r\n Andressa Barbosa de Farias Leandro - UFPB<br />\r\n Anna Gabriella De Souza Cordeiro - SMEC - JOÃO CÂMARA / SEDIS-UFRN<br />\r\n Artur Torres De Araújo - UFRPE<br />\r\n Bergson Melo - UECE<br />\r\n Claudio Luis De Araujo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Cynthia Arielly Alves De Sousa - UFCG<br />\r\n Danielle Freire De Araújo - UNINASSAU - CG<br />\r\n Danielly Barbosa de Sousa - UEPB<br />\r\n Débora Da Silva Sousa - UFPB<br />\r\n Diogo Cabral de Sousa - AEDAI-FASP<br />\r\n Edimar Fonseca da Fonseca - UFRGS<br />\r\n Edson Vasconcelos - UEPB<br />\r\n Eliade Ferreira Lima - UNIPAMPA <br />\r\n Elisangela Maria Da Silva - UFCG<br />\r\n Emilio de Lucena Silva - IFPB<br />\r\n Erick Macedo Carvalho - UPE<br />\r\n Eulina Souto Dias - UFCG<br />\r\n Fabiane Ferreira Da Silva - UNIPAMPA<br />\r\n Fabio Alexandre Santos - URCA<br />\r\n Fabíola Da Cruz Martins - UEPB<br />\r\n Francisco Genivan Silva - IFRN<br />\r\n Francisco Guimarães De Assis - ULBRA<br />\r\n Geovanna do Socorro Vasconcelos Martins - UFRN<br />\r\n Gildo William Barbosa Da Silva - POS ESTÁCIO<br />\r\n Giovanna Barroca De Moura - UC<br />\r\n Gleydson Kleyton Moura Nery - INSA<br />\r\n Guilherme Tavares de Assis - UFOP<br />\r\n Janiele França Nery - INSA<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima - UECE<br />\r\n Joan Carlos Alves Pereira - UFCG<br />\r\n Jocielys Rodrigues - UFCG<br />\r\n Jocimario Alves Pereira - UFRPE<br />\r\n Joellyson Ferreira da Silva Borba - UEPB<br />\r\n José Jailson Lima Bezerra - UFPE<br />\r\n José Lucas Dos Santos Oliveira - UFPB<br />\r\n José Mawison Cândido De Lima - UFPE<br />\r\n Josevandro Barros Nascimento - UFPB<br />\r\n Josicleide De Amorim Pereira Moreira - UFAL<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Julio Pereira da Silva - UFPE<br />\r\n Leonardo Lira De Brito - UFCG<br />\r\n Leonardo Querino Barboza Freire Dos Santos - IFPB<br />\r\n Libânia Da Silva Ribeiro - UFCG <br />\r\n Livia Poliana Santana Cavalcante - UNIESP<br />\r\n Luciana Maria De Souza Macêdo - URCA<br />\r\n Maria Gracielly Lacerda de Abrantes - IFPB<br />\r\n Marlon Tardelly Morais Cavalcante - UEPB<br />\r\n Martha Priscila Bezerra Pereira - UFCG<br />\r\n Misleide Silva Santiago - UEPB<br />\r\n Morgana Ligia e Farias Freire - UEPB<br />\r\n Nilson De Souza Cardoso - UECE<br />\r\n Nívia Maria Rodrigues dos Santos - UEPB<br />\r\n Otávio Paulino Lavor - UFRSA<br />\r\n Patrícia Fernandes Tomaz - UEPB<br />\r\n Patrícia Sandalo Pereira - UFMS<br />\r\n Rafael José da Silva - IFPE<br />\r\n Rafaella De Sousa Teles - USP<br />\r\n Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - CEFET-RJ<br />\r\n Sergio Morais Cavalcante Filho - UEPB<br />\r\n Tamires Dos Santos Pereira - UFCG<br />\r\n Thiago Pereira Da Silva - UNIVASF<br />\r\n Thiago Santos De Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Vânia Cristina Da Silva - UFG<br />\r\n Whelton Brito Dos Santos - UFCG<br />\r\n Wladymyr Jefferson Bacalhau De Sousa - UFCG """ "ficha_catalografica" => "6204156685b99_09022022162630.pdf" "arquivo" => "21022022101442-E-BOOK-VI-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-07-16 15:51:48" "updated_at" => "2022-02-21 10:14:42" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }