Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

REPRESENTAÇÕES DE LEITURA E LEITOR NO ROMANCE "OURO DENTRO DA CABEÇA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE

Palavra-chaves: LEITURA, LEITOR, LEITURA JUVENIL, OURO DENTRO DA CABEÇA, MAIA VALÉRIA REZENDE Comunicação Oral (CO) GT 14 - Literatura infantil e juvenil: leituras, ensino e pesquisa
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83213
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE LEITURA E LEITOR NO ROMANCE "OURO DENTRO DA CABEÇA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE"
    "resumo" => "NESTA PESQUISA, PRETENDE-SE ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DA LEITURA E DO LEITOR CONSTITUÍDAS NO ROMANCE “OURO DENTRO DA CABEÇA” (2016), DA ESCRITORA MARIA VALÉRIA REZENDE, GRANDE DESTAQUE DA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA. FOCALIZA-SE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM-LEITOR MARÍLIO, SUJEITO QUE SAI DE SUA TERRA NATAL EM BUSCA DO SABER LETRADO, E A POSIÇÃO QUE A LEITURA OCUPA NO PERCURSO NARRATIVO, TENDO EM VISTA AS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICAS QUE CERCAM A TRAMA. NESSE CONTEXTO, DISCUTE-SE AS CONCEPÇÕES SOBRE OS MODOS DE LER QUE INCIDEM NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PERSONAGEM-LEITOR NA OBRA EM PERSPECTIVA. O TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJO CORPUS É A OBRA EM SEU ASPECTO VERBAL, BEM COMO EM SEU PLANO VISUAL, LINGUAGENS QUE SE COMPLEMENTAM E ENRIQUECEM A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. O ESCOPO TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS IDEIAS DE COSSON (2018), ZILBERMAN (2001), FREIRE (1989), JOUVE (2002), PETIT (2012), ENTRE OUTROS AUTORES. AO FINAL DO TRABALHO, EVIDENCIA-SE QUE A OBRA APRESENTA CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LEITOR BASEADAS NUMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL, HUMANIZADORA E LIBERTADORA, QUE DEFENDE A LEITURA LITERÁRIA COMO LINGUAGEM IMPORTANTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO E CONSCIENTE DE SI E DO MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Literatura infantil e juvenil: leituras, ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LEITOR, LEITURA JUVENIL, OURO DENTRO DA CABEÇA, MAIA VALÉRIA REZENDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA114_ID162_28092021231118.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:36:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNIELLY SILVA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MÔNIELLY"
    "autor_email" => "monielly.medeiros021@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS I"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83213
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE LEITURA E LEITOR NO ROMANCE "OURO DENTRO DA CABEÇA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE"
    "resumo" => "NESTA PESQUISA, PRETENDE-SE ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DA LEITURA E DO LEITOR CONSTITUÍDAS NO ROMANCE “OURO DENTRO DA CABEÇA” (2016), DA ESCRITORA MARIA VALÉRIA REZENDE, GRANDE DESTAQUE DA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA. FOCALIZA-SE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM-LEITOR MARÍLIO, SUJEITO QUE SAI DE SUA TERRA NATAL EM BUSCA DO SABER LETRADO, E A POSIÇÃO QUE A LEITURA OCUPA NO PERCURSO NARRATIVO, TENDO EM VISTA AS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICAS QUE CERCAM A TRAMA. NESSE CONTEXTO, DISCUTE-SE AS CONCEPÇÕES SOBRE OS MODOS DE LER QUE INCIDEM NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PERSONAGEM-LEITOR NA OBRA EM PERSPECTIVA. O TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJO CORPUS É A OBRA EM SEU ASPECTO VERBAL, BEM COMO EM SEU PLANO VISUAL, LINGUAGENS QUE SE COMPLEMENTAM E ENRIQUECEM A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. O ESCOPO TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS IDEIAS DE COSSON (2018), ZILBERMAN (2001), FREIRE (1989), JOUVE (2002), PETIT (2012), ENTRE OUTROS AUTORES. AO FINAL DO TRABALHO, EVIDENCIA-SE QUE A OBRA APRESENTA CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LEITOR BASEADAS NUMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL, HUMANIZADORA E LIBERTADORA, QUE DEFENDE A LEITURA LITERÁRIA COMO LINGUAGEM IMPORTANTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO E CONSCIENTE DE SI E DO MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Literatura infantil e juvenil: leituras, ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LEITOR, LEITURA JUVENIL, OURO DENTRO DA CABEÇA, MAIA VALÉRIA REZENDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA114_ID162_28092021231118.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:36:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNIELLY SILVA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MÔNIELLY"
    "autor_email" => "monielly.medeiros021@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS I"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

NESTA PESQUISA, PRETENDE-SE ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DA LEITURA E DO LEITOR CONSTITUÍDAS NO ROMANCE “OURO DENTRO DA CABEÇA” (2016), DA ESCRITORA MARIA VALÉRIA REZENDE, GRANDE DESTAQUE DA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA. FOCALIZA-SE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM-LEITOR MARÍLIO, SUJEITO QUE SAI DE SUA TERRA NATAL EM BUSCA DO SABER LETRADO, E A POSIÇÃO QUE A LEITURA OCUPA NO PERCURSO NARRATIVO, TENDO EM VISTA AS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICAS QUE CERCAM A TRAMA. NESSE CONTEXTO, DISCUTE-SE AS CONCEPÇÕES SOBRE OS MODOS DE LER QUE INCIDEM NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PERSONAGEM-LEITOR NA OBRA EM PERSPECTIVA. O TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJO CORPUS É A OBRA EM SEU ASPECTO VERBAL, BEM COMO EM SEU PLANO VISUAL, LINGUAGENS QUE SE COMPLEMENTAM E ENRIQUECEM A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. O ESCOPO TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS IDEIAS DE COSSON (2018), ZILBERMAN (2001), FREIRE (1989), JOUVE (2002), PETIT (2012), ENTRE OUTROS AUTORES. AO FINAL DO TRABALHO, EVIDENCIA-SE QUE A OBRA APRESENTA CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LEITOR BASEADAS NUMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL, HUMANIZADORA E LIBERTADORA, QUE DEFENDE A LEITURA LITERÁRIA COMO LINGUAGEM IMPORTANTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO E CONSCIENTE DE SI E DO MUNDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.