NESTA PESQUISA, PRETENDE-SE ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DA LEITURA E DO LEITOR CONSTITUÍDAS NO ROMANCE “OURO DENTRO DA CABEÇA” (2016), DA ESCRITORA MARIA VALÉRIA REZENDE, GRANDE DESTAQUE DA LITERATURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA. FOCALIZA-SE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM-LEITOR MARÍLIO, SUJEITO QUE SAI DE SUA TERRA NATAL EM BUSCA DO SABER LETRADO, E A POSIÇÃO QUE A LEITURA OCUPA NO PERCURSO NARRATIVO, TENDO EM VISTA AS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICAS QUE CERCAM A TRAMA. NESSE CONTEXTO, DISCUTE-SE AS CONCEPÇÕES SOBRE OS MODOS DE LER QUE INCIDEM NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PERSONAGEM-LEITOR NA OBRA EM PERSPECTIVA. O TRABALHO SE TRATA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CUJO CORPUS É A OBRA EM SEU ASPECTO VERBAL, BEM COMO EM SEU PLANO VISUAL, LINGUAGENS QUE SE COMPLEMENTAM E ENRIQUECEM A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. O ESCOPO TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS IDEIAS DE COSSON (2018), ZILBERMAN (2001), FREIRE (1989), JOUVE (2002), PETIT (2012), ENTRE OUTROS AUTORES. AO FINAL DO TRABALHO, EVIDENCIA-SE QUE A OBRA APRESENTA CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LEITOR BASEADAS NUMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL, HUMANIZADORA E LIBERTADORA, QUE DEFENDE A LEITURA LITERÁRIA COMO LINGUAGEM IMPORTANTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO E CONSCIENTE DE SI E DO MUNDO.