ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PARA LETRAMENTO ACADÊMICO; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE 20 ALUNOS EM FASE DE ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA. A ESCOLHA DO TEMA JUSTIFICA-SE PELO ALTO ÍNDICE DE ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM FINALIZAR O CURSO DE PEDAGOGIA APÓS O SEU TÉRMINO. O PROBLEMA ENVOLVE O QUESTIONAMENTO DO PORQUÊ DOS ALUNOS TEREM TANTA DIFICULDADE DE ESCREVER O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA NO ISEPAM, COM AUTONOMIA. AS HIPÓTESES SE ORGANIZAM EM: FALTA DE HÁBITO DE LEITURA; AUSÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO E TEORIA DISTANTE DA PRÁTICA EM TODO PROCESSO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA, EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, UTILIZANDO A SUBJETIVIDADE DOS AUTORES, GERANDO DADOS NUMÉRICOS APÓS A OBSERVAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES MONOGRÁFICAS, APROXIMANDO O FENÔMENO “LETRAMENTO ACADÊMICO” DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, ALÉM DE BUSCAR AS CAUSAS DO FENÔMENO ESTUDADO, REGISTRANDO-OS E ANALISANDO-OS.