Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O LEITOR E O TEXTO EM BUSCA DA AUTONOMIA ACADÊMICA LITERÁRIA: CRIAÇÃO DE CONSTANTES DIÁLOGOS

Palavra-chaves: LETRAMENTO ACADÊMICO, PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE, ENSINO SUPERIOR, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83381
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 58
    "titulo" => "O LEITOR E O TEXTO EM BUSCA DA AUTONOMIA ACADÊMICA LITERÁRIA: CRIAÇÃO DE CONSTANTES DIÁLOGOS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PARA LETRAMENTO ACADÊMICO; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE 20 ALUNOS EM FASE DE ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA. A ESCOLHA DO TEMA JUSTIFICA-SE PELO ALTO ÍNDICE DE ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM FINALIZAR O CURSO DE PEDAGOGIA APÓS O SEU TÉRMINO. O PROBLEMA ENVOLVE O QUESTIONAMENTO DO PORQUÊ DOS ALUNOS TEREM TANTA DIFICULDADE DE ESCREVER O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA NO ISEPAM, COM AUTONOMIA. AS HIPÓTESES SE ORGANIZAM EM: FALTA DE HÁBITO DE LEITURA; AUSÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO E TEORIA DISTANTE DA PRÁTICA EM TODO PROCESSO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA, EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, UTILIZANDO A SUBJETIVIDADE DOS AUTORES, GERANDO DADOS NUMÉRICOS APÓS A OBSERVAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES MONOGRÁFICAS, APROXIMANDO O FENÔMENO “LETRAMENTO ACADÊMICO” DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, ALÉM DE BUSCAR AS CAUSAS DO FENÔMENO ESTUDADO, REGISTRANDO-OS E ANALISANDO-OS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE, ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA102_ID58_17082021224613.pdf"
    "created_at" => "2022-02-23 10:21:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlasarlo@gmail.com"
    "autor_ies" => "ISEPAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83381
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 58
    "titulo" => "O LEITOR E O TEXTO EM BUSCA DA AUTONOMIA ACADÊMICA LITERÁRIA: CRIAÇÃO DE CONSTANTES DIÁLOGOS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PARA LETRAMENTO ACADÊMICO; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE 20 ALUNOS EM FASE DE ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA. A ESCOLHA DO TEMA JUSTIFICA-SE PELO ALTO ÍNDICE DE ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM FINALIZAR O CURSO DE PEDAGOGIA APÓS O SEU TÉRMINO. O PROBLEMA ENVOLVE O QUESTIONAMENTO DO PORQUÊ DOS ALUNOS TEREM TANTA DIFICULDADE DE ESCREVER O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA NO ISEPAM, COM AUTONOMIA. AS HIPÓTESES SE ORGANIZAM EM: FALTA DE HÁBITO DE LEITURA; AUSÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO E TEORIA DISTANTE DA PRÁTICA EM TODO PROCESSO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA, EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, UTILIZANDO A SUBJETIVIDADE DOS AUTORES, GERANDO DADOS NUMÉRICOS APÓS A OBSERVAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES MONOGRÁFICAS, APROXIMANDO O FENÔMENO “LETRAMENTO ACADÊMICO” DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, ALÉM DE BUSCAR AS CAUSAS DO FENÔMENO ESTUDADO, REGISTRANDO-OS E ANALISANDO-OS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE, ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA102_ID58_17082021224613.pdf"
    "created_at" => "2022-02-23 10:21:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA SARLO CARNEIRO CHRYSÓSTOMO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlasarlo@gmail.com"
    "autor_ies" => "ISEPAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PARA LETRAMENTO ACADÊMICO; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE 20 ALUNOS EM FASE DE ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA. A ESCOLHA DO TEMA JUSTIFICA-SE PELO ALTO ÍNDICE DE ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM FINALIZAR O CURSO DE PEDAGOGIA APÓS O SEU TÉRMINO. O PROBLEMA ENVOLVE O QUESTIONAMENTO DO PORQUÊ DOS ALUNOS TEREM TANTA DIFICULDADE DE ESCREVER O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA NO ISEPAM, COM AUTONOMIA. AS HIPÓTESES SE ORGANIZAM EM: FALTA DE HÁBITO DE LEITURA; AUSÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO BÁSICO E TEORIA DISTANTE DA PRÁTICA EM TODO PROCESSO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, QUALI-QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA, EM DECORRÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS, UTILIZANDO A SUBJETIVIDADE DOS AUTORES, GERANDO DADOS NUMÉRICOS APÓS A OBSERVAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES MONOGRÁFICAS, APROXIMANDO O FENÔMENO “LETRAMENTO ACADÊMICO” DA COMUNIDADE CIENTÍFICA, ALÉM DE BUSCAR AS CAUSAS DO FENÔMENO ESTUDADO, REGISTRANDO-OS E ANALISANDO-OS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.