Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

AS INTERFACES DO MULTILETRAMENTO PARA O SISTEMA EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO, MULTILETRAMENTO, PROTAGONISMO, Comunicação Oral (CO) GT 07 - Letramentos e Ensino de Línguas
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83196
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 50
    "inscrito_id" => 256
    "titulo" => "AS INTERFACES DO MULTILETRAMENTO PARA O SISTEMA EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "DIANTE DO CONTEXTO ATUAL, O ÂMBITO PANDÊMICO TROUXE DIVERSOS MEIOS E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAVORECEU TAMBÉM ENTRAVES, UMA VEZ QUE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM TORNOU-SE AINDA MAIS DESAFIADOR. NESSA CONJUNTURA, O PRESENTE TRABALHO, OBJETIVA APRESENTAR AS FACETAS DO MULTILETRAMENTO, DE MODO A PROPICIAR REFLEXÕES ACERCA DE UMA PEDAGOGIA PLURAL DE LETRAMENTO(S) PERANTE À PANDEMIA. AINDA HOJE, HÁ INCOMPREENSÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO, BEM COMO DAS METODOLOGIAS ASSOCIADAS A ESSA DINÂMICA. ADEMAIS, CONFUNDE-SE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) COM O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD). NESSA DIREÇÃO, AO LONGO DESTE ARTIGO, SERÃO APRESENTADAS AS DISTINÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM ESSA DINÂMICA DE ENSINO. DESSE MODO, MEDIANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSOLIDADAS ANTES DA PANDEMIA, CONSTATA-SE QUE, O DISCENTE PRECISA PARTICIPAR DIRETAMENTE DE SEU PROCESSO FORMATIVO, SENDO PROTAGONISTA NA AÇÃO DA APRENDIZAGEM, O QUE NÃO DEVERIA SER DIFERENTE NO ENSINO REMOTO, EMBORA OS ALUNOS NÃO ESTEJAM PRESENCIALMENTE NA ESCOLA. POR FIM, RESSALTA-SE QUE A NATUREZA DESTE TRABALHO É QUALITATIVA, E COMO APORTES TEÓRICOS EVIDENCIA-SE OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR COPPI (2016), SOARES (2012), ROJO (2012), MORAN (2018), ENTRE OUTROS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO, MULTILETRAMENTO, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA107_ID256_09102021084616.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALYSSON GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THALY"
    "autor_email" => "thalyssongmss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83196
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 50
    "inscrito_id" => 256
    "titulo" => "AS INTERFACES DO MULTILETRAMENTO PARA O SISTEMA EDUCACIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "DIANTE DO CONTEXTO ATUAL, O ÂMBITO PANDÊMICO TROUXE DIVERSOS MEIOS E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAVORECEU TAMBÉM ENTRAVES, UMA VEZ QUE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM TORNOU-SE AINDA MAIS DESAFIADOR. NESSA CONJUNTURA, O PRESENTE TRABALHO, OBJETIVA APRESENTAR AS FACETAS DO MULTILETRAMENTO, DE MODO A PROPICIAR REFLEXÕES ACERCA DE UMA PEDAGOGIA PLURAL DE LETRAMENTO(S) PERANTE À PANDEMIA. AINDA HOJE, HÁ INCOMPREENSÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO, BEM COMO DAS METODOLOGIAS ASSOCIADAS A ESSA DINÂMICA. ADEMAIS, CONFUNDE-SE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) COM O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD). NESSA DIREÇÃO, AO LONGO DESTE ARTIGO, SERÃO APRESENTADAS AS DISTINÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM ESSA DINÂMICA DE ENSINO. DESSE MODO, MEDIANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSOLIDADAS ANTES DA PANDEMIA, CONSTATA-SE QUE, O DISCENTE PRECISA PARTICIPAR DIRETAMENTE DE SEU PROCESSO FORMATIVO, SENDO PROTAGONISTA NA AÇÃO DA APRENDIZAGEM, O QUE NÃO DEVERIA SER DIFERENTE NO ENSINO REMOTO, EMBORA OS ALUNOS NÃO ESTEJAM PRESENCIALMENTE NA ESCOLA. POR FIM, RESSALTA-SE QUE A NATUREZA DESTE TRABALHO É QUALITATIVA, E COMO APORTES TEÓRICOS EVIDENCIA-SE OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR COPPI (2016), SOARES (2012), ROJO (2012), MORAN (2018), ENTRE OUTROS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO, MULTILETRAMENTO, PROTAGONISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA107_ID256_09102021084616.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:37:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALYSSON GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THALY"
    "autor_email" => "thalyssongmss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

DIANTE DO CONTEXTO ATUAL, O ÂMBITO PANDÊMICO TROUXE DIVERSOS MEIOS E POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAVORECEU TAMBÉM ENTRAVES, UMA VEZ QUE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM TORNOU-SE AINDA MAIS DESAFIADOR. NESSA CONJUNTURA, O PRESENTE TRABALHO, OBJETIVA APRESENTAR AS FACETAS DO MULTILETRAMENTO, DE MODO A PROPICIAR REFLEXÕES ACERCA DE UMA PEDAGOGIA PLURAL DE LETRAMENTO(S) PERANTE À PANDEMIA. AINDA HOJE, HÁ INCOMPREENSÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO, BEM COMO DAS METODOLOGIAS ASSOCIADAS A ESSA DINÂMICA. ADEMAIS, CONFUNDE-SE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) COM O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD). NESSA DIREÇÃO, AO LONGO DESTE ARTIGO, SERÃO APRESENTADAS AS DISTINÇÕES E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM ESSA DINÂMICA DE ENSINO. DESSE MODO, MEDIANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSOLIDADAS ANTES DA PANDEMIA, CONSTATA-SE QUE, O DISCENTE PRECISA PARTICIPAR DIRETAMENTE DE SEU PROCESSO FORMATIVO, SENDO PROTAGONISTA NA AÇÃO DA APRENDIZAGEM, O QUE NÃO DEVERIA SER DIFERENTE NO ENSINO REMOTO, EMBORA OS ALUNOS NÃO ESTEJAM PRESENCIALMENTE NA ESCOLA. POR FIM, RESSALTA-SE QUE A NATUREZA DESTE TRABALHO É QUALITATIVA, E COMO APORTES TEÓRICOS EVIDENCIA-SE OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR COPPI (2016), SOARES (2012), ROJO (2012), MORAN (2018), ENTRE OUTROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.