CONTEMPLAR A LITERATURA POPULAR ATRAVÉS DOS TEXTOS LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR CAMPONESES,
SUJEITOS DO CAMPO, EXTERIORIZANDO SUA HISTÓRIA, SUA LUTA, SEUS OBJETIVOS E SUA VIDA É PRIMAR POR
UMA PERSPECTIVA DIRECIONADA POR UM OLHAR TOTALMENTE EDUCATIVO E POR EM PRÁTICA O DESAFIO DO
ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, ATRAVÉS DA TEORIA SEMIÓTICA ATRAVÉS DO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM COM RECURSOS TEXTUAIS ESCRITOS E IMAGÉTICOS.
ESTE OLHAR REFLEXIVO QUE RETRATA UM ESPAÇO ÍMPAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA AO LONGO DE TODA
SUA HISTÓRIA, QUER SEJA HISTÓRICA CULTURAL OU RESTRITAMENTE NO ASPECTO EDUCATIVO NO ÂMBITO DA
ESCOLA E DO SUJEITO DO CAMPO E DO PRÓPRIO MUNDO COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL DE UMA CLASSE
SOCIAL E DE UMA CULTURA EM PARTICULAR DE FORMA INCLUSIVA NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES SOB
OLHARES ESPECÍFICOS NO ÂMBITO DA PESQUISA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESPECIFICAMENTE DURANTE A
FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENVOLVENDO O ENSINO FUNDAMENTAL E O MÉDIO.
SEGUNDO ISABEL SOLÉ (1987), LER É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO.
CONSIDERANDO-SE A LEITURA SER UMA ATIVIDADE QUE SE REALIZA INDIVIDUALMENTE OU COLETIVA, MAS,
QUE SE INSERE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL QUE ENVOLVE ALGUMAS REAÇÕES E
DETERMINADAS CAPACIDADES HUMANAS QUE VÃO DESDE A REALIZAÇÃO DA DECODIFICAÇÃO DO SISTEMA
DE ESCRITA ATÉ A REALIZAÇÃO PLENA DA COMPREENSÃO DO SENTIDO DO RESPECTIVO TEXTO QUE SEJA LIDO,
COMPREENDIDO E INTERPRETADO PELO LEITOR.