Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A CULTURA LINGUÍSTICA POPULAR E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: LETRAMENTO, CULTURA LINGUÍSTICA POPULAR, PRÁTICA DO PROFESSOR, , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Letramentos e Ensino de Línguas
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA PROPÕE OBSERVAR SE NO CONTEXTO ESCOLAR DESENVOLVEM-SE OU NÃO PRÁTICAS DE LETRAMENTO QUE VALORIZEM A CULTURA LINGUÍSTICA POPULAR, TERMO QUE SE REFERE ÀS VARIANTES LINGUÍSTICAS LOCAIS, À LITERATURA LINGUÍSTICA ORAL, ÀS TRADIÇÕES LINGUÍSTICAS ORAIS E ÀS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA MATERNA CONSOANTE ÀS CONCEPÇÕES TEÓRICAS PRIVILEGIADAS PELOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO (BARTON, 2004; STREET, 2003; TERZI, 2003; TÔRRES, 2009). PARA TAL, BUSCOU-SE CONHECER E DESCREVER, PELAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DO PROFESSOR, SE ESTAS EXPÕEM OS ALUNOS A TEMÁTICAS SOBRE CULTURA LINGUÍSTICA POPULAR NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA DE UM PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA ESTADUAL MINEIRA. PARA CORROBORAR COM O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, LANÇAMOS MÃO DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, DE PERFIL ETNOGRÁFICO, EM QUE UTILIZAMOS A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DO PROFESSOR, A FIM DE DESCREVER SEUS MODOS PARTICULARES DE ABORDAR A ESCRITA E A LEITURA AO DESENVOLVER PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SALA DE AULA. CONSIDERANDO QUE NOSSAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SÃO, SOBREMANEIRA, INFLUENCIADAS POR NOSSAS CONCEPÇÕES CONSTITUÍDAS NO PASSADO (BARTON, 2004), PROPUSEMOS UMA ENTREVISTA PARA O PROFESSOR, COM A INTENÇÃO DE CONHECER SUAS CONCEPÇÕES SOBRE QUESTÕES QUE GIRAM EM TORNO DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA EM LÍNGUA MATERNA. ALGUNS RESULTADOS PRÉVIOS NOS REVELAM QUE MUITAS DA CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO DO PROFESSOR SE ALINHAM AO MODELO IDEOLÓGICO DE LETRAMENTO (STREET 2003, 2014), AO MESMO TEMPO QUE MUITAS SE ALINHAM TAMBÉM AO MODELO AUTÔNOMO.

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