ESTA PESQUISA OBJETIVOU OBSERVAR AS PR?TICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS EM MODALIDADE REMOTA, EM UMA AULA DE L?NGUA MATERNA, PARA UM 9? ANO, DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL DE MINAS GERAIS, COM VISTAS A ANALISAR SE ESSAS EFETIVAMENTE CONTEMPLAM AS CONCEP??ES DE LETRAMENTO E CONSEQUENTE ENSINO DE L?NGUA MATERNA, E QUE PERMEIAM OS PRESSUPOSTOS DO CURR?CULO REFER?NCIA PARA MINAS GERAIS COMO REFLETIDOS NO PET ? PLANO DE ENSINO TUTORADO, POR CONSIDERARMOS QUE TAIS PRINC?PIOS REFERENDAM SOBREMANEIRA ASPECTOS DO MODELO IDEOL?GICO DE LETRAMENTO, COMO PROPOSTO POR PESQUISADORES DOS NOVOS ESTUDOS DO LETRAMENTO ? NEL (STREET,1984, 2003; BARTON, 1998; TERZI, 2006). PARA SE ALCAN?AR TAL OBJETIVO, PROP?S-SE UMA PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E PERFIL ETNOGR?FICO. COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA UTILIZARAM-SE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM O DIRETOR E COM O PROFESSOR REGENTE PARA QUE SE CONHECESSEM SUAS CONCEP??ES DE LETRAMENTO, POIS DESEJ?VAMOS SABER SE ESTAS CONTEMPLAM ASPECTOS REFERENDADOS NOS NEL, BEM COMO NAS PREMISSAS CURRICULARES OFICIAIS DO ESTADO. AL?M DISSO, LAN?AMOS M?O DA OBSERVA??O DAS AULAS MINISTRADAS PELO PROFESSOR, COM VISTAS A VERIFICAR NAS/PELAS PR?TICAS DE LEITURA E ESCRITA QUE ELE DESENVOLVE EM SALA DE AULA, SE ESTAS SE ALINHAM AS CONCEP??ES DE LETRAMENTO. RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM QUE H? UMA OSCILA??O NAS PR?TICAS DO PROFESSOR, ORA SE APROXIMAM E ORA SE DISTANCIAM DO MODELO DE LETRAMENTO IDEOL?GICO COMO PROPOSTO NESTE TRABALHO.