O LETRAMENTO NADA MAIS É DO QUE O PROCESSO DA LEITURA, A CAPACIDADE DE LER, INTERPRETAR. EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA, OS ALUNOS ESTÃO EM PROCESSO DE COMPENSAÇÃO, SEJA NO ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO, A EQUIPE PEDAGÓGICA DEVE ELABORAR UMA PROPOSTA QUE NÃO SEJA INFANTILIZADA. O CONTEXTO PEDAGÓGICO DEVE SER MADURO, VALORIZANDO A CULTURA DO ALUNO. AS DISCIPLINAS BÁSICAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS-PCNS, PODEM ESTAR PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, COMO TAMBÉM OS CONTEXTOS FUNDAMENTADOS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA-DCNS. O LETRAMENTO SE OCUPA DA FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA, UM DESAFIO NÃO SÓ PARA ALFABETIZADORES, MAS PARA TODOS OS DOCENTES. O TERMO “LETRAMENTO” PASSOU A SER DIVULGADO A PARTIR DOS ANOS 80, PARALELAMENTE COM OS QUESTIONAMENTOS VOLTADOS PARA A BAIXA ESCOLARIZAÇÃO E A REPETÊNCIA, NO PAÍS, ALÉM DO FIM DA DITADURA MILITAR. NÃO PODEMOS DAR CONTINUIDADE À IDEIA QUE O POVO BRASILEIRO NÃO TEM O HÁBITO DA LEITURA. A EJA É COMPENSAÇÃO, RENOVAÇÃO, LEITURA CRÍTICA, ATÉ MESMO ENTRE OS ALUNOS IDOSOS E ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. A EJA NÃO É ESPAÇO PARA COMPADECIMENTOS E SIM DE INSTIGAÇÃO. CHEGA DE ANALFABETOS POLÍTICOS E ENERGÚMENOS.