A CONSTRUÇÃO DOCENTE SE DÁ EM TODA ETAPA DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO, MAS É A PARTIR DE DISCIPLINAS PRÁTICAS, COMO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, QUE ELE PASSA PELA EXPERIENCIAÇÃO DA PRÁTICA DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DE TRÊS LICENCIANDAS EM LETRAS PORTUGUÊS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA(GENS) NO ENSINO FUNDAMENTAL II, DESDE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA AS AULAS, À PRÁTICA DOCENTE EM CONTEXTO REMOTO, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB. PARA TAL, AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GERALDI (1997); DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E MARCUSCHI (2008), JUNTAMENTE COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO ENSINO, FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. AS EXPERIÊNCIAS AQUI RELATADAS SE CONCRETIZARAM A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO, EM QUE FOMOS INSERIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR PARA PROMOVER APRENDIZAGENS AOS ALUNOS E DESENVOLVER NOSSA CONSTRUÇÃO DO “SER DOCENTE”. COM ISSO, TIVEMOS UMA EXPERIÊNCIA DE GRANDE APRENDIZADO, EM QUE OS DESAFIOS E SUPERAÇÕES ESTAVAM PRESENTES NO NOSSO CAMINHO AGINDO COM CONTRIBUIÇÕES NA NOSSA FORMAÇÃO.