ESTE ARTIGO OBJETIVA COMPARTILHAR OS RESULTADOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS PRECISAMENTE OS SUBSTANTIVOS, EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAS, SE LIGA NA LÍNGUA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LINGUAGEM, 2018 (LD1), DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE ORMUNDO E SINISCALCHI, PLND DE 2020 A 2023 E, TECENDO LINGUAGENS: LÍNGUA PORTUGUESA, 2018 (LD2), TAMBÉM DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE OLIVEIRA E ARAÚJO DO PLND 2020 A 2023. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, FORAM UTILIZADOS OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE NEVES (2011), TRAVLAGLIA (2011), MARCUSHI (2009), KENEDY E MARTELOTTA (2003), ENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. DENTRE OS RESULTADOS, APONTAMOS QUE LD1 SE APROXIMA DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA AO PROPOR O ESTUDO DO SUBSTANTIVO, ATRAVÉS DE REFLEXÕES EM ATIVIDADES CONTEXTUAIS; EM CONTRAPARTIDA, LD2 TRAZ CONCEITOS E NOMENCLATURAS DE FORMA UNÍVOCA PARA O ALUNADO, SEM CONSIDERAR A INTERAÇÃO E A REFLEXÃO.