Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

GRUPO DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA O ENEM – GEPE: UM NOVO OLHAR FRENTE À METODOLOGIA DE ENSINO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO POPULAR, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO POPULAR
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o processo de reconstrução da metodologia de ensino vivenciado no Grupo de Estudo Preparatório para o ENEM- GEPE enquanto experiência docente no ano de 2012 no Programa de Extensão Tecelendo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB no município de Amargosa/BA. O GEPE é uma das atividades do referido Programa, o qual trabalha com Educação de Jovens, Adultos e Idosos na perspectiva da Educação Popular. Diferentemente do cursinho pré-vestibular o GEPE é um grupo de estudo que surgiu do interesse de jovens da comunidade rural das Três Lagoas que desejavam ingressar no Ensino Superior. As discussões acerca da metodologia de trabalho com este grupo considerou o fortalecimento de sua característica, enquanto grupo de estudo e assumiu como principal objetivo trabalhar o Conhecimento de maneira contextualizada e não mais separado por disciplinas isoladas e desconectadas. A centralidade metodológica deste trabalho é ação-reflexão-ação. Tendo como base os princípios do movimento e do diálogo. O referencial teórico perpassa os estudos de Paulo Freire (1996 e 2014), João Francisco de Souza (2007) e Morin (2007). Portanto, esse movimento assume a reflexão da prática docente para qualificar o processo de ensino e aprendizagem superando a dimensão individualista dos processos educativos e assumindo o conhecimento em sua dimensão coletiva. E como resultado deste trabalho podemos destacar o ingresso de quinze (15) alunos em Universidades Federais, três (03) em Universidades Privadas e oito (08) em Cursos Técnicos.

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