PROFESSORES OU SEMIDEUSES?
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82521 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2363 "inscrito_id" => 5353 "titulo" => "PROFESSORES OU SEMIDEUSES?" "resumo" => "COMPLEXO E DIFÍCIL, DE ENQUADRAMENTO CULTURAL E SOCIAL, O OFÍCIO DOCENTE DEFINE-SE POR INCERTEZAS E DIFICULDADES NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS QUE MANIFESTAM-SE APENAS EM MÉDIO E LONGO PRAZO. SUA IMPREVISIBILIDADE NAS DIVERSAS SITUAÇÕES PEDAGÓGICAS REQUER GRANDE MATURIDADE E REFLEXIBILIDADE, ENCONTRANDO-SE EM CONSTANTE CONCORRÊNCIA COM OUTROS ATORES SOCIAIS COMO AS FAMÍLIAS E RELIGIÕES. POR SE TRATAR DE UM BEM PÚBLICO, INDIVIDUAL, SOCIAL E GLOBAL, EFETIVADO NUMA RELAÇÃO PROFISSIONAL ASSIMÉTRICA, É UM ATO DE GRANDE RESPONSABILIDADE ÉTICA E POLÍTICA. A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU A OBTENÇÃO DE DADOS EMPÍRICOS QUE CONTRIBUAM PARA O EMBASAMENTO DAS AFIRMAÇÕES DE SENSO COMUM REALIZADAS NA TESE DA MESTRANDA SOBRE A ÉTICA DEONTOLÓGICA DOCENTE. NESTE SENTIDO PRETENDE-SE AVALIAR COMO OS PROFESSORES SE SENTEM EM RELAÇÃO A COBRANÇA ÉTICA E MORAL SOCIAL, IDENTIFICANDO SITUAÇÕES RECORRENTES AO OFÍCIO DOCENTE. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO, FORMULADO NA PLATAFORMA GOOGLE DOC’S, IDENTIFICARAM-SE VÁRIAS SITUAÇÕES DESDE ASSISTENCIALISMO, ORIENTAÇÃO DA VIDA PESSOAL, COBRANÇA AFETIVA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FAMILIARES, CONTROLE DA VESTIMENTA E TATUAGENS, ALÉM DE ATITUDES EXTRAESCOLARES TOMADAS PELOS DOCENTES SÃO SITUAÇÕES RECORRENTES AO COTIDIANO DOCENTE E COBRADAS PELA MORALIDADE SOCIAL. OS PROFESSORES RELATAM SENTIMENTOS NEGATIVOS COMO CANSAÇO EMOCIONAL E FÍSICO, DESCONFORTO, CULPA, COAÇÃO, DESVALORIZAÇÃO, INSUFICIÊNCIA E SENTIMENTO DE INJUSTIÇA EM RELAÇÃO À COBRANÇA SOCIAL, CONSIDERANDO-A DESCABIDA, EXCESSIVA, EXAGERADA, SOBRECARGA E MOTIVO PARA NÃO HAVER MAIS UM EXCELENTE TRABALHO, DESVIO FUNCIONAL E RESPONSABILIZAÇÃO DA ESCOLA PELAS OBRIGAÇÕES FAMILIARES E ASSISTENCIAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MORAL, ÉTICA, DOCENTES, COBRANÇAS SOCIAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA105_ID5353_30092021231737.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANE BEATRIZ ELY" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE" "autor_email" => "fisikla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82521 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2363 "inscrito_id" => 5353 "titulo" => "PROFESSORES OU SEMIDEUSES?" "resumo" => "COMPLEXO E DIFÍCIL, DE ENQUADRAMENTO CULTURAL E SOCIAL, O OFÍCIO DOCENTE DEFINE-SE POR INCERTEZAS E DIFICULDADES NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS QUE MANIFESTAM-SE APENAS EM MÉDIO E LONGO PRAZO. SUA IMPREVISIBILIDADE NAS DIVERSAS SITUAÇÕES PEDAGÓGICAS REQUER GRANDE MATURIDADE E REFLEXIBILIDADE, ENCONTRANDO-SE EM CONSTANTE CONCORRÊNCIA COM OUTROS ATORES SOCIAIS COMO AS FAMÍLIAS E RELIGIÕES. POR SE TRATAR DE UM BEM PÚBLICO, INDIVIDUAL, SOCIAL E GLOBAL, EFETIVADO NUMA RELAÇÃO PROFISSIONAL ASSIMÉTRICA, É UM ATO DE GRANDE RESPONSABILIDADE ÉTICA E POLÍTICA. A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU A OBTENÇÃO DE DADOS EMPÍRICOS QUE CONTRIBUAM PARA O EMBASAMENTO DAS AFIRMAÇÕES DE SENSO COMUM REALIZADAS NA TESE DA MESTRANDA SOBRE A ÉTICA DEONTOLÓGICA DOCENTE. NESTE SENTIDO PRETENDE-SE AVALIAR COMO OS PROFESSORES SE SENTEM EM RELAÇÃO A COBRANÇA ÉTICA E MORAL SOCIAL, IDENTIFICANDO SITUAÇÕES RECORRENTES AO OFÍCIO DOCENTE. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO, FORMULADO NA PLATAFORMA GOOGLE DOC’S, IDENTIFICARAM-SE VÁRIAS SITUAÇÕES DESDE ASSISTENCIALISMO, ORIENTAÇÃO DA VIDA PESSOAL, COBRANÇA AFETIVA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FAMILIARES, CONTROLE DA VESTIMENTA E TATUAGENS, ALÉM DE ATITUDES EXTRAESCOLARES TOMADAS PELOS DOCENTES SÃO SITUAÇÕES RECORRENTES AO COTIDIANO DOCENTE E COBRADAS PELA MORALIDADE SOCIAL. OS PROFESSORES RELATAM SENTIMENTOS NEGATIVOS COMO CANSAÇO EMOCIONAL E FÍSICO, DESCONFORTO, CULPA, COAÇÃO, DESVALORIZAÇÃO, INSUFICIÊNCIA E SENTIMENTO DE INJUSTIÇA EM RELAÇÃO À COBRANÇA SOCIAL, CONSIDERANDO-A DESCABIDA, EXCESSIVA, EXAGERADA, SOBRECARGA E MOTIVO PARA NÃO HAVER MAIS UM EXCELENTE TRABALHO, DESVIO FUNCIONAL E RESPONSABILIZAÇÃO DA ESCOLA PELAS OBRIGAÇÕES FAMILIARES E ASSISTENCIAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MORAL, ÉTICA, DOCENTES, COBRANÇAS SOCIAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA105_ID5353_30092021231737.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANE BEATRIZ ELY" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE" "autor_email" => "fisikla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }