ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO TEM SIDO OFERTADA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ROBERTO SANTOS NO MUNICÍPIO DE JUSSARA-BAHIA, QUANTO À PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM BASE NA CULTURA DA ESCOLA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E INTERPRETATIVA NA QUAL SE UTILIZARAM TRAÇOS DA PESQUISA ETNOGRÁFICA E DA PESQUISA-AÇÃO, SENDO UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUE FORAM REALIZADAS COM A EQUIPE GESTORA, OS PROFESSORES E OS ALUNOS DA MODALIDADE E, A ANÁLISE DOCUMENTAL – DADOS DO CENSO ESCOLAR, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, REGIMENTO ESCOLAR, DIÁRIO DE CLASSE E ATAS FINAIS. O ESTUDO PERMITIU AFIRMAR QUE A EJA É TRATADA COMO UM APÊNDICE DE ESCOLARIZAÇÃO, POIS MESMO COM AS MUITAS MUDANÇAS NA CONCEPÇÃO, NO PLANEJAMENTO E NA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS ANOS, A REALIDADE AINDA É BASTANTE PRECÁRIA E O TRATAMENTO DADO CONTINUA SUBESTIMANDO A MODALIDADE COMPARADA AO ENSINO REGULAR. A ESCOLA PERMANECE REPRODUZINDO A ESTRUTURA DE HOMOGENEIDADE E DIFERENCIAÇÃO NO TRATAMENTO AOS ALUNOS DA EJA, APONTANDO PARA A DIVISÃO ENTRE ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.