A LITERATURA DE CORDEL É UMA DAS MAIS IMPORTANTES MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA. ATRAVÉS DE VERSOS RIMADOS E METRIFICADOS É POSSÍVEL CONTAR UMA GRANDE VARIEDADE DE HISTÓRIAS, SEJAM ELAS NA TEMÁTICA QUE DESEJAR. DIFERENTES TRABALHOS JÁ RELATARAM SEU GRANDE POTENCIAL EDUCATIVO, INCLUSIVE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA – SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR FÍSICA E QUÍMICA – EM UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BARREIRAS NO ESTADO DA BAHIA, NO QUAL FOI REALIZADO UM MINICURSO SOBRE A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. O MINICURSO TEVE POR OBJETIVO TRABALHAR ASPECTOS ESPECÍFICOS DO CORDEL BRASILEIRO, POR MEIO DO USO DE DIFERENTES CORDÉIS COM TEMAS VOLTADOS PARA A CIÊNCIA. ALÉM DISSO, BUSCAMOS IDENTIFICAR ELEMENTOS POTENCIALIZADORES DESSA ABORDAGEM NO PROCESSO EDUCACIONAL. ESTA ATIVIDADE FOI REALIZADA COM CERCA DE 20 ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, COM UMA CARGA HORÁRIA DE 9 HORAS. DIFERENTES PONTOS RELACIONADOS A ESSA FORMA DE POESIA POPULAR FORAM ABORDADOS, DESDE SUAS CURIOSIDADES ATÉ AS FORMAS DE ELABORAR UMA ESTROFE. AO FINAL DO MINICURSO, DESTACA-SE QUE MUITOS ESTUDANTES CONSEGUIRAM PRODUZIR SUAS PRÓPRIAS ESTROFES DE CORDEL, TODAS SOBRE ALGUMA TEMÁTICA RELACIONADA À CIÊNCIA, DEMONSTRANDO NÃO APENAS UM RELATIVO DOMÍNIO SOBRE DIFERENTES ESPECIFICIDADES DESSA FORMA DE POESIA POPULAR, COMO TAMBÉM UMA CAPACIDADE MUITO CRIATIVA DE ABORDAR UM CONTEÚDO CIENTÍFICO.