A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TEM SE CONSTITUÍDO AO LONGO DO TEMPO, COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NO ACOMPANHAMENTO DA QUALIDADE EDUCACIONAL SEJA ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E/OU DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. DENTRE AS REFERIDAS MODALIDADES AVALIATIVAS, A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE MODO ESPECÍFICO, SE CONFIGURA COMO INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O ACOMPANHAMENTO DA QUALIDADE EDUCACIONAL E PARA UMA EFETIVA GESTÃO DEMOCRÁTICA, AO OPORTUNIZAR UMA AUTÊNTICA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR. PARTINDO DESSA PRERROGATIVA O PRESENTE ESTUDO BUSCOU SABER: AS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ/MA REALIZAM A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, HÁ SISTEMATIZAÇÃO E REGULARIDADE E RECONHECEM A SUA IMPORTÂNCIA COMO MECANISMO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA? PARA CONHECER O NÍVEL DE APLICABILIDADE DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM IMPERATRIZ, DIAGNOSTICOU-SE A EXISTÊNCIA DE SUA PRÁTICA, COM DESTAQUE PARA OS INSTRUMENTOS E METODOLOGIAS ADOTADAS, IDENTIFICANDO E REFLETINDO SOBRE FATORES QUE IMPEDEM, LIMITAM OU QUE POTENCIALIZAM A SUA UTILIZAÇÃO PELAS ESCOLAS, O NÍVEL DE CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO PELOS GESTORES(AS) DOS INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO(2004), E/OU INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2006) E/OU INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO - RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA (2013). OS RESULTADOS DO ESTUDO SE CONSOLIDARAM A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM FORMULÁRIO ONLINE AOS GESTORES(AS) DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ/MA, QUE APESAR DE TER SIDO RESPONDIDO POR APENAS 17% DESTES, MUITO REVELOU SOBRE A REALIDADE DAS ESCOLAS PARTICIPANTES MEDIANTE A REALIZAÇÃO OU NÃO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.