ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE PESQUISA QUE INTEGRA A LINHA MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR, CUJO OBJETIVO É ANALISAR A PERMANÊNCIA DOS/AS ESTUDANTES NEGROS/AS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – IFMT CAMPUS CUIABÁ INGRESSANTES PELA AÇÃO AFIRMATIVA DE RECORTE ÉTNICO-RACIAL, NO PERÍODO DE 2017 A 2022. A LEI 12.711/2002 CONTRIBUI PARA O INGRESSO DE GRUPOS HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DO ACESSO A RECURSOS FINANCEIROS, MATERIAIS, SOCIAIS E SIMBÓLICOS NA ÁREA EDUCACIONAL, DEVIDO ÀS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADES SOCIOECONÔMICAS, BEM COMO DISCRIMINAÇÕES E PRECONCEITOS INDIVIDUAIS E CULTURAIS. O FOCO DESSE ESTUDO SEGUE UMA PERSPECTIVA DE ESTUDOS DECOLONIAIS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLICATIVA, DE NATUREZA QUALITATIVA, COM USO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADA, PARA O APROFUNDANDO DA REALIDADE ACERCA DOS ELEMENTOS QUE INTERFEREM NA PERMANÊNCIA DOS/AS ESTUDANTES, POSSIBILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO ESCOLAR E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DAS FALAS DOS/AS ENTREVISTADOS/AS. OS/AS PARTICIPANTES SERÃO: GESTORES (2), PROFESSORES (3), PROFISSIONAIS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL (3) E ESTUDANTES DE TRÊS CURSOS DO CAMPUS CUIABÁ: EDIFICAÇÕES (4), INFORMÁTICA (4) E SECRETARIADO (4), TANTO EGRESSOS COMO CURSANTES DO ÚLTIMO ANO. OS DADOS BIBLIOGRÁFICOS LEVANTADOS PROBLEMATIZAM SOBRE A DESIGUALDADE RACIAL, A DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E A EXCLUSÃO CULTURAL ENFRENTADA PELA POPULAÇÃO NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SINALIZAM A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES E DE ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS, QUE AMPLIEM NOVOS HORIZONTES SOBRE A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NOS PILARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.