A SITUAÇÃO VIVENCIADA NO MOMENTO ATUAL, NO QUAL AS ESCOLAS ESTÃO FECHADAS E É NECESSÁRIO OFERECER AO ALUNO O ENSINO REMOTO, LEVOU O TRABALHO DO PROFESSOR A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS NESTA MODALIDADE. O USO DA VIDEOCONFERÊNCIA VEM SENDO REALIZADO POR PROFESSORES E ATENDENDO A ESTA NECESSIDADE. PROGRAMAS COMO O MEET, ZOOM, SKYPE, ENTRE OUTROS VEM SENDO UTILIZADOS E POSSIBILITAM A INTERAÇÃO À DISTÂNCIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É OBTER A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO RECURSO, BEM COMO SABER SE ESTÃO UTILIZANDO E DE QUE MANEIRA. PARA ISTO ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS E APLICAMOS A PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO 92 PROFESSORES DE AMBOS OS SEXOS. OS RESULTADOS OBTIDOS SUGEREM QUE O RECURSO É VISTO PELOS PROFESSORES DE FORMA POSITIVA E QUE A MAIORIA UTILIZOU DURANTE A PANDEMIA. A MAIORIA DOS PROFESSORES ACREDITAM QUE O RECURSO TROUXE BONS RESULTADOS COM OS ALUNOS E QUE O MESMO PODERIA SER UTILIZADO COM ÊXITO JUNTO AOS MESMOS, PORÉM APONTAM SITUAÇÕES DESFAVORÁVEIS RELACIONADOS AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA ESCOLA. AINDA QUE SEJAM APONTADOS PROBLEMAS, A PESQUISA SUGERE BOAS POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO NA VISÃO DO PROFESSOR. PORÉM, A QUE SE CONSIDERAR QUE TAL ENVOLVIMENTO DO PROFESSOR COM O RECURSO SE DEU EM TEMPOS DE PANDEMIA E NÃO EM CONDIÇÕES NORMAIS DENTRO DA ESCOLA.