ESTEJA EM FASE DE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA OU PERMANENTE, O PROFESSOR PRECISA MANTER-SE EM CONSTANTE REFLEXÃO E CRÍTICA DE SUA PRÁTICA, CONFIGURANDO A AÇÃO DOCENTE, ACIMA DE TUDO, COMO UMA ATIVIDADE INTELECTUAL. PARA ISSO, É NECESSÁRIO ROMPER COM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE SE APRESENTAM NA ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DAS AULAS, SENDO QUE AS TEORIAS EPISTEMOLÓGICAS, AQUI DESTACANDO A PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD, SERVEM A ESSE FIM. GASTON BACHELARD, DEDICOU BOA PARTE DE SUA OBRA A REFLEXÕES SOBRE A CIÊNCIA E SUA COMPREENSÃO E FOI PIONEIRO AO PREOCUPAR-SE COM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO DA AÇÃO CIENTÍFICA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA SÍNTESE DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA DE BACHELARD E BUSCA RELACIONAR AS DISCUSSÕES SOBRE O NOVO ESPÍRITO CIENTÍFICO BACHELARDIANO COM QUESTÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA ISSO, SE PROPÔS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS RESULTADOS SERÃO OBTIDOS ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS OBRAS DE GASTON BACHELARD. SOB A ÓTICA DO ENSINO, PODE-SE DESTACAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DENTRO DA EPISTEMOLOGIA BACHELARDIANA. AO DESENVOLVER UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA, ELE DEFENDE A PSICOLOGIA DO ERRO, ROMPE COM O SENSO COMUM, MUDA A CULTURA EXPERIMENTAL, OPÕE-SE À CIÊNCIA BASEADA NA OPINIÃO, DISSERTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DIALÉTICAS E CONCEPÇÕES ABERTAS E PROPÕE COMO ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO, A PROPOSIÇÃO DE HIPÓTESES E A EXPERIMENTAÇÃO. ESPERA-SE QUE A DISCUSSÃO PROPOSTA AQUI CONTRIBUA NA CONCEPÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.