O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O ESTADO DA ARTE ACERCA DAS PESQUISAS SOBRE A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (CME) E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARA TANTO, BUSCOU MAPEAR OS TRABALHOS QUE DISCUTEM AS INTER-RELAÇÕES DOS CAMPOS DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO, NO COMPLEXO CONTEXTO POLÍTICO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI BASEADO NO ENFOQUE QUALITATIVO COM UTILIZAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DA PESQUISA DOCUMENTAL PARA A INVESTIGAÇÃO, PARTINDO DO EIXO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. NUMA DIMENSÃO MACRO, O ENFOQUE É DADO ÀS INTER-RELAÇÕES EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO E AO TERRITÓRIO ENQUANTO LÓCUS DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA QUE DISCUTE A ATUAÇÃO DO CME ATRELADA AO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, AINDA É INCIPIENTE. DESSA FORMA CABE AMPLIAR O ROL DE PESQUISAS QUE ANALISEM A REPERCUSSÃO DA ATUAÇÃO DO CME E DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.