A PESQUISA INTITULADA A PEDAGOGIA DO AFETO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FOI NORTEADA PELA QUESTÃO-PROBLEMA: COMO A PEDAGOGIA DO AFETO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? DIANTE DESSE QUESTIONAMENTO, BUSCOU-SE POR MEIO DA REVISÃO DA LITERATURA REFLETIR SOBRE O DESENVOLVIMENTO AFETIVO DA CRIANÇA NESSA FASE ESCOLAR, ATRAVÉS DE DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DAS CRIANÇAS RELACIONADAS AO USO DA PEDAGOGIA DO AFETO. ESSA PEDAGOGIA TEM A FUNÇÃO DE RELACIONAR OS PROFESSORES JUNTAMENTE COM SEUS ALUNOS, NUM CONVÍVIO DE AFETIVIDADE, EM QUE EXISTAM CARINHO E RESPEITO, DESENCADEANDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. PORTANTO, O AFETO TEM UM PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO, E ISSO FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA EM TODAS AS FASES DE APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ELE TORNA-SE UMA CONDIÇÃO NECESSÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS. AS ETAPAS ESTUDADAS NESSA PESQUISA NOS MOSTRARAM MUITAS CONQUISTAS DA CRIANÇA, ENTRE ELAS EVOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA FALA, DO RACIOCÍNIO LÓGICO E DO CONHECIMENTO DE MUNDO QUE DEPENDE DO MODO COMO AS INTERAÇÕES SOCIAIS ENVOLVENDO A CRIANÇA OCORREM. ENTRE OS TEÓRICOS USADOS NA PESQUISA ESTÃO: FREIRE, PIAGET E VIGOTSKY.