O TEXTO ADUZ ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA POR INTERMÉDIO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, EVIDENCIANDO REFLEXÕES SOBRE AS ATITUDES PRÓPRIAS, BEM COMO AS AÇÕES QUE ENCORAJAM E IMPULSIONAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA POSTURA AUTÔNOMA, COERENTE E SIGNIFICATIVA DO SENTIR-SE PROFESSOR. PORTANTO, EXPRESSAR COMO SE DÁ A CONSTITUIÇÃO DO SENTIR-SE PROFESSOR CONTRIBUI PARA QUE DIFERENTES ACADÊMICOS COMPREENDAM A PROFISSÃO PARA ALÉM DE UMA VISÃO ROMANTIZADA E REDUCIONISTA, DE MODO QUE A PRÁTICA DE NARRAR/CONTAR SOBRE SI DEVE SER RECORRENTE E INDICADA FRENTE AO DESAFIO DE FORMAR-SE E AUTOFORMAR-SE COTIDIANAMENTE. O TEXTO ESTÁ CONSTRUÍDO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM OS CONCEITOS DE IPSEIDADE, RESILIÊNCIA, AUTOFORMAÇÃO E PESQUISA-FORMAÇÃO – EXPERENCIADOS DURANTE A DISCIPLINA “CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA PARA A PESQUISA-FORMAÇÃO” DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO TECNOLÓGICO (PPGET/IFAM).