ESTA PESQUISA APRESENTA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA REALIZADA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, NO PERÍODO DE 2004 A 2018, TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR O QUE AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÃO ABORDANDO SOBRE O USO DOS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE). FORAM UTILIZADOS COMO DESCRITORES DE BUSCA OS TERMOS “ENADE”, “EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES” E “USO DOS RESULTADOS”, RESULTANDO EM 364 PESQUISAS, 97 TESES E 266 DISSERTAÇÕES, DELIMITANDO A ANÁLISE DE 04 DISSERTAÇÕES E 01 TESE, QUE ABORDARAM O USO. AS PESQUISAS SÃO REALIZADAS EM MAIOR PARTE POR PESQUISADORES DO SEXO FEMININO, EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, NA REGIÃO NORDESTE E CENTRO-OESTE, EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. OCORRE O USO DOS RESULTADOS EM CURSOS ISOLADOS, CENTROS ACADÊMICOS OU DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) NAS IES PÚBLICAS O ENADE NÃO CONSTA NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS, PRÁTICAS DE GESTÃO OU PEDAGÓGICAS. NAS IES DE ENSINO PRIVADO, QUE BUSCAM APRIMORAR OS SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO UTILIZANDO OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS, SÃO ATIVIDADES CERCADAS POR TENSÕES. O DESAFIO DA INCORPORAÇÃO DO ENADE DENTRO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, DO CURRÍCULO E NA TOMADA DE DECISÃO