NAS ?LTIMAS D?CADAS, A BUSCA POR UMA EDUCA??O INCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICI?NCIA INTELECTUAL VEM TOMANDO ESPA?O NOS DEBATES SOBRE INCLUS?O. NO PER?ODO DO ISOLAMENTO SOCIAL, A ESCOLA PRECISOU SE RESSIGNIFICAR BUSCANDO ESTRAT?GIAS QUE FAVORECESSE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA, DESTA FORMA, TENTAR MINIMIZAR A LACUNA NO CONTEXTO HIST?RICO VIVENCIADO. O PRESENTE ESTUDO VISA TRAZER A??ES NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA INTELECTUAL NO CENTRO DE APOIO ESPECIALIZADO ? EDUCA??O PROFISSIONAL FAVO DE MEL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, POR MEIO DE UM PROTOCOLO CRIADO PARA APLICA??O DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO. NA APLICA??O DO PEI, NO PER?ODO DE ABRIL A JULHO DE 2021, PROCUROU-SE TRABALHAR AS APTID?ES DE CADA ALUNO ATRAV?S DE DIFERENTES PR?TICAS PEDAG?GICAS NA MODALIDADE REMOTA COM O PROP?SITO DE DESENVOLVER HABILIDADES E COMPET?NCIAS FAZENDO-SE USO DE V?RIAS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS (COMPUTADOR, CELULAR, WHATHSAPP, MEET, JAMBOURD, POWER POINT, WORD, CHAT). COMO RESULTADO, TANTO PROFESSORES QUE APLICARAM O PROTOCOLO, COMO ESTUDANTES, ADQUIRIRAM CONHECIMENTOS. OS ALUNOS DESENVOLVERAM HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA, MATEM?TICA E ALFABETIZA??O DIGITAL QUE PUDERAM USAR EM SEUS CONTEXTOS ACAD?MICO E LABORAL POSSIBILITANDO ASSIM MAIOR INCLUS?O SOCIAL, ENTRETANTO, AINDA EST? LONGE DO DESEJADO, PORQUE NA PR?TICA S?O AINDA NECESS?RIOS MAIORES INVESTIMENTOS EM POL?TICAS P?BLICAS VOLTADAS PARA ACESSIBILIDADE DESSES SUJEITOS ?S TECNOLOGIAS MAIS EFICIENTES E ABRANGENTES. DESTACA-SE, QUE MESMO O PEI SENDO REALIZADO REMOTAMENTE, O OBJETIVO FOI ALCAN?ADO NESTE MOMENTO, E H? NECESSIDADE DE PESQUISAS E A??ES VOLTADAS A AMPLIAR A POSSIBILIDADE DE PARTICIPA??O DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE.