ESTE ARTIGO ABORDA O CONCEITO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO CAMPO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR E O SEU LUGAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL, SENDO ENFATIZADA SUA IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA DA INCLUSÃO ESCOLAR. TRATA-SE DE UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS, EM FASE DE CONCLUSÃO, INTITULADO “A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL”. OPTAMOS PELA TIPOLOGIA DA ABORDAGEM QUALITATIVA COM CARÁTER EXPLORATÓRIO E PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO. O AMBIENTE ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DEVE FAZER USO DAS TA DE FORMA PROMISSORA, OU SEJA, QUANDO A SUA APROPRIAÇÃO PROMOVE UM AMBIENTE DE CONHECIMENTO E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES – PCD – E SUAS APRENDIZAGENS COM SIGNIFICADOS. EM SÍNTESE, É CONDIÇÃO PARA A PROMOÇÃO DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS O CONHECIMENTO BASE SOBRE ESSE REFERIDO CAMPO INTERDISCIPLINAR E COM A COMPETÊNCIA DE FORTALECIMENTO DAS AÇÕES COLABORATIVAS ENTRE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS E ESPECÍFICOS DE ÁREA, EM PLENA ARTICULAÇÃO COM A GESTÃO ESCOLAR E A FAMÍLIA.