ESTE ESTUDO VISA TRAZER DISCUSSÕES RELATIVAS AO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. PARA TANTO, TEM COMO ALICERCE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE. NESSA PERSPECTIVA, UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, QUE DO PONTO DE VISTA DOS SEUS OBJETIVOS SE CONSTITUI COMO EXPLORATÓRIA. POSSUI PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO E A UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO. A LEITURA E A ESCRITA OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE NO CONVÍVIO EM SOCIEDADE, E NESSE SENTIDO, É POSSÍVEL DEPREENDER QUE LER E ESCREVER VAI MUITO ALÉM DE CODIFICAR E DECODIFICAR, DE UNIR FONEMAS E GRAFEMAS. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE INCLUAM O USO SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA, SE CONFIGURAM COMO IMPORTANTES ESTRATÉGIAS NA POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM.