Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DIDÁTICO POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PLANEJAMENTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81641
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3047
    "inscrito_id" => 9521
    "titulo" => "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DIDÁTICO POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR SE OS PROFESSORES POSSUEM CONHECIMENTOS REFERENTES A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO A PARTIR DA METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E COMO ESTA METODOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DE NATUREZA QUALITATIVA, A PESQUISA ASSUME ALGUNS PRINCÍPIOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO E FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL, CUJOS SUJEITOS FORAM PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE 1º AO 5º ANO. O ESTUDO DESENVOLVEU-SE COM BASE NOS APORTES TEÓRICOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), IMBERNÓN (2009), KOBASHIGWA ET AL. (2008), LIBÂNEO (2017), MENEGOLLA E SANT’ANNA (2014), VASCONCELLOS (2006), ENTRE OUTROS. A PRODUÇÃO DE DADOS OCORREREU POR MEIO DO GRUPO FOCAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS PROFESSORES JÁ POSSUÍAM CONHECIMENTOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALGUNS JÁ HAVIAM INCLUSIVE TRABALHADO COM ESTA METODOLOGIA EM SUAS AULAS, PORÉM, CABE DESTACAR QUE ESSAS SD NÃO ERAM ELABORADAS PELOS DOCENTES, MAS RETIRADAS DE SITES DA INTERNET. A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO GRUPO FOCAL PERMITIU-LHES AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS REFERENTES A ORGANIZAÇÃO DE UMA SD. ACREDITA-SE QUE O PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO COM O USO DESTA METODOLOGIA, MOSTRA-SE RELEVANTE PARA A PRÁTICA DOCENTE AO POSSIBILITAR A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES EM TORNO DE UM TEMA OU CONTEÚDO. ALÉM DISSO, PROPORCIONA AO ALUNO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, ORGANIZADA, INTERDISCIPLINAR E REFLEXIVA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEU CONHECIMENTO PRÉVIO. EM OUTRAS PALAVRAS, FAZ COM QUE O ALUNO CONTEXTUALIZE O QUE ESTÁ SENDO ENSINADO, ESTABELECENDO UM DIÁLOGO COM VÁRIOS CAMPOS DE CONHECIMENTO E O SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PLANEJAMENTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID9521_05112021225139.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA GOMES"
    "autor_email" => "prisgomes18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81641
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3047
    "inscrito_id" => 9521
    "titulo" => "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DIDÁTICO POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR SE OS PROFESSORES POSSUEM CONHECIMENTOS REFERENTES A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO A PARTIR DA METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E COMO ESTA METODOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DE NATUREZA QUALITATIVA, A PESQUISA ASSUME ALGUNS PRINCÍPIOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO E FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL, CUJOS SUJEITOS FORAM PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE 1º AO 5º ANO. O ESTUDO DESENVOLVEU-SE COM BASE NOS APORTES TEÓRICOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), IMBERNÓN (2009), KOBASHIGWA ET AL. (2008), LIBÂNEO (2017), MENEGOLLA E SANT’ANNA (2014), VASCONCELLOS (2006), ENTRE OUTROS. A PRODUÇÃO DE DADOS OCORREREU POR MEIO DO GRUPO FOCAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS PROFESSORES JÁ POSSUÍAM CONHECIMENTOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALGUNS JÁ HAVIAM INCLUSIVE TRABALHADO COM ESTA METODOLOGIA EM SUAS AULAS, PORÉM, CABE DESTACAR QUE ESSAS SD NÃO ERAM ELABORADAS PELOS DOCENTES, MAS RETIRADAS DE SITES DA INTERNET. A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO GRUPO FOCAL PERMITIU-LHES AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS REFERENTES A ORGANIZAÇÃO DE UMA SD. ACREDITA-SE QUE O PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO COM O USO DESTA METODOLOGIA, MOSTRA-SE RELEVANTE PARA A PRÁTICA DOCENTE AO POSSIBILITAR A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES EM TORNO DE UM TEMA OU CONTEÚDO. ALÉM DISSO, PROPORCIONA AO ALUNO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, ORGANIZADA, INTERDISCIPLINAR E REFLEXIVA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEU CONHECIMENTO PRÉVIO. EM OUTRAS PALAVRAS, FAZ COM QUE O ALUNO CONTEXTUALIZE O QUE ESTÁ SENDO ENSINADO, ESTABELECENDO UM DIÁLOGO COM VÁRIOS CAMPOS DE CONHECIMENTO E O SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PLANEJAMENTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID9521_05112021225139.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA GOMES"
    "autor_email" => "prisgomes18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR SE OS PROFESSORES POSSUEM CONHECIMENTOS REFERENTES A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO A PARTIR DA METODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E COMO ESTA METODOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DE NATUREZA QUALITATIVA, A PESQUISA ASSUME ALGUNS PRINCÍPIOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO E FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL, CUJOS SUJEITOS FORAM PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE 1º AO 5º ANO. O ESTUDO DESENVOLVEU-SE COM BASE NOS APORTES TEÓRICOS DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), IMBERNÓN (2009), KOBASHIGWA ET AL. (2008), LIBÂNEO (2017), MENEGOLLA E SANT’ANNA (2014), VASCONCELLOS (2006), ENTRE OUTROS. A PRODUÇÃO DE DADOS OCORREREU POR MEIO DO GRUPO FOCAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS PROFESSORES JÁ POSSUÍAM CONHECIMENTOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALGUNS JÁ HAVIAM INCLUSIVE TRABALHADO COM ESTA METODOLOGIA EM SUAS AULAS, PORÉM, CABE DESTACAR QUE ESSAS SD NÃO ERAM ELABORADAS PELOS DOCENTES, MAS RETIRADAS DE SITES DA INTERNET. A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO GRUPO FOCAL PERMITIU-LHES AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS REFERENTES A ORGANIZAÇÃO DE UMA SD. ACREDITA-SE QUE O PLANEJAMENTO DO PROCESSO DIDÁTICO COM O USO DESTA METODOLOGIA, MOSTRA-SE RELEVANTE PARA A PRÁTICA DOCENTE AO POSSIBILITAR A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES EM TORNO DE UM TEMA OU CONTEÚDO. ALÉM DISSO, PROPORCIONA AO ALUNO UMA APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA, ORGANIZADA, INTERDISCIPLINAR E REFLEXIVA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SEU CONHECIMENTO PRÉVIO. EM OUTRAS PALAVRAS, FAZ COM QUE O ALUNO CONTEXTUALIZE O QUE ESTÁ SENDO ENSINADO, ESTABELECENDO UM DIÁLOGO COM VÁRIOS CAMPOS DE CONHECIMENTO E O SEU COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.