ESTE ARTIGO OBJETIVA SOCIALIZAR ACHADOS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO REALIZADA A PARTIR DA COLABORAÇÃO DE CINCO PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MARICÁ AO NARRAREM SUAS EXPERIÊNCIAS DE INSERÇÃO E SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE QUANDO INICIANTES. O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA, COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DE JOSSO, TEM COMO CERNE A TRANSFORMAÇÃO DO SUJEITO MEDIANTE TOMADA DE DECISÃO A PARTIR DA REFLEXIVIDADE. APOSTAMOS NAS NARRATIVAS POR CONSTITUÍREM UMA RELAÇÃO AFETIVA COM A FORMAÇÃO, AO NARRAR SUAS HISTÓRIAS, OS PARTICIPANTES DEIXARAM EMERGIR O QUE OS CONSTITUIU PROFESSORES, POSSIBILITANDO REPENSAR SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO, REFLETIR SOBRE PRÁTICAS EM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO. A TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA FOI A ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA ANÁLISE DAS NARRATIVAS. AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO FORAM REFLETIR E COMPREENDER PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES, A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E A APARIÇÃO DO SER-SUJEITO DE FORMAÇÃO EM SEUS DIVERSOS REGISTROS, PSICOSSOMÁTICOS, SOCIOLÓGICOS, EMOCIONAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS.