ESTA PESQUISA BUSCOU REFLETIR E ANALISAR AS CONDIÇÕES QUE ENVOLVEM O TRABALHO DOCENTE NA ATUALIDADE, ATRAVÉS DAS CONTRADIÇÕES IMANENTES CIRCUNSCRITAS NA LÓGICA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM RELAÇÃO A PANDEMIA DE COVID-19. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, (MELO E TOMAS, 2020). QUANTO A ESCOLHA METODOLOGIA OPTAMOS PELA PESQUISA AÇÃO E, COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (MINAYO, 2013). POR MEIO DA LEITURA, REFLEXÃO E ANÁLISE DOS TEXTOS ESTUDADOS, A PESQUISA APONTOU QUE A “PRECARIEDADE” DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE, ALIADO A SOBRECARGA DE TRABALHO ATRAVÉS DE UMA LÓGICA DE CONTROLE SISTÊMICO, POR MEIO DO PREENCHIMENTO DE DIVERSOS FORMULÁRIOS E RELATÓRIOS PODEM IMPLICAR NA SOBREPOSIÇÃO DO MÉTODO, EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE E DO CONTEÚDO CURRICULAR, DE FORMA A ATENDER AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNAS.