NESTE TRABALHO, OBJETIVAMOS ANALISAR CRITICAMENTE A RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS GESTORAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS PARA ATENDER OS ALUNOS DA EJA, TENDO COMO BASE UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E QUALITATIVO. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS A ESSA MODALIDADE DE ENSINO, A QUAL É TÃO IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA AS PESSOAS QUE NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORMA REGULAR. UTILIZAMOS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA A PESQUISA ATRAVÉS DE EMBASAMENTO TEÓRICO, ONDE ANALISAMOS E INTERPRETAMOS AS FALAS DOS AUTORES, BUSCANDO COMPREENDER A REALIDADE DO PÚBLICO ALVO DA EJA, QUE POR DIVERSOS MOTIVOS PRECISAM INTERROMPER SEUS ESTUDOS E INGRESSAR NESSA MODALIDADE PARA CONCLUÍ-LOS, NORMALMENTE FORA DA FAIXA ETÁRIA DETERMINADA. DESTA FORMA, TOMAMOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, OS PENSAMENTOS DE DELMONICO (2018), BORGES (2009), PAIS (2006), OLIVEIRA (2012), ENTRE OUTROS AUTORES OS QUAIS DISCUTEM A TEMÁTICA ABORDADA. ASSIM SENDO, PODEMOS ASSEGURAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE, JÁ QUE ENQUANTO EDUCADORES DEVEMOS PROPICIAR A APRENDIZAGEM A QUALQUER CIDADÃO QUE DELA QUEIRA USUFRUIR, BUSCANDO FACILITAR O SEU ACESSO AS AULAS E INCENTIVÁ-LOS A CONTINUAREM E CONCLUÍREM A EDUCAÇÃO BÁSICA, PARA ASSIM TEREM UMA VIDA COM MAIS POSSIBILIDADES DE MELHORIAS.