NESTE ESTUDO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A INSERÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI INVESTIGAR COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS ESTÃO SENDO INSERIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA REALIZAR A ANÁLISE DOCUMENTAL, FOI FEITO INICIALMENTE UMA BUSCA POR ARTIGOS EM PERIÓDICOS QUALIS A1 E A2. DEVIDO À PEQUENA QUANTIDADE DE ARTIGOS ENCONTRADOS, A PESQUISA FOI ESTENDIDA PARA AS PLATAFORMAS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS CAPES. A BUSCA SE DEU A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUÍMICA E A ASSOCIAÇÃO DOS TERMOS. ENCONTRAMOS NA LITERATURA UMA QUANTIDADE POUCO EXPRESSIVA DE PESQUISAS ENVOLVENDO METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE QUÍMICA. DIANTE DISSO, RESSALTAMOS A PERTINÊNCIA DE DESENVOLVER PESQUISAS E AÇÕES RELACIONADAS À ABORDAGEM DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, DE FORMA A CONTRIBUIR COM A PRÁXIS DOS DOCENTES.