AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) VÊM CRESCENDO EXPONENCIALMENTE E AUXILIANDO O DESENVOLVIMENTO DE MAIS AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE MEIO, AS MÍDIAS DIGITAIS E OS DEMAIS RECURSOS METODOLÓGICOS ESTÃO OFERECENDO NOVAS PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO EM TODO MUNDO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA PARA O COMBATE ÀS FAKE NEWS. POSSUI UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA QUE CONSISTE EM ANALISAR OS DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DOS INSIGHTS DA CONTA @VULCOESEVIAGENS VINCULADAS AO INSTAGRAM E TWITTER, DO PROJETO DE EXTENSÃO “INTRODUÇÃO À VULCANOLOGIA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS” ATRAVÉS DO EXEMPLO DA PUBLICAÇÃO REFERENTE A ERUPÇÃO DO VULCÃO CUMBRE VIEJA COM POSSIBILIDADE DE GERAR TSUNAMI NO
BRASIL. LEVAR INFORMAÇÕES VERÍDICAS NAS REDES SOCIAIS SOBRE UMA TEMÁTICA QUE AMEDRONTAVA A POPULAÇÃO GEROU UM AUMENTO EXPRESSIVO NO ENGAJAMENTO RECEBIDO NAS REDES SOCIAIS DO PROJETO, E EM CONSEQUÊNCIA DISSO, HOUVERAM INÚMEROS COMENTÁRIOS POSITIVOS ALÉM DE CONVITES PARA LIVES NO
INSTAGRAM, MATÉRIAS EM JORNAIS ONLINE E JORNAIS DA TV ABERTA EM PERNAMBUCO. AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS DESTE MODO FORAM DE GRANDE VALIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, DEMONSTRANDO QUE ESTE PROCESSO É CONTÍNUO E SEMPRE INOVADOR, PODENDO SEMPRE SER REINVENTADO.